O evento é realizado pelo Instituto Julio Prestes em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
A apresentação será no dia 18 de agosto, terça-feira, às 19h30, no ‘Cine Janelas’ (anexo ao Posto de Saúde Dr. Genefredo Monteiro), à Praça 9 de Julho, 518, centro, com entrada franca. Após a exibição haverá debates e sorteio de livro .
Segundo o organizador da mostra, Angelo Ricccheti, a escolha do filme ‘Tapete Vermelho’, de Luiz Alberto Pereira, está relacionada com a Semana do Folclore.
A indicação foi feita pelo ex-secretário da Cultura Bob Vieira e se trata de uma homenagem ao cineasta Mazzaropi.
“Neste filme, Quinzinho, ao pretender levar o filho ao cinema e apresentar seu grande ídolo, Mazzaropi, proporciona uma viagem que parte do mundo rural, do mundo caipira, ao mundo urbano, demonstrando os contrastes entre os dois espaços”, esclarece o coordenador.
A temática do moderno e do arcaico, bem como do rural e do urbano, encontra no filme uma representação bem-humorada através das aventuras do personagem Quinzinho (Matheus Nachtergaele) em busca de um cinema que ainda passe um filme de Amâncio Mazzaropi para que seu filho possa conhecê-lo.
O mundo caipira foi retratado no cinema brasileiro principalmente pelo ator/diretor/produtor Amácio Mazzaropi (1912-1981) durante as décadas intermediárias do século XX. Através de seu personagem Jeca Tatu, inspirado na criação literária utilizada por Monteiro Lobato para retratar pejorativamente o caipira paulista, Mazzaropi levou ao cinema o modo de vida dessa figura social, o caipira, alcançando enorme sucesso com seus 36 filmes.
- Como o jornalista Helio Rubens vê as coisas - 9 de janeiro de 2024
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 27 de dezembro de 2023
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 22 de dezembro de 2023
É fundador e um dos editores do Jornal Cultural ROL e do Internet Jornal. Foi presidente do IHGGI – Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga por três anos. fundou o MIS – Museu da Imagem e do Som de Itapetininga, do qual é seu secretário até hoje, do INICS – Instituto Nossa Itapetininga Cidade Sustentável e do Instituto Julio Prestes. Atualmente é conselheiro da AIL – Academia Itapetiningana de Letras.