Ivete Rosa de Souza: Crônica ‘Os novos velhos’


Somos da geração que atravessou um milênio. A geração bossa nova, rock, samba-canção, do bolero e do Twist. Somos vencedores dos grandes concursos e festivais, somos a geração nascida nos anos 40, 50 e 60. Somos poderosos.
Velho é sapato furado, roupa rasgada, que não se usa mais. Somos da geração das viagens espaciais, do desenvolvimento de computadores, ciências e transplantes de órgãos. Geração que estudou em escolas públicas. Cantávamos os hinos à Pátria e todos os hinos eram conhecidos por nós.
Os moços de hoje são a geração Z. COM certeza, somos a geração A+, mulheres e homens cheios de fé, força, conhecedores de grandes músicas, cantores e atores que mostraram nas telas como atuar. Geração de escritores, artistas e inventores.
A geração cheia de histórias para contar.
Ivete Rosa de Souza
- Desejo de Natal - 9 de dezembro de 2025
- Aves de rapina - 26 de setembro de 2025
- Os novos velhos - 18 de setembro de 2025
Natural de Santo André (SP) e ex-policial militar, é uma devoradora de livros. Por ser leitora voraz, para ela, escrever é um ato natural, tendo desenvolvido o hábito da escrita desde menina, uma vez que a família a incentivava e os livros eram o seu presente preferido. Leu, praticamente, todos os autores clássicos brasileiros. Na escola, incentivada por professores, participou de vários concursos, sendo premiada – com todos os volumes de Enciclopédia Barsa – por poesias sobre a Independência do Brasil e a Apollo 11. E chegou, inclusive, a participar de peças escolares ajudando na construção de textos. Na fase adulta, seus primeiros trabalhos foram participações em antologias de contos, pela Editora Constelação. Posteriormente, começou a escrever na plataforma online Sweek a qual promovia concursos de mini contos com temas variados, sendo que em alguns deles ficou entre os dez melhores selecionados, o que a levou à publicação do primeiro livro, Coração Adormecido (poesias), pela Editora Alarde (SP). Em 2022, lançou Ainda dá Tempo, o segundo livro de poesias, pela mesma editora.

