Carla Pimenta: Artigo ‘Mulher é… Pintura de afectos, por César Salgado
A 8 de Julho de 2023, pelas 18 horas, o Salão Nobre INCLUIR + da Associação Incluir + em Torres Vedras abriu as portas à exposição de pintura ‘Mulher é…’ de César Salgado.
Foi no seguimento de um trabalho realizado pelas utentes da Associação Incluir + intitulado ‘A Mulher é…’ que César escolhe os trabalhos a apresentar, trabalhos esses que representam algumas das facetas da mulher.
Apaixonado pela pintura Carlos César Salgado, nasceu há 56 anos em Lisboa, formado em Design de Equipamento e Interiores na Escola António Arroio; Design da Comunicação no IADE e Desenho e Pintura n AR.CO.
Inicia a carreira de pintor na década de 90, expondo as suas obras. Trabalhou na área do design tendo abraçado definitivamente a carreira de pintor em 2010 assim como o ensino das artes plásticas dando aulas a crianças e adultos.
Para o artista o ensino e a pintura completam-se no sentido em que o que trabalha com os alunos, o que ensina e o que aprende influência inevitavelmente o seu trabalho como pintor, especialmente com as crianças pois elas não têm receios e entregam-se à criação de uma maneira muito mais intensa e espontânea enquanto os adultos são mais contidos, mais reservados.
No seu percurso profissional, César trabalhou com o pintor António Viana, foi aluno da pintora Susana Chasse e da escultora Rosa Fazenda, efetuou residências artísticas nas galerias DotStar, Micro, Wagner e Square Waves.
Tem participações em projetos coletivos na área da Expressão Plástica, como exemplo, com associações como a M.I.C.O (Movimento de Intervenção Cultural Organizada), o G.E.I.C (Grupo Experimental de Intervenção Cultural).
Estagiou em cenografia com os La Fura Dels Baus em Barcelona, colaborou com os projetos Pintar o Chiado, MoitaMostra e 100×100, colabora com o Atelier de Artes da Câmara Municipal de Mafra e com o Centro Intergeracional da Carvoeira.
Participa em exposições individuais e coletivas desde 1990, estando representado em coleções particulares e institucionais, nomeadamente na Coleção de Arte da Câmara Municipal de Mafra e da Junta de Freguesia da Ericeira. É membro fundador do Projeto PopulArte.
Pintor de afectos, César apresenta-nos seis telas dedicadas à mulher, à sua essência, ao seu lado maternal, amante, à mulher apaixonada, a mulher como musa inspiradora do artista que sempre pintou rostos femininos
Na pintura de César podemos encontrar movimento quer pela posição em que as personagens se encontram quer pelo uso de círculos interligados, cores fortes e apelativas ao olhar, remetem-nos para o mar, a praia ambiente onde o artista habita, a bonita praia da Ericeira – Portugal.
Para além das telas, César trás também para esta exposição algumas peças de cerâmica padronizadas de forma digital pelo artista, ou seja, usa o seu digito para criar os padrões das suas obras; O reaproveitamento de vários veda luzes é também ponto de atenção no trabalho do artista.
Na pintura de César os padrões estão muito presentes, refere que é uma forma de ver até onde os padrões vão e até onde o podem levar em termos de trabalho.
Pintor de padrões, o uso dos círculos de forma mais ou menos aleatória tem também como objectivo tentar fazer sair desse caos aparente de círculos as figuras pretendidas – “primeiro o caos depois as formas”.
De todas as obras expostas, César salienta a tela onde representa a esposa e o filho, tela oferecida à esposa, e ao pé da qual nos recebeu com o pequeno Santiago que nos confessou que “O pai é lindo!”.
Não restam dúvidas que a exposição “A Mulher é…” é toda ela uma Ode à mulher, onde os afectos do artista pela sua musa são demonstrados de forma apaixonada!
Para conhecer mais do artista sugerimos a página de facebook: Estou-me nas tintas.
Carla Pimenta
Agosto 2023
Artigo escrito sem Acordo Ortográfico
Contatos com a autora
Voltar: http://www.jornalrol.com.br
- De ti… - 18 de junho de 2024
- Neste mar… - 1 de junho de 2024
- Espinhos da Rosa - 21 de maio de 2024
Natural de Silveira – Torres Vedras – Portugal, é administradora da APEAL – Academia Portuguesa de Escrita e Arte Lusófona, do grupo Poem’Art, Pieces of My Soul e da página de autora De Volta Com o Salto Alto. Autora do livro de poesia ‘Príncipe de Gelo’ e prefaciadora dos livros: ‘AFRICANAMENTE’ do escritor angolano Ramiro Gomes, publicado em Angola; ‘Esses Difíceis Amores’, de Miguel Ângelo Teixeira e ‘Milagre do Coração’, de Vitor Sérgio Agostinho, publicados em Portugal. Coordenadora das colectâneas: ‘Por Caminhos Lusófonos’; ‘Entre Fronteiras – Vidas em Dois Mundos, da APEAL e ‘Dos Sonhos à Realidade’, das Edições o Declamador. E coautora de mais de 50 colectâneas.
Coordenadora dos eventos solidários ‘Quatro Corações Por Caminhos Lusófonos’, com o lançamento das colectâneas ‘Por Caminhos Lusófonos’ e ‘Entre Fronteiras – Vidas em Dois Mundos’, na cidade de Torres Vedras, Portugal. Participa regularmente de programas de rádio em Portugal, Angola, México, Venezuela e Colômbia e é colaboradora da Helicayenne Magazine Portugal. Em 2021, participou no Brasil dos projetos literários ‘Olho de Belize’, de Mariana Belize e ‘ComPar Poesia’, de Mário Belolli.