novembro 22, 2024
Organização, gestão do lar e mesa posta
Cansaço
A força dos ipês: mais que uma reparação
O reconhecimento que não alimenta professores…
Conversa de bêbados
Membrana, de Maurício Limeira
Vernissage de exposição artística
Últimas Notícias
Organização, gestão do lar e mesa posta Cansaço A força dos ipês: mais que uma reparação O reconhecimento que não alimenta professores… Conversa de bêbados Membrana, de Maurício Limeira Vernissage de exposição artística

Cine Clube de Itapetininga vai apresentar gratuitamente o filme 'Tapete Vermelho'

image_pdfimage_print

O evento é realizado pelo Instituto Julio Prestes em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

mazzaropiA apresentação será no dia 18 de agosto, terça-feira, às 19h30, no ‘Cine Janelas’ (anexo ao Posto de Saúde Dr. Genefredo Monteiro), à Praça 9 de Julho, 518, centro, com entrada franca. Após a exibição haverá debates e sorteio de livro .

Segundo o organizador da mostra, Angelo Ricccheti, a escolha do filme ‘Tapete Vermelho’, de Luiz Alberto Pereira, está relacionada com a Semana do Folclore.

A indicação foi feita pelo ex-secretário da Cultura Bob Vieira e se trata de uma homenagem ao cineasta Mazzaropi.

“Neste filme, Quinzinho, ao pretender levar o filho ao cinema e apresentar seu grande ídolo, Mazzaropi, proporciona uma viagem que parte do mundo rural, do mundo caipira, ao mundo urbano, demonstrando os contrastes entre os dois espaços”, esclarece o coordenador.

A temática do moderno e do arcaico, bem como do rural e do urbano, encontra no filme uma representação bem-humorada através das aventuras do personagem Quinzinho (Matheus Nachtergaele) em busca de um cinema que ainda passe um filme de Amâncio Mazzaropi para que seu filho possa conhecê-lo.

O mundo caipira foi retratado no cinema brasileiro principalmente pelo ator/diretor/produtor Amácio Mazzaropi (1912-1981) durante as décadas intermediárias do século XX. Através de seu personagem Jeca Tatu, inspirado na criação literária utilizada por Monteiro Lobato para retratar pejorativamente o caipira paulista, Mazzaropi levou ao cinema o modo de vida dessa figura social, o caipira, alcançando enorme sucesso com seus 36 filmes.

Helio Rubens
Últimos posts por Helio Rubens (exibir todos)
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Pular para o conteúdo