GIA – União Cultural. Apresentação oficial à comunidade

A GIA – União Cultural, entidade integradora de três instituições culturais tradicionais de Sorocaba, realizará, no próximo dia 17/10/2025, no Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba, a partir das 19h30, sua apresentação oficial à comunidade.
Na ocasião, os presidentes do Gabinete de Leitura Sorocabano, Luciano Viana de Carvalho, do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba, Prof. Adilson Cezar e da Academia Sorocabana de Letras, Antonio Luiz Pontes, explanarão a respeito dos motivos que levaram as instituições que presidem, a unirem suas forças, com o objetivo maior de promover a cultura como, de fato, ela o é: alicerce da construção de uma nação.
O prestigiamento da Cultura conduz à formação de cidadãos com robustos e nobres valores, conscientes do legado de seus antepassados, das tradições fundamentais de nossa Sociedade. Favorece as mais diversas manifestações da criatividade de nossa população, merecedoras de preservação e fortalecimento.
Isoladamente, cada identidade restringiria seus esforços para atendimento de demandas internas e atingimento de seus propósitos estatutários.
A união proposta, consolidada em reunião histórica de 13/06/2025, no Gabinete de Leitura Sorocabano, amplia a extensão do alcance de promoções culturais por meio da sinergia que resultará dessa conjugação de forças.
Nortearão as ações culturais e sociais da GIA – União Cultural, os seguintes objetivos:
- Promover, por meio da cooperação institucional, o intercâmbio de conhecimentos;
- Preservar e valorizar a memória, a história e a literatura da cidade de Sorocaba e Região;
- Ampliar o apoio às ações culturais, educativas e acadêmicas por meio do esforço conjunto das três entidades.
A ‘GIA – União Cultural’ tem caráter aberto. Outras instituições ou associações culturais, com mais de dez anos de atuações comprovadas, bem como empresas de Sorocaba e região, que compartilham do apreço pela Cultura, poderão integrar a iniciativa, com o título associativo de ‘Amigos da GIA’.
Move-nos a busca do fortalecimento da rede cultural dos municípios, com estímulo ao diálogo entre as entidades, poderes constituídos e sociedade, através de promoções conjuntas, participativas, capazes de elevar o nível de compreensão de todos, sobre a causa defendida e sua importância na qualificação da plena cidadania.
Venha testemunhar este momento histórico!
Ofereça a sua contribuição, seu apoio, sua amizade.
A GIA – União Cultural precisa fincar suas raízes em solo fértil para que possa colher bons frutos, produzir sementes propícias para novos plantios e colheitas, cada vez mais abundantes, presentes em todos o lares.
As gerações que nos sucederem, agradecerão pelo legado deixado.
Anote em sua agenda, dia 17/10/2025.
Você tem um compromisso com o futuro!
Vamos juntos?
Luciano Viana de Carvalho
Presidente do Gabinete de Leitura Sorocabano
Adilson Cezar
Presidente do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba
Antonio Luiz Pontes
Presidente da Academia Sorocabana de Letras
- Angolano vence concurso internacional de literatura - 3 de fevereiro de 2026
- Pequeña historia de META - 2 de fevereiro de 2026
- II Prêmio Laurel de Literatura - 30 de janeiro de 2026
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola – NALA, e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre vários titulos: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, Pesquisador em Artes e Literatura; Pela Academia de Letras de São Pedro da Aldeia, o Título Imortal Monumento Cultural e Título Honra Acadêmica, pela categoria Cultura Nacional e Belas Artes; Prêmio Cidadão de Ouro 2024, concedido por Laude Kämpos. Pelo Movimento Cultivista Brasileiro, o Prêmio Incentivador da Arte e da Cultura,

