Na cidade de Camaçari – BA, um projeto de cunho social e cultural foi iniciado há 9 anos e tem dado frutos. Mas, ainda há muito por ser feito!
Na cidade de Camaçari – BA, o projeto Projeto ‘APTI – Artes Para Todas As Idades‘ está completando 9 anos. É um projeto de cunho social e cultural que tem dado bons frutos, mas ainda há muito mais por ser feito.
Segundo o artista plástico Nilson Carvalho, idealizador do projeto, a ideia nasceu há nove anos, diante da necessidade de se diminuir a carência da população local nos grupos da infância à terceira idade, oferecendo meios capazes de resultar em uma grande mudança de comportamento.
As diretrizes básicas iniciais do projeto eram bem abrangentes, envolvendo as artes, artesanatos, danças, capoeira e assistência material a famílias carentes, com cestas básicas.
A APTI realiza um trabalho de horta, o plantio da palmeira imperial, pé de camaçari e as crianças aprendem a lidar com a terra, pois, segundo Nilson, é uma forma de elas aprenderem a respeitar o meio ambiente.
O projeto tem contado com o apoio do cantor e compositor Juninho Alves, da Rádio Caixola FM, de Pernambuco, da TV Channel Network, na pessoas do jornalista Ale Abdo, da poetisa e colunista do ROL, Sandra Albuquerque, do Rio de Janeiro (que, inclusive, teve seu nome dado à biblioteca do projeto), vereadores da cidade de Camaçari, e pessoas de fora do estado e do Brasil.
Atualmente, está sendo construído o berçário para as mães que estão participando de cursos do projeto, para que elas possam ter um lugar para deixar os bebês.
Uma das formas encontradas por Nilson Carvalho para prosseguir com os objetivos do projeto é oferendo rifas, denominadas de Coco Solidário.
E você, leitor do Jornal ROL, está convidado a aderir a este projeto, pois o ROL, em sua ‘Cruzada pela Cultura Nacional’, apoia todas as iniciativas que visem disseminar a cultura, como alimento etéreo, bem como o apoio material, a fim de que projetos como da APTI- Artes Para Todas as Idades possam levar condignamente a termo seu altíssimo propósito social e cultural!
(Sergio Diniz – Editor)
- Vernissage de exposição artística - 20 de novembro de 2024
- Renascimento verde - 18 de novembro de 2024
- Mário Mattos, 100 anos de puro talento - 11 de novembro de 2024
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta, revisor de livros e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente o título de Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024