setembro 19, 2024
Editora Cubile lança livro sobre a história de Sorocaba
Exposição de Artes Janelas do Brasil
Homenagem ao concurso Miss Brasil
O luar e o amor
Aldravia (3)
Em toda estação há solidão
Penso em ti e logo te quero
Últimas Notícias
Editora Cubile lança livro sobre a história de Sorocaba Exposição de Artes Janelas do Brasil Homenagem ao concurso Miss Brasil O luar e o amor Aldravia (3) Em toda estação há solidão Penso em ti e logo te quero

Célio Pezza ´Crônica # 362  'Pós-graduação em “esquerdas”'

Célio Pezza ´Crônica # 362  ‘Pós-graduação em “esquerdas”’

 

Quando pensamos em cursos de pós-graduação, visualizamos cursos tradicionais, voltados às áreas de interesse em Ciências Exatas ou Humanas, mas nunca imaginaríamos ver um curso de pós-graduação em ideologias de esquerda no Brasil. Pois bem, é exatamente o que acontece atualmente na cidade de Chapecó-SC, onde o PT acaba de iniciar um curso de Pós-Graduação intitulado “A Esquerda no Século XXI”. Parece brincadeira, mas é verdade. Esse curso foi idealizado pelo deputado federal Pedro Uczai-PT, em parceria com a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), o Instituto petista Dom José Gomes e a fundação também petista Perseu Abramo (FPA). Entre seus professores, estão Dilma Rousseff-PT e Olívio Dutra-PT falando sobre Partidos Políticos e a Esquerda Brasileira, Jeann Wyllys-PSOL e Jandira Feghali-PCdoB falando sobre Experiências Socialistas, João Pedro Stédile-PT (coordenador do Movimento Sem Terra) e Guilherme Boulos-PT (coordenador do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) falando sobre Movimentos Sociais do campo e urbanos e a esquerda no Brasil, Leonardo Boff, falando sobre a agenda ambiental da esquerda brasileira, João Felício-PT-CUT, falando sobre a luta de classes, o movimento sindical e a esquerda na América Latina, Emir Sader-PT , professor de orientação marxista, falando sobre a luta socialista e teoria revolucionária e outras preciosidades da nossa classe política esquerdista.

A palestra aberta inaugural foi dada em 04 de agosto de 2017, pelo ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad-PT, onde defendeu a construção de um pacto para barrar a “vitória do golpe” em 2018. Dilma Rousseff falou em 01 de setembro de 2017 para uma plateia também aberta, sobre seu impeachment. No dia seguinte, deu sua aula exclusivamente para os 58 alunos matriculados no curso. Cada aluno pagará R$ 7.200,00 para assistir essas aulas de esquerdismo. Consultado sobre esse curso, o MEC alegou que por tratar-se de um curso “latu-senso” (curso de curta duração, de 360 horas), não está sujeito a autorização pelo MEC. Esses cursos podem ser criados por ato próprio das instituições de ensino superior e o financiamento pode ser oriundo de diversas fontes, como por exemplo, cobrança dos inscritos, contratação por instituições públicas ou privadas e outras. Em outras palavras, para o MEC, não interessa de onde vem o dinheiro para custear essa “pós-graduação” ou “graduação em esquerdas”. Apesar de não constar da agenda, podemos imaginar que, talvez, os melhores alunos possam ser agraciados com uma viagem para especialização em Cuba, Venezuela ou até na Coréia do Norte, para verem de perto como funciona uma democracia de esquerda.

 

 

Célio Pezza   escritor@celiopezza.com

Setembro, 2017

Helio Rubens
Últimos posts por Helio Rubens (exibir todos)
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Pular para o conteúdo