Marcus Krause:
Artigo
‘Viva o rio Mearim! Preserve-o para nossos filhos e para a futura geração’
Segundo domingo de novembro, dia dedicado a reverenciar o Rio Mearim, data esta instituída por meio da Lei nº. 5.816 de 12 de novembro de 1993, de autoria do deputado estadual Kleber Branco, sancionada pelo Governador Edison Lobão.
Em meio a tantos problemas ambientais, e mudanças climáticas, como secas, desmatamentos, aquecimento global e poluições provocados em grande parte pela ação humana, temos que tomar medidas, conscientizar e mobilizar pessoas para compreenderem a importância de preservarmos nossas riquezas naturais, como nosso rio Mearim, que banha a cidade de Pedreiras e muitas outras cidades.
Nosso Mearim, possui uma extensão de 930 km, nasce no município de Formosa da Serra Negra e desagua na baia de São Marcos. É nele que acontece o fenômeno denominado pororoca, no município de Ararí/Ma e atrai muitos turistas.
Então, nesta data em que comemoramos o dia do Rio Mearim só temos a conclamar um esforço de todos os cidadãos e cidadãs a que preservem nosso Rio Mearim.
O imponente rio Mearim
Mearim tu és fonte de vida
Relutante e imponente,
Assim desces a banhar
A nossa Princesa querida.
Tuas nascentes e águas correntes
Firmes permanecerão, e ainda que as maltratem
Jamais serão desvanecentes.
Impetuoso continuas a descer
Tuas águas fluem incessantemente
Não queremos que algum dia venhas a desfalecer.
Mearim nossa riqueza
que para tantos já foi inspiração
Preserve-o para nossos filhos
e para a futura geração.
Marcus Krause
Vice-presidente da Academia Pedreirense de Letras
Contatos com o autor
Voltar: http://www.jornalrol.com.br
Facebook: https://facebook.com/JCulturalRol/
- Vernissage de exposição artística - 20 de novembro de 2024
- Renascimento verde - 18 de novembro de 2024
- Mário Mattos, 100 anos de puro talento - 11 de novembro de 2024
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta, revisor de livros e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente o título de Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024