Arquivo Público recebe importante doação
Na última terça-feira o Arquivo Público Municipal “Sérgio Buarque de Holanda” recebeu a doação de um exemplar do livro “Biografia de uma Escola – História do Ginásio Estadual ‘Monsenhor Seckler’ de Porto Feliz” do ano de 1957, escrito por Mário Pires.
O exemplar foi adquirido do colecionador Gilberto Fernando Tenor, de Sorocaba. Ao saber da venda do livro o professor Carlos Carvalho Cavalheiro mobilizou pelas redes sociais uma campanha entre amigos para aquisição e doação para o Arquivo Público.
Dessa forma, colaboraram para a cotização, além do professor Carlos, Daniel Piasentin, Guilherme Iversen, Ivan Vagner Marcon e Willians Boves.
Apesar do Arquivo já possuir um exemplar do livro, o grupo achou por bem adquirir mais esse, de maneira a garantir a preservação da informação por mais tempo. “Um historiador de Sorocaba, Aluísio de Almeida, dizia sobre livros que quem tem um exemplar, não tem nenhum. Isso porque o livro pode se perder, pode ocorrer um acidente, o exemplar pode se estragar. Quando há mais exemplares, esses riscos diminuem. Foi com esse espírito que adquirimos e doamos o livro para o Arquivo Público”, disse Carlos Carvalho Cavalheiro.
A obra foi recebida pela arquivista Janaína Souza Piva Mancio que agradeceu nas redes sociais a doação feita.
Esta não é a primeira vez que um grupo de interessados se mobiliza para trazer para a cidade documentos e livros que lhe dizem respeito. No começo deste ano, o mesmo grupo, acrescido de mais outras pessoas, se mobilizou para adquirir um documento manuscrito original produzido pelo professor Pedro Fernandes em 1918. O manuscrito, que ainda se encontra em mãos do pesquisador Eugênio Motta Neto, deverá ser entregue em breve como doação para o Arquivo Público.
- O admirável mundo de João de Camargo - 2 de maio de 2024
- No palco feminista - 26 de dezembro de 2023
- Um país sem cultura é um corpo sem alma - 9 de agosto de 2023
Natural de São Paulo (SP, atualmente reside em Sorocaba. É professor de História da rede pública municipal de Porto Feliz (SP). Licenciado em História e em Pedagogia, Bacharel em Teologia e Mestre em Educação (UFSCar, campus Sorocaba). Historiador, escritor, poeta, documentarista e pesquisador de cultura popular paulista. Autor de mais de duas dezenas de livros, dentre os quais se destacam: ‘Folclore em Sorocaba’, ‘Salvadora!’, ‘Scenas da Escravidão, ‘Memória Operária’, ‘André no Céu’, ‘Entre o Sereno e os Teares’ e ‘Vadios e Imorais’. Em fevereiro de 2019, recebeu as seguintes honrarias: Título de Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça e Medalha Notório Saber Cultural, outorgados pela FEBACLA – Federação dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes e o Título Defensor Perpétuo do Patrimônio e da Memória de Sorocaba, outorgado pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos. É idealizador e organizador da FLAUS – Feira do Livro dos Autores Sorocabanos