A premiação vai acontecer em sessão solene da FEBACLA marcada para o dia 29 de novembro, às 16h, na Fundação Municipal de Niterói/RJ
Os primeiros colocados, tanto na categoria Verso quanto na categoria Prosa, vão receber troféus e certificados. Os segundos e terceiros colocados, nas duas categorias, terão direito a medalhas e certificados. Já os 4º, 5º e 6º colocados, em verso e prosa, vão receber menções honrosas.
A premiação vai acontecer em sessão solene da FEBACLA marcada para o dia 29 de novembro, às 16h, na Fundação Municipal de Niterói/RJ, que fica situada na Rua Visconde de Uruguai, 414, no centro da mesma cidade. Mais informações no e-mail: febacla.artes.
“A 2ª edição do prêmio superou todas as expectativas, tanto em número de participantes inscritos quanto em termos de qualidade literária”, afirmou Almir Zarfeg, presidente da ATL e responsável pela Comissão Organizadora do certame literário.
Na categoria Verso, venceram Roseli Schutel Silva Portinari (1º lugar) com “Gosto”; Josafá de Orós (2º lugar) com “Lá vai Cora”; e Carlos Carvalho Cavalheiro (3º lugar) com “Maturidade”. As menções honrosas foram para Daniella Peneluppi (4º lugar) com “Bem imaterial”; Rômulo César Melo (5º lugar) com “Ecocardiograma”; e Edna Regina da Silva Queiroz (6º lugar) com “Vida”.
Na categoria Prosa, venceram Antonio Gilberto Portes (1º lugar) com “A luz e a escuridão”; Regina Ruth Rincon Caires (2º lugar) com “Retrato de um casamento”; e Jaine Godinho Scheffer (3º lugar) com “Torta de amoras”. As menções honrosas foram para Sonia Rosseto (4º lugar) com “O anel da mulher de Cabral”; Ailse Therezinha Cypreste Romanelli (5º lugar) com “Lenda”; e Coracy Teixeira Bessa (6º lugar) com “Os ventos de Zanzibar”.
“Estamos preparando uma cerimônia de premiação linda e inesquecível, para fechar com chave de ouro mais uma edição do nosso prêmio”, prometeu o presidente da FEBACLA, Dom Alexandre Carvalho.
As Comissões Julgadoras da 2ª edição do Prêmio Febacla de Criação foram compostas por imortais da ATL. Categoria Verso: Almir Zarfeg (presidente), Ademar Bogo, Armando Azevedo, Cássia Oz, Cristhiane Ferreguett, Erivan Santana e Marcus Aurelius. Categoria Prosa: Almir Zarfeg (presidente), Edinar Cerqueira, Elias Botelho, Fabiana Pinto, Gisele Ellen, João Carlos Oliveira e Patrícia Brito.
- Organização, gestão do lar e mesa posta - 22 de novembro de 2024
- Vernissage de exposição artística - 20 de novembro de 2024
- Renascimento verde - 18 de novembro de 2024
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta, revisor de livros e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente o título de Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024