José Antonio Torres: ‘Nó na garganta’


às 09:00 PM
Quantas vezes pensamos em explodir e nos contemos.
Detesto conflitos.
Eles só pioram a situação que os causou.
Quem nunca sofreu uma injustiça ou maledicência?
Você ama, cuida, se dedica
E é, deploravelmente, desmerecido.
Um ‘gatilho’ está sempre pronto a ser acionado, mas você se controla.
Com o tempo, começa a perceber que as coisas estão mudando dentro de você.
O amor virou coexistência;
O desejo arrefeceu;
O interesse já não é mais o mesmo;
A admiração acabou.
As situações foram acontecendo
E desencadeando, sutilmente, as mudanças dentro de você.
Em momento algum, você ‘explodiu’
E expôs o seu descontentamento, a sua indignação, a sua revolta.
Nesse ponto você já está envenenado.
Fique atento aos sinais e não seja envenenado por ficar com um nó na garganta.
Desate-o!
José Antonio Torres
- Não pertenço a este lugar - 19 de maio de 2025
- Aniversário de um ano no ROL - 13 de maio de 2025
- Escudo do coração - 28 de abril de 2025

Natural do Rio de Janeiro (RJ), é poeta, escritor e militar do Exército – reformado. Autor dos livros Um Mergulho na Alma – Reflexões e Divagações e Casulo & Borboleta. Coautor em diversas Antologias, dentre as quais: Antologia Vivências: Viver é Adaptar-se – Editora Conejo e Antologia Primavera, lançada pela Academia de Letras e Artes pela Paz – ABLAP. Membro de várias Academias de Letras, dentre as quais, Federação Brasileira das Ciências, Letras e Artes – FEBACLA; Academia Hispano-Brasileña de Ciências, Letras y Artes – AHBLA; Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Agraciado com dois Títulos Doutor Honoris Causa em literatura, um pela FEBACLA e outro pela AHBLA. Agraciado com o Título Embaixador Cultural da Paz; Embaixador Cultural Brasil África; Grande Prêmio Internacional de Literatura Luís de Camões; Prêmio Personalidade nos anos de 2022 e 2023 pela Editora Mágico de Oz, além de outros.
Nó na garganta, meu irmão JAT, quem nesta vida não o tem?
Mais uma merecida homenagem,ao
amigo poeta escritor Toni
Parabéns, sábias palavras.
Verdade, quem nunca passou por isso, mas podemos reverter isso de maneira simples, tentando manter um diálogo em que cada parte pode falar o que está lhe causando esse desconforto.
Amigo, como sempre muito sagaz.
Amigo querido José Antonio, belíssimo Poema!
Parabéns! ✍️👏👏👏
Sucesso sempre, você merece!
Bjs.de luz no seu coração!😘❤️
Parabéns por mais esta obra, onde a sensibilidade, mais uma vez se faz presente.
Sabe o nome das homenagens recebidas?
O nome é: MERECIMENTO.
Deus te abençoe.
É isso. É necessário desatar para viver com dignidade e paz.
Assim é, meu amigo Maurício.
Um forte abraço de luz.
Excelente… acho que você se inspirou em mim. 😁
Parabéns mais uma vez meu amigo!E é isso aí mesmo, tem que desatar o nó sempre!!
Adorei!Sejamos sempre calmos e pacientes.Assim atingiremos nossos objetivos.Beijos e muita luz.
Mais uma vez parabéns ao escritor pela abordagem desse assunto que tanta nos incomoda. E realmente, vamos desatar nossos nós para não adoecemos.
As vezes o nó na garganta não da nem chance de uma tomada de decisão. Muitas vezes desatar o nó é como acender o estopim de uma bomba. O estrago pode ser grande. As vezes silenciar e seguir em frente podemos alcançar resultados satisfatórios. Mas tudo vai depender do momento.
Eis a questão meu poeta. Desato ou não desato?
👏👏👏👏
Angelo, o grande problema, representado pelo nó na garganta, é exatamente o represamento de situações que vão se avolumando. Muitas vezes pensamos em explodir, mas acabamos segurando essa explosão. Sejam problemas num relacionamento ou profissional. O perigo é exatamente esse acúmulo de situações que vão tornando esse nó cada vez mais sufocante. O desatar desse nó pode, sim, trazer consequências. A questão é: O que é pior, sufocar ou arcar com as consequências do desatamento? Isso dependerá da visão de cada um.
José Antonio, vc soube expressar com perfeição esse sentimento de ansiedade, angustia, impotência. Parabéns, muito lindo e verdadeiro.
Acho que ficamos assim mesmo, muito bom.
Lindo texto! Parabéns
Oi amigo
Maravilhoso o poema parabéns
Beijo no coração