Irene da Rocha: Crônica ‘Paz’


A paz no mundo é um anseio universal que transcende diferenças culturais, políticas e religiosas. Ela representa um estado de harmonia, onde o respeito, a compreensão e a cooperação entre as pessoas prevalecem, criando uma convivência saudável e justa.
Alcançar a paz exige esforços constantes de diálogo, empatia e justiça, pois conflitos, muitas vezes, surgem da ignorância, do egoísmo ou da desigualdade. Cada um de nós tem um papel importante na construção desse ideal, promovendo a tolerância e o amor em nossas ações diárias.
A paz no mundo não é apenas a ausência de guerra, mas uma condição pela qual todos possam viver com dignidade, liberdade e esperança. Ao cultivarmos esses valores, podemos transformar o mundo em um lugar mais seguro, mais justo e mais feliz para todos.
Irene da Rocha
- Entre a chuva e a luz - 6 de novembro de 2025
- Cicatrizes da guerra - 20 de outubro de 2025
- Reencontro - 2 de outubro de 2025
Natural de Passa Quatro (MG) e residente em Cruzeiro/SP. Formada em contabilidade pela Escola Técnica de Cruzeiro, São Paulo. Cursou Fonoaudiologia pela Faculdade Integradas Teresa D’Ávila-Lorena SP. Pós-graduada em Fonoaudiologia terapêutica. Ação Integrada na UTI Neonatal Dr. Luizi Zucchi 2.000, Curso de Trauma da Face Prof.ª Esther Mandelbaum Gonçalves Bianchini 2001. Participou do IV Congresso Internacional de Fonoaudiologia (São Paulo/2003); Curso Hospitalar Suíça Cantonal de Frauenfeld, prevenção do crescimento crânio facial estética ideal a genética. Zurick ‘Hospital Wagerenhof’. Artista Plástica, com trabalhos no Brasil e exterior. Escritora e poeta. Cofundadora da Academia de Letras e Artes de Cruzeiro (ALAC); Acadêmica da FEBACLA – Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, letras e Artes; Embaixadora Imortal da Paz, pela OMDDH; Acadêmica Internacional Mulheres das Letras Imortal Vitalícia; Acadêmica Internacional de lituratura e Artes Poeta Além dos Tempos – AILAP. Colunista do Jornal Cultural Rol e Sócia Honorária do Rotary Club de Cruzeiro.

