A Prefeitura de Itapetininga irá realizar, de 4 a 10 de junho, a Semana do Meio Ambiente
Estão programados plantio e doação de mudas, oficina de reaproveitamento de resíduos sólidos, coleta de óleo de cozinha, palestra sobre a posse responsável de cães e gatos e montagem de lixeiras ecológicas. O evento tem o papel de envolver a população na reflexão sobre a realidade ambiental, explica a prefeita Simone Marquetto.
Já no dia 4, as atividades serão inseridas no “Domingo do Parque”, que acontece na Praça Três Poderes, Jardim Marabá, ao lado do Mirante. Em parceria com o Projeto Ecomaná, os moradores poderão levar para o local óleo de cozinha para descarte. Os técnicos do meio ambiente alertam que esse material não pode ter como destino pias e ralos porque impacta negativamente o encanamento da sua casa e polui a água, além de contribuir para morte de seres vivos.
Ainda no “Domingo no Parque”, será feita a oficina de Reaproveitamento de Resíduos Sólidos. Nesta dia, os participantes poderão desenvolver brinquedos, utilidades domésticas entre outros objetos. A equipe do Departamento de Controle de Zoonoses estará presente também com informações sobre a Guarda Responsável de Cães e Gatos. O Grupo de Escoteiros Ibiraci apresentará trabalhos sobre a relação do homem com a natureza e haverá doação de mudas Nativas.
Já na segunda-feira, dia 5, data que se comemora o Dia Internacional do Meio Ambiente, o evento ocorrerá no Recinto de Exposição Acácio de Moraes Terra, entre 8h30 e 11h. O evento, em parceria com o Sindicato Rural de Itapetininga, o Sistema Faesp – Senar, terá: Caminhada Ecológica no Circuito do Recinto de Exposição; Demonstração prática de irrigação por gotejamento com uso de garrafa pet; Coleta de terra para análise de solo.
Na sequência, ainda na segunda-feira, será realizado no Centro Cultural e Histórico de Itapetininga “Brasílio Ayres de Aguirre” a 17ª Expo Eco de Itapetininga. No evento, os estudantes da Etec “Darcy Pereira de Moraes” irão apresentar o trabalho sobre Crimes Ambientais. Estão programadas palestras, mostras e estudos pelos Instituto Florestal, Guarda Civil Municipal e Mineradora Romainha.
Na terça-feira, dia 6, as atividades se concentrarão na Lagoa Regina Freire, na Estância Conceição. Os alunos da EMEF “Maria Aparecida Brisolla Franci”, da Chapadinha, confeccionarão pinturas nos pneus descartados para montagem de lixeiras ecológicas que serão fixados no entorno da lagoa. Também haverá plantio de mudas nativas no local, de acordo com o projeto de arborização. A escola apresentará suas atividades pedagógicas de maneira prática e lúdica
Entre os dia 7 e 9, serão desenvolvidas atividades em algumas escolas municipais. Já no sábado, dia 10, haverá plantio de mudas nativas em área degradada às margens do Rio Itapetininga.
- Como o jornalista Helio Rubens vê as coisas - 9 de janeiro de 2024
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 27 de dezembro de 2023
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 22 de dezembro de 2023
É fundador e um dos editores do Jornal Cultural ROL e do Internet Jornal. Foi presidente do IHGGI – Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga por três anos. fundou o MIS – Museu da Imagem e do Som de Itapetininga, do qual é seu secretário até hoje, do INICS – Instituto Nossa Itapetininga Cidade Sustentável e do Instituto Julio Prestes. Atualmente é conselheiro da AIL – Academia Itapetiningana de Letras.