A psicopedagoga Maria Lita da Silva Cardozo compartilha em novo livro as experiências de 26 anos em sala de aula com objetivo de auxiliar pessoas em processo de letramento

Professora da rede pública de ensino há quase três décadas e psicopedagoga clínica, Maria Lita da Silva Cardozo apresenta uma metodologia lúdica para alfabetizar crianças, adolescentes e adultos no livro Brincando de aprender a aprender brincando. A obra, toda escrita em letra bastão para facilitar o reconhecimento e a decodificação das pessoas em fase de letramento, utiliza a poesia como ferramenta de aprendizado.
Por meio dos versos, a autora trata sobre vários assuntos importantes para o cotidiano, como os direitos na infância, o prazer da leitura, o respeito aos professores, os cuidados com a higiene, a importância do amor, a conexão com os sentidos do corpo e as fases da vida. Nos 15 capítulos temáticos, também há ilustrações que se conectam com os poemas para o público, principalmente infantil, trabalhar a interpretação de imagens.
DANDO LUGAR AO ALUNO
PRA EM SUJEITO TRANSFORMAR
EM SUJEITO DA AÇÃO
E SEU MUNDO ORGANIZAR
EM QUALQUER SITUAÇÃO
SABERÁ SE TRANSFORMAR
(Brincando de aprender a aprender brincando, pg. 29)
A publicação contém textos iniciais que discorrem sobre a relevância da poesia e as experiências profissionais da educadora com o intuito de auxiliar outros professores e pessoas sem formação na área que estão colaborando na alfabetização de familiares. Para fundamentar estas reflexões, a autora recorre a nomes importantes como Paulo Freire e referências pessoais adquiridas durante a profissão.
O objetivo de Maria Lita da Silva Cardozo com o livro é, ainda, encorajar todos a prosseguirem com os estudos independentemente da idade. Ela explicita: “quero facilitar o processo de educação não somente de crianças, mas também de adolescentes e adultos que não conseguiram ser alfabetizados na idade certa e que, na maioria das vezes, não tiveram a oportunidade de ir para a escola. Pretendo incentivar todos a conviverem em nível de igualdade em uma sociedade letrada e tecnologicamente avançada”.
FICHA TÉCNICA
Título: Brincando de aprender a aprender brincando
Autora: Maria Lita da Silva Cardozo
ISBN: 9786558725381
Páginas: 80
Preço: R$ 48,99 (físico) | R$ 24,20 (e-book)
Onde comprar: Amazon | Clube de Autores
Voltar: http://www.jornalrol.com.br
Sobre a autora

Nascida em Monteiro, na Paraíba, Maria Lita da Silva Cardozo trabalha há 26 anos como professora do Ensino Fundamental na Rede Municipal de São Paulo.
Também atuou durante quase duas décadas na educação infantil, na Rede Municipal de Osasco, mas aposentou-se deste cargo para abrir uma clínica particular de psicopedagogia.
Graduada em Pedagogia e pós-graduada em Yoga e Meditação, ela também pesquisa sobre a psique humana e os benefícios do foco, da concentração e da atenção no processo de aprendizagem.
Redes sociais: Instagram | YouTube
Voltar: http://www.jornalrol.com.br
Facebook: https://facebook.com/JCulturalRol/
- O mistério da rua sem saída - 5 de dezembro de 2025
- Uma noite inesquecível em Manhuaçu! - 3 de dezembro de 2025
- N.A.I.S.L.A - 2 de dezembro de 2025
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola – NALA, e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre vários titulos: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, Pesquisador em Artes e Literatura; Pela Academia de Letras de São Pedro da Aldeia, o Título Imortal Monumento Cultural e Título Honra Acadêmica, pela categoria Cultura Nacional e Belas Artes; Prêmio Cidadão de Ouro 2024, concedido por Laude Kämpos. Pelo Movimento Cultivista Brasileiro, o Prêmio Incentivador da Arte e da Cultura,

