FEBACLA: Uma década em prol do Brasil, destacando-se, entre outras finalidades, o estímulo e a promoção da cultura, das ciências sociais e das artes, e a valorização do Idioma e das Letras
Nestes 25 de abril de 2022 a FEBACLA – Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes comemora 10 anos de fundação. Uma década a serviço da Ciências, das Letras e das Artes, valorizando seres humanos que estão passando por este plano terreno e deixando pegadas de luz, por meio da inteligência, em prol do progresso, da solidariedade, em favor das causas sociais e do talento, da sensibilidade, em benefício da iluminação humana.
Sob a presidência de S.A.R.I. Príncipe Dom Alexandre da Silva Camêlo Rurikovich Carvalho, a FEBACLA é uma Associação civil de direito privado, apartidária, medalhística, sem finalidades econômicas e sem fins lucrativos e de natureza cultural, mantida juridicamente pela Associação Cultural Internacional de Ciências, Letras e Artes, instituição fundada em 24 de maio de 2006.
A FEBACLA foi idealizada com base nas diretrizes históricas da FALB (Federação das Academias de Letras do Brasil – fundada em 1936), tendo a sua fundação estabelecida em 25 de Abril de 2012 conforme Decreto Presidencial nº 0425/2012, em solenidade acadêmica conjunta com a ANBA (Academia Niteroiense de Belas Artes) realizada na 16ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB/Niterói e confirmada segundo aval de aceitação como Federação Institucional pela FALARJ (Federação das Academias de Letras e Artes do Estado do Rio de Janeiro), em solenidade realizada em 10 de maio de 2013.
A FEBACLA tem sede e foro jurídico na Cidade de Nova Iguaçu – RJ, com duração por tempo indeterminado.
A FEBACLA não sedia e nem admite em seu âmbito discussões ou disputas de caráter político, doutrinário ou religioso e nem discriminações de raça ou sexo.
A Cidade de Niterói – RJ foi escolhida como Sede Histórica e Cultural da FEBACLA, através das parcerias com as instituições históricas, culturais e acadêmicas desta belíssima Cidade.
A FEBACLA TEM AS SEGUINTES FINALIDADES:
I – Estimular e promover a cultura, as ciências sociais e as artes, a valorização do Idioma e as Letras;
II – Contribuir para a preservação da memória dos vultos que se distinguiram na história literária Internacional;
III – defender o patrimônio cultural, em especial no tocante aos acervos literários, artísticos, estéticos, científicos, históricos, turísticos e paisagísticos;
IV – Apoiar iniciativas e eventos literário cultural e entidades voltadas para o desenvolvimento das publicações literárias e artísticas, a memória e a história Brasileira;
V – Homenagear através de cerimônias de outorga de medalhas:
- a) – Os cidadãos e instituições que por virtudes patrióticas difundem e mantêm o culto dos feitos gloriosos dos civis e militares da nação brasileira e do exterior;
- b) – Os cidadãos e instituições que se destacaram em suas respectivas áreas profissionais;
- c) – Os cidadãos e instituições que tenham se destacado em relevantes contribuições a cultura brasileira;
- d) – Os cidadãos e instituições que se destacaram pelos seus atos morais, sociais e patrióticos, para o engrandecimento do Brasil.
VI – Prestar assessoria e consultoria, sempre que solicitado, e opinar sobre questões relacionadas com a cultura, as artes, as ciências sociais e a história no Brasil;
VII – Fomentar a cooperação e o intercâmbio entre academias e entidades congêneres; e
VIII – Promover concursos literários, salão de artes plásticas e antologias.
Para a consecução de seus objetivos a FEBACLA, poderá estabelecer convênios, acordos ou protocolos de intenções e parcerias com organizações públicas ou particulares, academias, fundações, federações, conselhos, associações, universidades e outras entidades congêneres, observados os dispositivos legais, estatutários e éticos.
A FEBACLA poderá fundar, criar, manter e filiar em seu sodalício instituições culturais e acadêmicas ligadas às Ciências, Letras e Artes.
A FEBACLA é constituída de 5 (cinco) graus de acadêmicos que serão admitidos conforme as resoluções e decretos da Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes, dentro das seguintes categorias e quantidades:
I – Acadêmicos Beneméritos e Efetivos, com Patrono, 15 (quinze)
II – Acadêmicos Imortais Internacionais, com Patrono, com número ilimitado;
III – Acadêmicos Nacionais de Grande Honra, com Patrono, 100 (cem);
IV – Acadêmicos Correspondentes, sem Patrono, com número ilimitado;
V – Acadêmicos Honorários, sem Patrono, com número ilimitado.
A FEBACLA é presidida por Dom Alexandre da Silva Camêlo Rurikovich Carvalho, Jornalista, Escritor, Pesquisador, Doutor em Filosofia Univérsica, Ph.I – Philosophos Immortalem/ALB, Doutor em Teologia, Diretor e Produtor Cultural Príncipe Soberano da Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente, Guardião e Moderador do Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, Diretor do Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, Presidente da Associação Cultural Internacional de Ciências, Letras e Artes, Presidente da Academia de Letras do Brasil – Seccional de Nova Iguaçu-RJ e Grão-Chanceler Internacional da Organização Mundial dos Defensores dos Direitos Humanos.
Fonte: Estatuto FEBACLA
- Vernissage de exposição artística - 20 de novembro de 2024
- Renascimento verde - 18 de novembro de 2024
- Mário Mattos, 100 anos de puro talento - 11 de novembro de 2024
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta, revisor de livros e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente o título de Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024