Resenha do livro ‘Sentimento’, de Carolina Plewa, pela Editora Viseu.
RESENHA
Um livro que nos leva, em cada poesia, a reflexões profundas sobre vários assuntos.
Carolina faz um mergulho nos sentimentos humanos e explora até mesmo aqueles sentimentos que não costumamos gostar ou achamos inapropriados.
São poesias diversas, repletas de emoção.
Um livro incrível.
Leiam!
Assista à resenha do canal @oqueli no Youtube
SINOPSE
Ser humano é sentir diversas emoções durante a vida, algumas que conseguimos perceber e nomear e outras que não sabemos explicar.
Qual o motivo de tudo que sentimos e passamos durante a nossa vida?
É fácil perceber o significado das emoções belas e dos momentos positivos, mas qual a repercussão dos momentos dos quais não nos orgulhamos tanto?
Eles podem contribuir para quem somos?
Embarque nessa jornada em busca de sentido, explorando os sentimentos que nos tornam humanos, mas que nem sempre conseguimos expressar.
SOBRE A OBRA
Com o processo de escrita sendo uma constante em sua vida, ainda assim não tinha a intenção de publicar.
O ano de 2023 foi um ano muito difícil para a autora, acompanhando a saúde dos meus pais, idas e vindas a hospitais, ela acaba percebendo a finitude da vida e o que realmente tinha importância.
Foi então que decidiu compartilhar os sentimentos que estavam dentro de si, para que eles pudessem vir a tocar outras pessoas.
Não tenho o poder de mudar o mundo, o que eu sei fazer é escrever e de, com sorte, conseguir trazer um pouco de identificação para uma pessoa que daquilo precise no momento. Foi assim que decidi juntar os meus escritos e publicar o primeiro livro Sentimento. O primeiro passo para entender algo é jogar uma luz sobre ele, ainda que não seja bonito de se ver.
Carolina Plewa
Ele traz poesias que passam pelos sentimentos humanos e exploram, inclusive, aqueles sentimentos que não costumamos gostar ou achamos inapropriados.
O segundo livro sairá ainda esse ano, pela editora Caravana e aborda a parte final do meu ano, com questões relacionadas ao corpo, as lutas que travamos e o tempo, que a tudo cura.
SOBRE A AUTORA
Carolina Pimentel da Cunha Castro, tem 36 anos e mora em São Paulo- Capital.
Formada em design e direito. Atualmente atua com direito contratual em um escritório de advocacia.
Carolina nos conta que sempre escreveu e que quando ainda criança participou de um concurso literário na cidade do interior que morou por 10 anos.
Porém depois disso somente voltou a divulgar sua escrita em 2022, com um poema que entrou na coleção do prêmio Moutennée de poesia.
‘Sentimento’ foi o primeiro livro publicado e já tem outro livro de poesias para lançamento ainda em 2024.
REDES SOCIAIS DA AUTORA
OBRA DA AUTORA
ONDE ENCONTRAR
Resenhas da colunista Lee Oliveira
- A força dos ipês: mais que uma reparação - 21 de novembro de 2024
- Membrana, de Maurício Limeira - 20 de novembro de 2024
- Parte de mim vai embora - 19 de novembro de 2024
Lílian Oliveira Henriques, mais conhecida no meio lítero-cultural como Lee Oliveira, é Tecnóloga em Processos Gerenciais, artesã, poetisa e bookstagram, forma de consumo do objeto livro a partir da comunidade literária da rede social Instagram. Proprietária do Instagram @o.que.li, onde escreve resenhas de livros de autores nacionais e/ou independentes, dando luz a essas obras tão importantes para Literatura Brasileira e que, às vezes, não são valorizadas. Acadêmica da FEBACLA, onde ocupa a cadeira 242, tendo por patrona Elizabeth II, entidade pela qual foi
agraciada com as seguintes medalhas: – Medalha de Mérito Acadêmico
– Medalha Mérito Mulher Virtuosa – Medalha alusiva a 10 anos da FEBACLA – Acadêmica Internacional – Medalha Tributo a Chiquinha Gonzaga
– Destaque Cultural Febacliano 2022 – Comenda Sete Maravilhas do Mundo Moderno. É coautora das antologias ‘Um brinde de Natal’ e ‘Rimas, Versos e Bardos’.