link para download de fotos – crédito Alberto Rocha
O espetáculo de animação apresenta dois singelos catadores de lixo que são dois surpreendentes poetas. Sem que digam uma única palavra, constroem em cena incríveis criaturas, belos cenários, e situações que misturam humor, beleza e, sobretudo, poesia
Inspirado na chamada “A Grande Ilha de Lixo do Pacífico” – um gigantesco acúmulo de lixo que se juntou no meio do oceano devido às correntes marítimas, e que não para de crescer, Expedição Pacífico trata de modo sensível e poético o tema urgente e necessário, material reciclado. A Cia Truks direcionou sua pesquisa para as lonas e sacolas plásticas como matéria-prima para a construção de bonecos e cenários, e descobriu o imenso potencial deste material na construção de uma instigante poesia visual.
“Enxergamos na ilha uma possibilidade de diálogo com a realidade que vivemos em nossas grandes cidades: nelas também produzimos e acumulamos ilhas de lixo que não damos conta de abater. Para isso, precisamos dos heróis reais que insistimos em tornar invisíveis – os catadores de lixo.” comenta Henrique Sitchin.
A Circulação do espetáculo infantil “ Expedição Pacífico” realizado pela Cia. Truks de teatro, para crianças de 5 a 12 anos de idade, faz 34 apresentações distribuídas nas cidades de São Paulo, Campinas, Suzano, Monte Aprazível e Lins, de 11 a 26 de novembro.
Na peça, os catadores são dois poetas… Que de forma singela, “lutam” contra o lixo, transformando-o em verdadeira poesia visual. Utilizam-se de toda a sorte de detritos plásticos, majoritariamente sacolas de lixo, para construir um universo extremamente lúdico e poético. Com sua carroça, são capazes de “viajar até o Pacífico” e, em seu sonho, contribuir para o fim da Grande Ilha nefasta que nossa humanidade insiste em aumentar a cada dia.
“O espetáculo fala não só sobre o lixo que é descartável, mas também do ser humano descartável. “De fato, enxergamos hoje no mundo uma “descartabilidade” das coisas e dos seres humanos, um mundo em que o “diferente” não é bem-vindo, em que o pensamento contrário não tem vez (e vira lixo…), em que o diálogo não existe. Em oposição a tudo isso, “EXPEDIÇÃO PACÍFICO” conta a história de dois seres ignorados pela sociedade, descartados e invisíveis, que têm, no entanto, a capacidade de reciclar o descartável em sonho.”, completa o diretor.
Cia Truks -um pouco sobre a trajetória da pesquisa
A Cia. Truks é formada por artistas em constantes e incessantes processos de produção, pesquisas e anseios artísticos. Esta marca está, se assim podemos dizer, no “DNA” da Cia. Foi assim que o grupo nasceu, em 1990. Já trabalhadores do teatro de bonecos dito tradicional, queriam, então, promover o “novo” (nem pior, nem melhor, apenas diferente…). Trouxeram para São Paulo, pela primeira vez, bonecos inspirados na técnica japonesa do BUNRAKU, através do espetáculo “A BRUXINHA”, que segue no repertório até hoje. Ali apresentavam bonecos animados simultaneamente por três atores, que ficavam totalmente à vista do público. O resultado era um misto de estranhamento – aqui só se conhecia o teatro de bonecos com atores ocultos por empanadas – e encantamento – agora era possível ver a bonita ação humana sobre os títeres…
A despeito de tantas outras leituras possíveis daquele momento, e do que resultou dele (após tornar-se referência a tantos grupos pelo país), a Cia. trazia o novo. Não foi diferente, pouco mais de uma década depois, quando criaram “ZOO-ILÓGICO”, espetáculo premiado, justamente, pela inovação de linguagem. No momento em que a Cia. Truks mais se refinava na animação dos bonecos, tais como a própria Bruxinha, e alguns outros personagens de espetáculos sequentes, eis que colocam em cena, no lugar deles, simples coisas: canecas, panos de pratos, um bule de café, colheres e afins. Mais uma vez o público se encantou, pela criatividade das cenas, e pelas possibilidades poéticas reveladas em coisas tão simples.
Recentemente, portanto, após realizarem uma bem sucedida trilogia (com os espetáculos SONHATÓRIO, CONSTRUTÓRIO e ACAMPATÓRIO), em que pesquisaram a fundo o universo do Teatro de Objetos para crianças – e ali entenderam haver esgotado as possibilidades de novidades neste campo – passam a olhar para outros tipos de materiais, a fim de, quem sabe, conseguir criar mais uma obra de relevância no cenário teatral da cidade; além, é claro, de aprofundarmos a pesquisa.
Foi assim que a Truks voltou para as lonas e sacolas plásticas, matéria-prima que, cada vez mais, descobriu ser riquíssima para a construção de bonecos, cenários e, enfim, capaz de construir uma instigante poesia visual.
Sinopse
Dois criativos catadores de lixo são capazes de construir, de quase nada – apenas sacolas e lonas plásticas, um mundo fantástico, de diversão, bom humor e muitos sonhos. Na medida em que recolhem o lixo da grande cidade, o transformam em verdadeira poesia visual, criando belíssimas imagens, divertidas criaturas e incríveis cenários para onde são capazes de viajar, e onde viverão as suas pequenas aventuras e brincadeiras: o polo norte, o meio do oceano, uma grande floresta e, por fim, é claro, chegarão até a grande Ilha de Lixo do Pacífico.
SERVIÇO:
São Paulo
Dias 11 e 12/2021 (8 apresentações)
Horários: 8h30 | 10h30 | 13h30 | 15h30
- E. Ermano Marchetti
- Pedro Marigliani, 192 – Chácara Inglesa, São Paulo – SP, 05141-010
Campinas
Dia 16/11 (4 apresentações)
Horários: 8h00 | 10h | 14h | 16h
EMEF/EJA Profª Odila Maia Rocha Brito
- Juvenal de Oliveira, s/n – Jardim São Domingos, Campinas – SP
Campinas
Dia 17/11/2021 (4 apresentações)
Horários: 8h30 | 10h30 | 13h30 | 15h30
EMEF/EJA Presidente Floriano Peixoto
- Praia do Perequê, 100 – Vila o Maia, Campinas – SP, 13100-677
Monte Aprazível
Dia 18/11 (4 apresentações)
Horários: 8h | 9h30 | 14h | 15h30
Local: Centro Cultural “Ana Maria Ceneviva Berardo”
- Tiradentes, 1124 – Monte Aprazível, SP, 15150-000
Lins
Dia 19/11 (4 apresentações)
Horários: 8h | 10h | 13h | 15h
Local: Prof. Jorge Americano
Av. Duque de Caxias, 824 – Centro, Lins – SP, 16400-115
Suzano
Dia 24/11/2021 (4 apresentações)
Horários: 8h30 | 10h30 | 13h30 | 15h30
EM Adelia de Lima Franco
Rua Benedito de Lima Franco, 305, Jardim Amazonas, 08625-390
Suzano
Dia 25/11/2021 (4 apresentações)
Horários: 8h30 | 10h30 | 13h30 | 15h30
EM Professor Ruy Ferreira Guimarães
Rua Antônio Celso Borges, 25 – Jardim São Bernardino
São Paulo (COM INTÉRPRETE DE LIBRAS)
Dia 26/11/2021 (2 apresentações)
Horários: 10h | 14h
CEU São Rafael
Cinira Polônio, 100 – Conj. Promorar Rio Claro, São Paulo – SP, 08395-320
GRATUITO
Duração do espetáculo: 45 minutos
FICHA TÉCNICA:
Autor e Diretor: Henrique Sitchin
Direção de Produção: MCD Produções
Atores: Gabriel Sitchin e Rogério Uchoas
Operador de Som e Luz: Bianca Muniz
Produção Executiva: Adryela Rodrigues
Produtor de Campo: Cadu Ruocco
Cenário e Figurino: Cia Truks
Produção Geral: MCD Produções, Truks
Produção Executiva: Adryela Rodrigues | Sendero Cultural
Patrocinadores: Apresenta: Bau Minas / Patrocínio: Tirolez / Apoio: Tópico Locações / Apoio : Incentiv.me / Apoio : Solução Gestão de Negócios e Cultura
Teaser: https://www.youtube.com/watch?v=r5Skpl9meBU
- Meu cupido - 14 de novembro de 2024
- Chuva que acalma - 28 de outubro de 2024
- O amor que ficou - 10 de outubro de 2024
Verônica Kelly Moreira Coelho, natural de Caratinga/ MG, é mais conhecida no meio cultural e acadêmico como Verônica Moreira. Autora dos livros ‘Jardim das Amoreiras’ e ‘Vekinha Em… O Mistério do Coco’. Baronesa da Augustissima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente. Acadêmica Internacional e Comendadora da FEBACLA – Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências Letras e Artes e Delegada Cultural. Acadêmica Correspondente da ACL- Academia Cruzeirense de Letras. Acadêmica da ACL- Academia Caxambuense de letras. Acadêmica Internacional da AILB. Acadêmica Efetiva da ACL- Academia Caratinguense de Letras. Acadêmica Fundadora da AICLAB e Diretora de Cultura. Embaixadora da paz pela OMDDH. Editora Setorial de Eventos e colunista do Jornal Cultural ROL e colunista da Revista Internacional The Bard. Coautora de várias antologias e coorganizadora das seguintes antologias: homenagem ao Bicentenário do romancista e filosofo russo Fiódor Dostoiévski, Tributo aos Grandes Nomes da Literatura Universal e Antologia ROLiana. Instagram: @baronesa.veronicamoreira