Espetáculo marca encontro entre a curitibana Trupe Ave Lola de Teatro e a dinamarquesa Teatergruppen Batida
Baixe aqui imagens de divulgação – Link do espetáculo na íntegra – Link do teaser da peça
A CAIXA Cultural São Paulo apresenta, a partir desta quinta-feira (19), o espetáculo teatral O Vira-lata. Com empatia, delicadeza e uma visão bastante positiva, o espetáculo cria uma reflexão sobre temas pouco discutidos nos trabalhos voltados ao público infantojuvenil.
A peça tem apresentações na Caixa Cultural São Paulo, entre 19 e 29 de outubro, de quinta a domingo, às 15h. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados uma hora antes do início da peça na bilheteria do teatro, com limitação de 1 par por pessoa.
A coprodução da premiada companhia curitibana Trupe Ava Lola de Teatro e da dinamarquesa Teatergruppen Batida tem direção da brasileira Ana Rosa Genari Tezza e dramaturgia do dinamarquês Søren Valente. Já o elenco é composto por Cesar Matheus, Eduardo Giacomini e Helena Tezza, além dos músicos Arthur Jaime e Breno Monte Serrat, que tocam a trilha sonora ao vivo.
O Vira-lata é uma história que toca com delicadeza e adequação em temas como as desigualdades social e de gênero, a violência contra a mulher, a fome e a dignidade humana na contemporaneidade, apresentando uma visão otimista a partir do fortalecimento dos afetos, da esperança e da capacidade de transformação.
Capaz de envolver pessoas de todas as idades, a peça conta a história de uma jovem que acredita só poder ser feliz se encontrar um grande amor e de um homem maltratado pela fome que acredita ser um cachorro vira-lata. Os personagens se conhecem e viram grandes amigos até que, certo dia, um homem desconhecido bate à porta da moça e se apresenta com palavras bonitas, flores e agrados. Ela se encanta e se entrega ao romance, mas seu fiel amigo-cachorro não gosta nada desse romance.
Além das apresentações, a Trupe Ave Lola traz para a programação da Caixa Cultural SP duas ações formativas gratuitas: a palestra “Oportunidades e Desafios no Século XXI para uma Sociedade mais Sustentável no Brasil: Explorando Novas Perspectivas,” que será ministrada por João Tezza Neto no 28 de outubro de 2023, às 16h, e a oficina teatral “Compartilhamento de Processo de Criação,” que será ministrada por Breno Monte Serrat e Helena Tezza nos dias 28 e 29 de outubro de 2023, das 10h às 13h.
As inscrições para ambas as ações podem ser realizadas pelo link: https://forms.gle/tXinCmuKg1Ks32ah6.
Sobre a Trupe Ave Lola de Teatro
Ave Lola, além de ser um espaço de criação, é também uma trupe que trabalha coletivamente por uma fazer artístico, poético e humano. Fundada em 2010 por Ana Rosa Genari Tezza, que desenvolveu um espaço de empoderamento onde todos os cargos de liderança são ocupados por mulheres de diferentes idades.
Os processos da Trupe prezam pela insubordinação, pela liberdade, pelo inusitado. Ao longo dos últimos anos, a Ave Lola montou os espetáculos “O Malefício da Mariposa” (2012), “Tchekhov” (2013), “Nuon” (2016), “Manaós – Uma Saga de Luz e Sombra” (2019) e “Cão Vadio” (2021), premiados e indicadas a importantes prêmios do Paraná e do Brasil, tais como Gralha Azul, Shell, Cesgranrio.
Os trabalhos já circularam por todo Brasil, incluindo cidades fronteiriças do extremo norte e também já estiveram em países como Chile e Dinamarca.
Sobre o Teatergruppen Batida
O grupo BATIDA, que já veio várias vezes ao Brasil e cujo nome é uma referência à batida da música brasileira, é um tradicional coletivo dinamarquês de atores e músicos. Ao longo de 30 anos, criou uma série de espetáculos para todas as faixas etárias e percorreu mais de 45 países diferentes. Desde o início, BATIDA vem mantendo seu princípio de atribuir à música ao vivo e ao movimento a mesma importância do texto e do visual. O grupo ocupa um antigo edifício de fábricas em Copenhague.
SINOPSE
Uma jovem acredita que só pode ser feliz se encontrar um grande amor, e vive sonhando com este encontro. Um homem, maltratado pela fome e pelo desamparo, acredita que é um cachorro vira-lata. A jovem e o homem-cachorro se conhecem e viram grandes amigos até que, um dia, um homem desconhecido bate à porta da moça e se apresenta com palavras bonitas, flores e agrados. Ela se encanta e se entrega ao romance. Quem não gosta nada do rumo da história é seu fiel amigo-cachorro.
CAIXA e Cultura
A CAIXA desenvolve, há 43 anos, ações voltadas à difusão da cultura brasileira em seus espaços culturais: de oficinas de arte-educação à promoção de espetáculos de música, dança e teatro, além de exposições de obras de arte de ações para divulgação dos Acervos preservados pela CAIXA. Além da programação presencial nas unidades, a instituição promove atividades on-line, como mediações e cursos de formação. Mais informações disponíveis no site www.caixacultural.gov.br
FICHA TÉCNICA
Elenco:
Cesar Matheus como Vira-lata
Eduardo Giacomini como O Homem
Helena Tezza como A mulher
Autor: Søren Valente
Direção: Ana Rosa Genari Tezza
Composição e execução musical: Arthur Jaime e Breno Monte Serrat
Preparadora corporal e coreógrafa: Ane Adade
Iluminação: Beto Bruel
Figurino: Eduardo Giacomini
Assistente de figurino: Daniela Carvalho
Costureiras: Dora Peron (cortina), Marino Ferrara e Naty Lopes
Cenografia: A trupe
Adereços de cena: Eduardo Santos, Helena Tezza e Gabriel Rischbieter
Confecção de cases: Stronghold Custom Cases
Trupe Parceira: Grupo Batida
Colaboração Artística: Regina Bastos
Montagem e operação de luz: Alexandre Leonardo Luft
Direção executiva: Entre Mundos Produções Artísticas
Direção de produção: Dara van Doorn e Laura Tezza
Produção: Carlos Becker e Renata Bruel
Direção de Comunicação: Larissa de Lima
Assessoria de imprensa: Pombo Correio
Gestão de Mídias: D Meios Organizações de Eventos
Ilustrações e projeto gráfico: Gabriel Rischbieter
SERVIÇOS:
[Teatro] O Vira-lata
Local: CAIXA Cultural São Paulo – Praça da Sé, 111 – Centro – São Paulo/SP (próxima à estação Sé do Metrô).
Datas: De 19 a 29 de outubro de 2023, de quinta a domingo
Horário: 15h
Apresentação com libras: 26 de outubro de 2023 às 15h
Apresentações seguidas de bate-papo: 20 e 27 de outubro de 2023 às 16h
Entrada Franca: Os ingressos serão distribuídos 1h antes do espetáculo, limitados a um par por pessoa.
Duração: 45 minutos
Classificação indicativa: Livre para todos os públicos
Capacidade: 120 lugares
Acesso a pessoas com deficiência
Informações: (11) 3321-4400 | https://www.caixacultural.gov.br
Patrocínio: CAIXA e Governo Federal
[Palestra] “Oportunidades e Desafios no Século XXI para uma Sociedade mais Sustentável no Brasil: Explorando Novas Perspectivas”
Ministrante: João Tezza Neto
Data: 28 de outubro de 2023 às 16h
Inscrições gratuitas: https://forms.gle/tXinCmuKg1Ks32ah6
Quantidade de vagas: 60
Local: Auditório da CAIXA Cultural São Paulo (Praça da Sé, 111) | Telefone: (11) 3321-4400
[Oficina] Compartilhamento de Processo de Criação
Ministrantes: Breno Monte Serrat e Helena Tezza
Data: 28 e 29 de outubro de 2023, das 10h às 13h
Inscrições gratuitas: https://forms.gle/tXinCmuKg1Ks32ah6
Quantidade de vagas: 30
Local: Sala de oficina (6º andar) da CAIXA Cultural São Paulo (Praça da Sé, 111) | Telefone: (11) 3321-4400
Voltar http://www.jornalrol.com.br
Facebook: https://facebook.com/JCulturalRol/
- Vernissage de exposição artística - 20 de novembro de 2024
- Renascimento verde - 18 de novembro de 2024
- Mário Mattos, 100 anos de puro talento - 11 de novembro de 2024
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta, revisor de livros e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente o título de Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024