O Mestre de Capoeira Angola Jaime Balbino, conhecido também como Mestre Jaiminho, representará a cidade de Sorocaba no 19º Encontro Internacional de Capoeira Angola que será realizado nos dias 6 a 8 de julho, na cidade de Santos

O Mestre de Capoeira Angola Jaime Balbino, conhecido também como Mestre Jaiminho, representará a cidade de Sorocaba no 19º Encontro Internacional de Capoeira Angola que será realizado nos dias 6 a 8 de julho, na cidade de Santos.
Mestre Jaime é o único sorocabano a participar do evento que é promovido pelo CECA – Centro Esportivo de Capoeira Angola (Academia de João Pequeno de Pastinha), sob a liderança do Mestre Deraldo Ferreira.
A programação do evento conta com Oficinas, Palestras e Rodas de Capoeira Angola.
Esse é um evento voltado exclusivamente para a modalidade de capoeira Angola, segmento que procura manter as raízes negras da capoeira e que se aproxima mais da antiga capoeiragem desenvolvida primeiramente pelos africanos e seus descendentes no Brasil.
Dentre os oficineiros que ministrarão workshops no evento estão o Mestre Lua de Bobó, Mestre Ciro, Mestre Zoinho, Mestra Nani de João Pequeno, todos de Salvador (BA), e também, Mestre Deraldo (que desenvolve o seu trabalho em Boston, nos Estados Unidos), Mestre Fernando de Saubara (BA), Mestre Zequinha (Piracicaba/SP) e Mestre Celio Gomes (Rio de Janeiro).
Mestre Jaime Balbino desenvolve o trabalho exclusivo com Capoeira Angola por meio da Associação Cultural de Capoeira Angola “Bem Brasil”, fundada por ele em 2004. Discípulo da linhagem do afamado Mestre Gato Preto (“Berimbau de Ouro”), atualmente Mestre Jaime vincula-se à Mestre Zé Baiano. Desenvolve um trabalho social com a capoeira angola, ministrando o ensino gratuito a crianças, realizando oficinas junto ao CRAS e à Fundação Casa. No primeiro semestre de 2018 realizou um trabalho de ensino de defesa pessoal para mulheres, baseado nos golpes da capoeira, como ação de combate à violência contra a mulher. Esse trabalho, idealizado por Carlos Carvalho Cavalheiro, foi desenvolvido por Mestre Jaime com a contribuição do contra-mestre Sapo (Anderson) e do capoeira Luiz Henrique de Souza e teve o seu “piloto” junto com o Coletivo Rosa Lilás.
O 19º Encontro Internacional de Capoeira Angola será realizado no Centro Comunitário São Judas Tadeu – Rua Napoleão Lauriano, nº 89 – Marapé – Santos / SP. A entrada é franca.
Os eventos ocorrem às 16 horas. O Encontro tem o apoio cultural do Centro Comunitário São Judas Tadeu.
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia - ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda - Angola - NALA, e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil - AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre vários titulos: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, Pesquisador em Artes e Literatura; Pela Academia de Letras de São Pedro da Aldeia, o Título Imortal Monumento Cultural e Título Honra Acadêmica, pela categoria Cultura Nacional e Belas Artes; Prêmio Cidadão de Ouro 2024, concedido por Laude Kämpos. Pelo Movimento Cultivista Brasileiro, o Prêmio Incentivador da Arte e da Cultura,

Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola – NALA, e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre vários titulos: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, Pesquisador em Artes e Literatura; Pela Academia de Letras de São Pedro da Aldeia, o Título Imortal Monumento Cultural e Título Honra Acadêmica, pela categoria Cultura Nacional e Belas Artes; Prêmio Cidadão de Ouro 2024, concedido por Laude Kämpos. Pelo Movimento Cultivista Brasileiro, o Prêmio Incentivador da Arte e da Cultura,
Curtir isso:
Curtir Carregando...
Relacionado