A cerimônia contou com premiação e homenagens
No dia 25 de outubro, no salão ‘Salvadora Lopes Peres’, da Câmara Municipal de Sorocaba, e com o apoio do vereador Renan Santos, a Associação Criança Feliz de Sorocaba promoveu o encerramento do projeto ‘Semeando Emoções e Colhendo Poesias’, com a premiação das poesias vencedoras.
O projeto, apresentado e aprovado pelo CONDECA – Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente se constituiu numa Oficina de Poesias, ministrada a crianças e adolescentes na faixa de 6 a 18 anos, atendidos pela Associação, sob orientação de uma equipe formada pelo poeta Gonçalves Viana e as Educadoras Sociais Josiane Reis e Ingrid Toledo.
Como resultado da oficina, foi produzido o livro título do projeto (‘Semeando Emoção e Colhendo Poesias’).
A cerimônia de premiação – conduzida pelo editor do ROL Sergio Diniz da Costa – contou com um público expressivo, formado por crianças e adolescentes participantes do projeto, juntamente com seus pais e amigos, bem como foi prestigiada pelo Secretário da Igualdade e Assistência Social Paulo Henrique Soranz, representando a prefeita Jaqueline Coutinho e pela Gestora de Desenvolvimento Educacional, Leila Regina Chinelatto, representando o Secretário de Educação Wanderlei Acca.
Integraram a Mesa (principal e estendida): vereador Renan Santos; Robson José Candiani Mota, representante do CONDECA; João Cezar Terenciano, vice-presidente da Associação Criança Feliz de Sorocaba; Gonçalves Viana, ministrante da oficina; Paulo Henrique Soranz, Secretário da Igualdade e Assistência Social; Leila Regina Chinelatto, Gestora de Desenvolvimento Educacional; Ronomarcos Zinkoski, Diretor Administrativo Financeiro da Associação Criança Feliz de Sorocaba e Rosana Martinez, membro do Conselho Fiscal da Associação Criança Feliz de Sorocaba.
Composta a Mesa, a palavra foi passada ao vereador Renan Santos, para a saudação inicial aos presentes e para a entrega de Votos de Congratulações à Associação Criança Feliz de Sorocaba, ao representante do CONDECA e ao poeta-oficineiro Gonçalves Viana.
Após o uso da palavra, concedida a todos os integrantes da Mesa, houve as declamações das poesias vencedoras e das Menções Honrosas, entremeadas com apresentações musicais, por parte das crianças e dos adolescentes, sob a regência da Educadora Aurinéia Miranda.
Nesse momento, todos os participantes do projeto e os componentes da Mesa receberam exemplares do livro e mimos e foi tirada a foto oficial da cerimônia.
Coroando o final da cerimônia, a Associação Criança Feliz de Sorocaba homenageou o poeta Gonçalves Viana, por meio de Ewerton Oliveira, mais conhecido como E.W.E., membro do grupo Ritmo Preto e do Coletivo contraproposta, que apresentou a música autoral Mais um Criolo, das educadoras Ingrid Toledo e Josiane Reis, com declamação de poesia e entrega de uma lembrança representativa do projeto e do vice-presidente da Associação, João Cezar Terenciano, que entregou um mimo ao poeta.
Abaixo, momentos da cerimônia:
O público presente: crianças, adolescentes, pais, amigos e autoridades
A saudação inicial do vereador Renan Santos
Entrega do Voto de Congratulações à diretoria da Associação Criança Feliz de Sorocaba
Entrega do Voto de Congratulações ao representante do CONDECA, Robson José Candiani Mota
Entrega do Voto de Congratulações ao poeta Gonçalves Viana
Os membros da Mesa fazem uso da palavra
Na ordem das fotos: Robson José Candiani Mota, João Cezar Terenciano, Gonçalves Viana, Leila Regina Chinelato e Ronomarcos Zinkoski
Os vencedores
1º Lugar: Lavínia Andreza Pedroso
2º Lugar: Eliel Aguiar Souza Bezerra
3º Lugar: Tiago Aquino Gomes Júnior
A homenagem o poeta Gonçalves Viana
Ewerton Oliveira (E.W.E.)
- Vernissage de exposição artística - 20 de novembro de 2024
- Renascimento verde - 18 de novembro de 2024
- Mário Mattos, 100 anos de puro talento - 11 de novembro de 2024
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta, revisor de livros e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente o título de Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024