O Voto de Congratulações foi concedido em homenagem aos 11 anos de existência da Casa de España
A Câmara Municipal de Sorocaba prestou homenagem, com Voto de Congratulações, à Casa de España Don Felipe II, pelos 11 anos de sua fundação, completados no dia 17 de outubro.
Representando a entidade, estiveram presentes seu presidente, Marcos Antonio Hernandes Rodrigues, juntamente com Fabrício Cordeiro Dantas – Institucional da Diretoria, Adriana Antunes Crovre e Maria Jucileide Guerra Silva
A Casa de España Don Felipe II, de Sorocaba, foi fundada em 2007 com o intuito de resgatar a história de um povo que marcou Sorocaba e região com sua garra, alegria, solidariedade e muito trabalho. Objetiva preservar e transmitir às novas gerações e às pessoas em geral, o patrimônio que o imigrante espanhol deixou.
Os espanhóis e seus descendentes representam um grande percentual de nossa comunidade e o olhar da Casa de España não se restringe apenas a seus descendentes, mas se estende a toda a comunidade sorocabana, pois entende que a cultura, o conhecimento e as oportunidades não têm fronteiras. Assim como os espanhóis foram tão bem recebidos em nossa cidade, a Casa de España deseja retribuir aos sorocabanos, o muito que fizeram pela cidade.
A Casa de España objetiva a criação de cursos e elaboração de projetos culturais e sociais que atendam aos anseios não só dos descendentes dos espanhóis, mas também de toda a comunidade sorocabana.
A atual Diretoria tem a seguinte composição:
Marcos Antonio Hernandes Rodrigues – Presidente
Alessandro Cleiton Moreno Castanho – Vice-Presidente
Alex Robison Moreno – Tesoureiro
José Carlos Rodrigues – Segundo Tesoureiro
Edson Sotto Moreno – Jurídico
José Antonio Maldonado – Cultural
Claudia Moro – Cursos
Rosangela Benito – Secretária
Cibele Catarina Sanches – Segunda Secretária
Fabrício Cordeiro Dantas – Institucional
- Troféu Mulher de Pedra 2025 - 6 de dezembro de 2025
- O mistério da rua sem saída - 5 de dezembro de 2025
- Uma noite inesquecível em Manhuaçu! - 3 de dezembro de 2025
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola – NALA, e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre vários titulos: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, Pesquisador em Artes e Literatura; Pela Academia de Letras de São Pedro da Aldeia, o Título Imortal Monumento Cultural e Título Honra Acadêmica, pela categoria Cultura Nacional e Belas Artes; Prêmio Cidadão de Ouro 2024, concedido por Laude Kämpos. Pelo Movimento Cultivista Brasileiro, o Prêmio Incentivador da Arte e da Cultura,


