Resenha do livro “Mitos da Parentalidade. Livrando os pais da culpa infundada”, de Renato M.Caminha, pela Editora Artmed.

RESENHA
Neste livro o psicólogo Renato Caminha nos mostra os mitos que cercam a parentalidade e o quanto eles trazem limitações, dor e culpa aos pais.
Ele mostra que a relação de parentalidade tem, sim, responsabilidade, respeito e tudo mais que toda relação em que exista amor tem.
Mas que também preza o ser humano e não há super heróis nesta caminhada.
Um livro esclarecedor, necessário e super importante para todas as pessoas!!
Mexeu muito comigo, de verdade.
Leiam!!
Super recomendo!!
Assista à resenha do canal @oqueli no Youtube
SINOPSE
Diferentemente do conto de fadas narrado sobre a parentalidade, exercê-la é uma tarefa árdua.
Os filhos precisam de atenção e cuidado, a sociedade exige a perfeição dos pais, mas as demandas diárias são muitas e sua relação com a fantasia da parentalidade é uma conta que não fecha.
O que costuma resultar disso, culpa, é claro, partindo da ideia de que a culpa é mantida pela desinformação ou pelo acesso a informações não científicas.
O psicólogo e educador parental Renato M Caminha aborda neste livro alguns dos principais mitos sobre ter filhos, buscando auxiliar pais e mães a aceitarem seus limites, evitando a armadilha da culpa doentia que pode comprometer sua saúde mental e as relações familiares.
SOBRE A OBRA
A ideia do livro surge em meio às experiências clínicas e interação com pais, através de redes sociais sobre os desafios encontrados e vividos pelos pais na criação e educação de seus filhos.
Envolve parentalidade consciente e os mitos que a sociedade nos vende quanto ao ato de educar filhos e o quanto esses mitos são incompatíveis com nosso dia a dia.
SOBRE O AUTOR
Renato M. Caminha, 58 anos, casado.
É psicólogo, professor pesquisador nas áreas de emoções, empatia, educação socioemocional e educação parental.

Palestrante e conferencista internacional, é professor convidado do Master em Psicopatologia da Infância e Adolescência da Universidade Autônoma de Barcelona.
Diretor de Ensino do InTCC Brasil, membro fundador e ex-presidente da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC 2005-2007), é presidente e fundador do Congresso de Terapias Cognitivas da Infância e Adolescência (Concriart).
Autor de vários livros de terapia cognitiva e voltados à psicoterapia de crianças e adolescentes, desenvolveu o Protocolo Clínico e Preventivo denominado Tríade da Regulação, reconhecido no Brasil e no exterior
OBRA DO AUTOR

ONDE ENCONTRAR
Resenhas da colunista Lee Oliveira
- Mayara Pascotto - 28 de novembro de 2025
- Síndrome Caramelo - 27 de novembro de 2025
- Renan Hart - 26 de novembro de 2025

Lílian Oliveira Henriques, mais conhecida no meio lítero-cultural como Lee Oliveira, é Tecnóloga em Processos Gerenciais, artesã, poetisa e bookstagram, forma de consumo do objeto livro a partir da comunidade literária da rede social Instagram. Proprietária do Instagram @o.que.li, onde escreve resenhas de livros de autores nacionais e/ou independentes, dando luz a essas obras tão importantes para Literatura Brasileira e que, às vezes, não são valorizadas. Acadêmica da FEBACLA, onde ocupa a cadeira 242, tendo por patrona Elizabeth II, entidade pela qual foi
agraciada com as seguintes medalhas: – Medalha de Mérito Acadêmico
– Medalha Mérito Mulher Virtuosa – Medalha alusiva a 10 anos da FEBACLA – Acadêmica Internacional – Medalha Tributo a Chiquinha Gonzaga
– Destaque Cultural Febacliano 2022 – Comenda Sete Maravilhas do Mundo Moderno. É coautora das antologias ‘Um brinde de Natal’ e ‘Rimas, Versos e Bardos’.

