julho 13, 2024
Prêmio Cidadão de Ouro 2024
Suspiro de saudade
Por aonde andei?
Paçoca, uma Jornada de Amor e Transformação
Academia Itapetiningana de Letras celebra 21 anos de história
Prêmio Caminhos da Literatura 
Valsa dedilhada
Últimas Notícias
Prêmio Cidadão de Ouro 2024 Suspiro de saudade Por aonde andei? Paçoca, uma Jornada de Amor e Transformação Academia Itapetiningana de Letras celebra 21 anos de história Prêmio Caminhos da Literatura  Valsa dedilhada

Poesia para alfabetizar crianças e adultos

Print Friendly, PDF & Email

A psicopedagoga Maria Lita da Silva Cardozo compartilha em novo livro as experiências de 26 anos em sala de aula com objetivo de auxiliar pessoas em processo de letramento

Capa do livro 'Brincando de Aprender a Aprender Brincando',
Capa do livro ‘Brincando de Aprender a Aprender Brincando’, de Maria Lita da Silva Cardozo

Professora da rede pública de ensino há quase três décadas e psicopedagoga clínica, Maria Lita da Silva Cardozo apresenta uma metodologia lúdica para alfabetizar crianças, adolescentes e adultos no livro Brincando de aprender a aprender brincando. A obra, toda escrita em letra bastão para facilitar o reconhecimento e a decodificação das pessoas em fase de letramento, utiliza a poesia como ferramenta de aprendizado.

Por meio dos versos, a autora trata sobre vários assuntos importantes para o cotidiano, como os direitos na infância, o prazer da leitura, o respeito aos professores, os cuidados com a higiene, a importância do amor, a conexão com os sentidos do corpo e as fases da vida. Nos 15 capítulos temáticos, também há ilustrações que se conectam com os poemas para o público, principalmente infantil, trabalhar a interpretação de imagens.

DANDO LUGAR AO ALUNO
PRA EM SUJEITO TRANSFORMAR
EM SUJEITO DA AÇÃO
E SEU MUNDO ORGANIZAR
EM QUALQUER SITUAÇÃO
SABERÁ SE TRANSFORMAR
(Brincando de aprender a aprender brincando, pg. 29)

A publicação contém textos iniciais que discorrem sobre a relevância da poesia e as experiências profissionais da educadora com o intuito de auxiliar outros professores e pessoas sem formação na área que estão colaborando na alfabetização de familiares. Para fundamentar estas reflexões, a autora recorre a nomes importantes como Paulo Freire e referências pessoais adquiridas durante a profissão.

O objetivo de Maria Lita da Silva Cardozo com o livro é, ainda, encorajar todos a prosseguirem com os estudos independentemente da idade. Ela explicita: “quero facilitar o processo de educação não somente de crianças, mas também de adolescentes e adultos que não conseguiram ser alfabetizados na idade certa e que, na maioria das vezes, não tiveram a oportunidade de ir para a escola. Pretendo incentivar todos a conviverem em nível de igualdade em uma sociedade letrada e tecnologicamente avançada”.

FICHA TÉCNICA
Título: Brincando de aprender a aprender brincando
Autora: Maria Lita da Silva Cardozo
ISBN: 9786558725381
Páginas: 80
Preço: R$ 48,99 (físico) | R$ 24,20 (e-book)
Onde comprar: Amazon | Clube de Autores 

Voltar: http://www.jornalrol.com.br

Sobre a autora

Maria Lita da Silva Cardozo

Nascida em Monteiro, na Paraíba, Maria Lita da Silva Cardozo trabalha há 26 anos como professora do Ensino Fundamental na Rede Municipal de São Paulo.

Também atuou durante quase duas décadas na educação infantil, na Rede Municipal de Osasco, mas aposentou-se deste cargo para abrir uma clínica particular de psicopedagogia.

Graduada em Pedagogia e pós-graduada em Yoga e Meditação, ela também pesquisa sobre a psique humana e os benefícios do foco, da concentração e da atenção no processo de aprendizagem.

Redes sociais: Instagram | YouTube


Voltar: http://www.jornalrol.com.br

Facebook: https://facebook.com/JCulturalRol/

Sergio Diniz da Costa
Últimos posts por Sergio Diniz da Costa (exibir todos)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Pular para o conteúdo