Colunista do ROL, o professor Carlos Cavalheiro obtém o 2º lugar em Concurso Internacional de Poesia
O professor, escritor e historiador Carlos Carvalho Cavalheiro obteve a 2ª Colocação no I Concurso Internacional de Poesia ‘Brasil & Angola – Berço dos poetas: Um tributo ao meu país’, promovido pela FEBACLA (Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes).
O concurso, organizado por Rita de Cássia e Kapa Afonso , com a chancela da FEBACLA, teve como objetivo reunir sonetos, versos livres, e outras criações poéticas, em tributo aos países Brasil e Angola. O objetivo fundamental do tema, é que possa ser estudado pelos literatos e historiadores de forma poética, de acordo com o edital do concurso.
O professor Carlos Carvalho Cavalheiro classificou-se em 2º Lugar com o poema ‘Diamantina‘, uma reflexão poética sobre essa histórica cidade mineira, visitada por ele em agosto deste ano.
Nos versos de Cavalheiro, a cidade de Diamantina é assim descrita:
“Dos becos calçados de pedra, / da serra que sobre ti descortina, /a seresta é o sereno que te cobre / durante a noite, oh Diamantina! / As tuas vielas estreitas / têm um propósito, sem engano, / pois nelas esquecemos o automóvel / para lembrarmo-nos do ser humano. / Em cada parede de taipa / em cada janela, quanta memória! / O passado vive no presente / nosso presente, tua História! / Chica da Silva, Juscelino, tantos outros… / O povo que carrega tal herança / empunha nas mãos um estandarte / no qual se lê o nome Esperança”.
O resultado do certame foi divulgado no dia 1º de novembro. Os vencedores do I Concurso Internacional de Poesia “Brasil & Angola – Berço dos poetas: ‘Um tributo ao meu país’ foram: 1º Lugar: Gustavo Bauer \ SP com o poema ‘Soberana Bandeira’; 2º Lugar: Carlos Carvalho Cavalheiro \ SP, ‘Diamantina’; 3º Lugar: Afonso Antonio Caculo \ Angola, ‘ÁFRICA’; 4º Lugar: Aparecido Elias \ SP, ‘Brasil, berço dos poetas’ e 5º Lugar: Geraldo Trombin \ SP, ‘TerrAmada’.
A premiação será a seguinte: 1ª, 2ª e 3ª colocações: medalha, e certificado de mérito literário; 4ª e 5ª colocações: certificados de menção honrosa. Os 5 melhores textos serão publicados na II ANTOLOGIA FEBACLA DOS ESCRITORES DA LÍNGUA PORTUGUESA gratuitamente, obra em versão impressa com 1 exemplar, em data a ser definida pelos organizadores.
O professor Carlos Carvalho Cavalheiro é professor da rede pública municipal de Porto Feliz e reside em Sorocaba.
Colaborador dos jornais Tribuna das Monções e Jornal Cultural ROL e do Portal Marimba Selutu, de Angola.
É Acadêmico Correspondente da FEBACLA e lançou recentemente os livros ‘O sagrado e o Além Túmulo’ e ‘Sorocabanas, a mulher na História de Sorocaba’.
Voltar: http://www.jornalrol.com.br
Facebook: https://facebook.com/JCulturalRol/
- Organização, gestão do lar e mesa posta - 22 de novembro de 2024
- Vernissage de exposição artística - 20 de novembro de 2024
- Renascimento verde - 18 de novembro de 2024
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente o título de Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024
Parabéns a todos e especialmente ao 1º Lugar: Gustavo Bauer \ SP com o poema ‘Soberana Bandeira’, querido confrade da SOBRAMES / SP. Mércia Lúcia de Melo Neves Chade. SOBRAMES SP.