novembro 21, 2024
A força dos ipês: mais que uma reparação
O reconhecimento que não alimenta professores…
Conversa de bêbados
Membrana, de Maurício Limeira
Vernissage de exposição artística
Dia da Bandeira
Marota mente
Últimas Notícias
A força dos ipês: mais que uma reparação O reconhecimento que não alimenta professores… Conversa de bêbados Membrana, de Maurício Limeira Vernissage de exposição artística Dia da Bandeira Marota mente

Artista de Sorocaba leva espetáculo para Cuiabá nesta semana

image_pdfimage_print

O projeto de Samir Jaime (palhaço Berinjela Trakinas) foi contemplado pelo edital Funarte

Depois de dois anos em isolamento social devido à pandemia da covid-19, o espetáculo “O Grande pequeno circo do Berinjela”, vai às ruas de Cuiabá-MT nos dias 11,12,13 e 14 de fevereiro, para uma circulação de três apresentações e uma oficina, com o artista residente de Sorocaba, Samir Jaime, intérprete do palhaço Berinjela Trakinas. O projeto foi contemplado no edital Funarte (Fundação Nacional de Artes) Circulação das Artes – Edição Centro-Oeste 2021.

Com bases no circo-teatro e na “camelôturgia” da arte de rua, a pesquisa do “O Grande pequeno circo do Berinjela” se desenha na busca de um palhaço tipicamente brasileiro, que apresenta números e situações que não se baseiam na habilidade física, mas sim na interação com o público, criando um jogo de cena onde o palhaço conduz o imaginário do espectador.

De acordo com o Samir Jaime (palhaço Berinjela Trakinas), o espetáculo busca inspiração nos artistas itinerantes que circulavam pelos interiores do país, buscando sempre uma grande proximidade com a plateia, tendo a mesma como grande aliada na construção da sua dramaturgia. Além disso, agora o espetáculo conta com interpretação simultânea de Libras, diferencial que o artista colocou como prioridade para tornar a sua arte mais acessível.

“A minha renda vem exclusivamente da minha arte, e durante a pandemia vivi uma fase desafiadora e delicada; nós artistas dependemos disso para sobreviver, então voltar às ruas com o incentivo de um edital tão importante como o da Funarte é poder renovar as forças e continuar resistindo para que a arte alcance cada vez mais pessoas”, relata Samir que já passou com seu espetáculo por diversos estados do Brasil, como Ceará, Rio de Janeiro, Bahia, Piauí e Santa Catarina, mas que ficou longe das ruas nos últimos dois anos por conta das medidas de segurança da pandemia.

Pela primeira vez em Cuiabá-MT, o intérprete do palhaço Berinjela está ansioso, animado e promete levar muita energia para o público. “Sempre quis conhecer Cuiabá e quando surgiu a oportunidade de inscrever o projeto, a primeira cidade que pensei foi lá, estou contando os dias”, comenta.

As apresentações serão em parques públicos de Cuiabá, com a primeira apresentação marcada para o dia 11/02, às 18h, no Parque Tia Nair, no dia 12/02, às 16h30, no Parque Estadual Mãe Bonifácia e por fim, no dia 13/02, às 17h, no Parque das Águas. E no dia 14/02, o artista ministrará uma oficina de Experimentos da Palhaçaria no Ponto de Cultura Em Cena – Escola Livre de Palhaços de Mato Grosso.

O espetáculo tem direção e atuação de Samir Jaime, operação de som de Celso Stefano e interpretação simultânea de libras, feita pelo intérprete, João Mendes.

Veronica Moreira
Últimos posts por Veronica Moreira (exibir todos)
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Pular para o conteúdo