Pietro Costa: Poema ‘Emoriô’*
Guiné e Brasil, laços de cultura,
Ritmos inebriantes, desenvoltura,
Povo amoroso, mútua irmandade,
Tambores sagrados, diversidade.
Acordes de batuque, o canto do griô,
As túnicas estampadas, gumbé, nagô,
Elo de musicalidade, fervor, memória,
Lutas contra sua desigualdade inglória.
Emoriô, meus irmãos, unamos as mãos!!
Pietro Costa
N.E.
* Emoriô. É uma frase em iorubá ‘E mo ri O’, e significa Eu Te Vejo, em referência a Oxalá, uma reverência a este Orixá que guarda plena relação com o Sol, a Lua e o Céu e está associado à criação do mundo e da própria espécie humana.
Griô. Griô ou Mestre(a) é toda pessoa que se reconheça e seja reconhecido(a) pela sua própria comunidade como herdeiro(a) dos saberes e fazeres da tradição oral e que, através do poder da palavra, da oralidade, da corporeidade e da vivência, dialoga, aprende, ensina e torna-se a memória viva e afetiva da tradição oral
Gumbé. Gênero musical que nasceu da junção de alguns ritmos tradicionais da Guiné-Bissau como o Tina, Tinga e Kunderé. O instrumento principal desse ritmo é a cabaça, mas também usam o tambor.
Nagô. Designação de qualquer negro escravizado, comerciado na antiga Costa dos Escravos e que falava o iorubá.
Contatos com o autor
Voltar: http://www.jornalrol.com.br
Facebook: https://facebook.com/JCulturalRol/
- Marota mente - 19 de novembro de 2024
- A Lenda do Sertão - 13 de novembro de 2024
- Arrivederci, Itália! - 4 de novembro de 2024
30.06.1981, Brasília/DF, Brasil. Formado em Direito pela Upis. Pós-graduação lato sensu em Globalização, Justiça e Segurança Humana pela ESMPU em parceria com a Ruhr Universitat de Bochum/Alemanha. Assessor Jurídico de 2ª Instância do MPU. Escritor. Poeta. Comendador. Ativista Cultural. Ex-Presidente da Academia Cruzeirense de Letras (2018-2020, 2020-2022). Membro de Academias Literárias e Entidades Culturais no Brasil e no exterior. Membro da Literarte. Membro VIP da Rede Sem Fronteiras. Membro do IICEM. Chancellor of the Arts – International Arts Committee. Membro da ALSPA. Preceptor do Instituto Baronesa de Ensino e Desenvolvimento Humano. Embaixador da Paz da OMDDH. Dr. Honoris Causa em Literatura, Ciências Jurídicas, Direitos Humanos e Humanidades. Autor de 8 obras literárias (Entre a Caneta e o Papel, 2018; A Rosa dos Ventos, 2019; Juras de Poesia Eterna, 2020; Urbanos, 2020; Lua a Pino, 2021; Autopoiesis, 2022; Nos Labirintos da Palavra, 2022; Sol Ridente, 2023). Coautor de mais de 300 coletâneas. Várias honrarias, prêmios e títulos.
https://www.instagram.com/pietrocosta_poeta/
https://pietrolemoscosta.blogspot.com/