setembro 21, 2024
De Luanda (Angola) para o Jornal ROL, Fidel Fernando!
Saudosismo daquelas gentes e pássaros
Primaveril
Educação para a cultura da responsabilidade
Vai-se o anel ficam os dedos
Calma
O Manual de Instruções da Humanidade
Últimas Notícias
De Luanda (Angola) para o Jornal ROL, Fidel Fernando! Saudosismo daquelas gentes e pássaros Primaveril Educação para a cultura da responsabilidade Vai-se o anel ficam os dedos Calma O Manual de Instruções da Humanidade

Cine Clube de Itapetininga em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo apresenta gratuitamente o filme 'Luises' no dia 20, quinta feira.

O filme foi realizado por jovens da cidade de São Luiz do Maranhão

 

UM NOVO NÚCLEO DE PRODUÇÃO DE CINEMA DE ALTA QUALIDADE.

TRATA DE UM TEMA MUITO IMPORTANTE: A LIBERTAÇÃO DE UM CLÃ QUE DURANTE ANOS SUBMETEU A POPULAÇÃO A UMA POBREZA TANTO DE RECURSOS MATERIAIS QUANTO ARTÍSTICOS-CULTURAIS.
Segundo o coordenador da Cine Clube, Angelo Ruiccihetti, “o filme é uma crítica política ousada e bem feita, somada a uma declaração de amor a cidade e ao povo de São Luís e o desejo de provocar a opinião pública. Trata-se de uma obra que reúne poesia, denúncia, reflexão e humor. Segundo os jovens autores, ele “é a expressão de um anseio por mudança que cresce não só em nós, integrantes do coletivo, mas em toda a sociedade”. Uma mudança que, segundo eles, passa pela “mobilização e a arte”.

Com produção de Keyciane Martins e direção de Lucian Rosa, o filme pretende trazer uma linguagem inovadora, chamada pelo grupo de “solrealismo”, uma mistura do surrealismo com o tropicalismo, mas a falta de recursod para a produção do filme “Luíses” obrigou os jovens cineastas a buscarem formas alternativas de financiamento. Superando as dificuldades pelo sonho de fazer cinema, o grupo segue acreditando no filme e pretende fazer com que os moradores se identifiquem com as histórias.

O Luís que nasce. O Luís que morre. São vários Luíses. Eles se espremem nos ônibus, são ambulantes, morrem nos corredores dos hospitais. Vivem. Sobrevivem. São vítimas de uma história que não é nova no estado nordestino. Mas da boca dos Luíses pouco se ouve. “Muitas pessoas no Maranhão sabem o que acontece aqui, mas têm medo de falar”

O documentário é uma produção do “Éguas Coletivo Audiovisual”. O filme se utiliza de elementos ficcionais para falar sobre o cotidiano. O público, por vezes, se confunde sobre quem são os personagens da ficção e os “da vida real”.Programa Filmes de Autor pelo Cine Clube do Instituto Julio Prestes em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Itapetininga.

Início às 19:30 h em ponto e depois há debate e sorteio de livro

A exibição e o debate acontecem no novo CINE JANELAS, anexo ao Posto de Saúde Dr. Genefredo Monteiro, PRAÇA 09 DE JULHO, 518 CENTRO, com entrada franca.

Helio Rubens
Últimos posts por Helio Rubens (exibir todos)
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Pular para o conteúdo