De periodicidade anual, o Prêmio VIP de Literatura surgiu em 2016 como uma forma de divulgar e incentivar a produção literária nacional
O professor Carlos Carvalho Cavalheiro é um dos vencedores do Prêmio VIP de Literatura 2022. Com o conto “Cazu”, Cavalheiro obteve o 9º Lugar numa disputa bastante acirrada.
“Do 5º ao 15º colocados as notas foram todas parelhas, coisas de milésimos”, informou Ângela Regina Ramalho, proprietária da Editora A. R. Publisher, promotora do Prêmio.
De periodicidade anual, o Prêmio VIP de Literatura surgiu em 2016 como uma forma de divulgar e incentivar a produção literária nacional. O Prêmio inscreve duas categorias: Poesia e Conto. Esta não é a primeira vez que Carlos Carvalho Cavalheiro foi contemplado com o Prêmio VIP. Em 2018 ficou em 17º Lugar com a poesia “Inseto Voador”, em 2019 alcançou o 7º lugar com a Poesia “Povoado”. No ano de 2020, o Prêmio VIP selecionou os melhores trabalhos de todas as edições do certame e, novamente, Cavalheiro teve selecionado o poema “Povoado”.
Neste ano de 2022 o Prêmio VIP recebeu 339 inscrições: 150 contos e 189 poesias. De todos esses trabalhos foram selecionados 15 de cada categoria. “E os méritos desta edição 2022 do Projeto VIP vão para os estados de São Paulo e Rio Grande do Sul que no cômputo geral (poesias + contos), abocanharam respectivamente, 33% e 23% das classificações. Rio de Janeiro ficou com o 3º lugar, com 17%. Os estados do Paraná, Minas Gerais e Ceará ficaram empatados no 4º lugar e representaram, cada um, 7% das classificações. Bahia e Mato Grosso empataram na 5ª posição, com 1% cada. Orgulhosos estamos de mais uma etapa vencida!”, concluiu Ângela Ramalho.
Além de certificado, os trabalhos selecionados serão publicados em antologia. Carlos Carvalho Cavalheiro é o único contemplado da região de Sorocaba (SP).
Residente em Sorocaba, o autor é professor de História da rede pública municipal de Porto Feliz (SP). Colabora com o Jornal Cultural ROL, Tribuna das Monções e com o Portal Marimba Selutu, de Angola.
É acadêmico correspondente da FEBACLA e efetivo da Academia Independente de Letras. Historiador, escritor, poeta e pesquisador de cultura popular, Carlos Cavalheiro publicou 30 livros.
- O admirável mundo de João de Camargo - 2 de maio de 2024
- No palco feminista - 26 de dezembro de 2023
- Um país sem cultura é um corpo sem alma - 9 de agosto de 2023
Natural de São Paulo (SP, atualmente reside em Sorocaba. É professor de História da rede pública municipal de Porto Feliz (SP). Licenciado em História e em Pedagogia, Bacharel em Teologia e Mestre em Educação (UFSCar, campus Sorocaba). Historiador, escritor, poeta, documentarista e pesquisador de cultura popular paulista. Autor de mais de duas dezenas de livros, dentre os quais se destacam: ‘Folclore em Sorocaba’, ‘Salvadora!’, ‘Scenas da Escravidão, ‘Memória Operária’, ‘André no Céu’, ‘Entre o Sereno e os Teares’ e ‘Vadios e Imorais’. Em fevereiro de 2019, recebeu as seguintes honrarias: Título de Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça e Medalha Notório Saber Cultural, outorgados pela FEBACLA – Federação dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes e o Título Defensor Perpétuo do Patrimônio e da Memória de Sorocaba, outorgado pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos. É idealizador e organizador da FLAUS – Feira do Livro dos Autores Sorocabanos