José Antonio Torres: ‘Corpo e espírito’


Imagem gerada por IA do bin – 20 de janeiro de 2026, às 08:25 PM
Sigo em minha estrada superando desafios.
Os obstáculos são imensos, mas não superam a determinação que possuo.
As lutas são ferrenhas neste campo de batalha que é a vida.
Rasgam as minhas entranhas e dilaceram o meu corpo.
Ainda assim, não conseguem abater meu espírito.
A minha determinação suplanta meus ferimentos.
Minha força vem da luz maior que me conduz, iluminando e fortalecendo a minha fé.
Embora meu corpo sofra as consequências das batalhas, meu espírito segue radiante e revigorado para novas disputas.
Meu corpo sente o cansaço e o peso do tempo.
Sinto minhas energias esvaindo-se lentamente…
Processa-se um efeito contrário em meu espírito.
Quanto mais me aproximo do fim, mais se expande a consciência de que estou indo ao encontro da verdadeira VIDA!
José Antonio Torres
- A transformação - 4 de março de 2026
- O crítico - 18 de fevereiro de 2026
- Escolhas - 4 de fevereiro de 2026
Natural do Rio de Janeiro (RJ), é poeta, escritor e militar do Exército – reformado. Autor dos livros Um Mergulho na Alma – Reflexões e Divagações e Casulo & Borboleta. Coautor em diversas Antologias, dentre as quais: Antologia Vivências: Viver é Adaptar-se – Editora Conejo e Antologia Primavera, lançada pela Academia de Letras e Artes pela Paz – ABLAP. Membro de várias Academias de Letras, dentre as quais, Federação Brasileira das Ciências, Letras e Artes – FEBACLA; Academia Hispano-Brasileña de Ciências, Letras y Artes – AHBLA; Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Agraciado com dois Títulos Doutor Honoris Causa em literatura, um pela FEBACLA e outro pela AHBLA. Agraciado com o Título Embaixador Cultural da Paz; Embaixador Cultural Brasil África; Grande Prêmio Internacional de Literatura Luís de Camões; Prêmio Personalidade nos anos de 2022 e 2023 pela Editora Mágico de Oz, além de outros.


Esse texto inspirador nos a resiliência que necessitamos para superar as dificuldades da vida, que afinal de contas são necessárias ao nosso crescimento espiritual, infelizmente muitos tobam pelo caminho. Parabéns meu amigo.
Luiz Antônio, muito obrigado pelo carinho.
Você tem razão. A caminhada é árdua e muitos sucumbem ao esforço. Ocorre que, em algum momento, esse caminho precisará ser retomado para a nossa depuração. Todos conseguiremos. Uns levarão mais tempo que outros.
Um forte abraço de luz.
É o testemunho da nossa caminhada, das dificuldades e o que nos é imposto, o preço da determinação. Sigamos sempre em frente apesar das dificuldades do caminho e chegaremos à glória.
Evandro, muito obrigado pelo carinho.
Assim é, meu amigo. Seguir sempre, apesar das dificuldades.
Um forte abraço de luz.
Amigo José Antonio, mais uma vez, vc nos surpreende com seus textos maravilhosos. Parabéns por esse excelente e verdadeiro trabalho literário! Deus te abençoe amigo! Sucesso sempre, é o que te desejo! 🙏👏👏👏👏🥰😘❤️
Anunciada, muito obrigado pelo carinho e por tuas palavras tão carinhosas.
Um beijo de luz no teu coração.
Um texto forte e necessário. Nos lembra que a verdadeira vitória não está na ausência de cicatrizes, mas na luz que brilha apesar delas. Essa conexão com a ‘Luz Maior’ é o que realmente nos sustenta. Que sua fé continue sendo seu escudo e seu guia nessa jornada linda! Sucesso, Zé ✨
Carol, muito obrigado pelo carinho e por tuas palavras tão gentis.
Você está com toda razão. É exatamente assim.
Estava sentindo falta dos teus comentários.
Um beijo de luz no teu coração.
Belíssimo texto, fala conosco. Um síntese da vida, pesada para alguns e leve para outros, entretanto cada um tem suas barreiras para serem ultrapassadas com fé no SENHOR DEUS, perseverança e forças físicas, emocionais e espirituais. Parabéns!!!! 👏👏👏
Maurício, muito obrigado pelo carinho e por tuas palavras.
Assim é.
Um forte abraço de luz.
Vc é luz,esse poema é maravilhoso como tds que vc escreve.Continues assim com essa inspiração e dom.Mais sucesso.Deus abençoe infinitamente.
Teresa, muito obrigado pelo carinho e por tuas palavras tão gentis.
Um beijo de luz no teu coração.
Parabéns nobre poeta por nos presentear mais uma belíssima obra literária. Descreveste com maestria essa jornada da vida com os percalços que nosso talhe padece mas que resplandece nossa índole no término da nossa travessia. Abraço.
Salvador, muito obrigado pelo carinho e por tuas gentis palavras.
Um forte abraço de luz.
Lindo poema. Vc mostrou muito bem que a força espiritual ajuda o ser humano a ultrapassar os obstáculos da vida, obstáculos que o nosso corpo nao consegue ultrapassar sozinho, só com a fé. Parabéns
Luciana, muito obrigado pelo carinho.
Assim é.
Um beijo de luz no teu coração.
Assim caminha todos os seres! Poema que nos faz refletir bastante.
Marcus, muito obrigado pelo carinho.
Assim é.
Um forte abraço de luz.
Parabéns amigo pelo sentimento e pela profundidade desse belo texto!!Show!!🌺
Sérgio, muito obrigado pelo carinho e por tuas palavras tão gentis.
Um forte abraço de luz.
Mais uma lição de vida, fé e perseverança removem montanhas, obstáculos mesmo carregando um fardo pesado.
Parabéns por mais uma obra prima de motivação para o nosso dia a dia.
Angelo Britto, muito obrigado pelo carinho e por tuas palavras tão gentis.
Um forte abraço de luz.
Meu amigo, o carvalho é “Madeira de lei”, enverga mas não quebra. Grande abraço, saúde e sucesso.
Leila Lage, muito obrigado pelo carinho.
Um beijo de luz no teu coração.
Mais um poema lindo e interessante
Parabéns amigo poeta
Beijos
Loracy, muito obrigado pelo carinho.
Um beijo de luz no teu coração.
Fizestes uma colocação sobre o limiar entre a vida e a morte, que eu jamais vislumbraria.
Perfeito!
Regina, muito obrigado pelo carinho e por tuas palavras tão gentis.
Um beijo de luz no teu coração.