Meraki significa em grego: “Fazer com a alma, fazer de coração, colocar parte de si em algo que está a fazer”
Em 2017, inspirada pela educação integrativa, as portas do Instituto Casa Viva Meraki foram abertas, como um lugar que visa proporcionar, por meio da arte e da cultura, um espaço inclusivo de acolhimento que desperte o autoconhecimento, melhorando a relação do indivíduo consigo, com o outro e com o ambiente.
O Espaço Casa Viva Meraki oferece atividades artísticas e culturais tais como: oficinas de teatro, culinária, horta, consciência ambiental, contação de histórias, capoeira e musicalização, jogos, brincadeiras e artes manuais para crianças, jovens, adultos e idosos.
Além das oficinas, a Casa produz e realiza festivais, eventos e saraus culturais em parceria com artistas, produtores e projetos sociais de Caratinga e região. Dentre os projetos que atuou se destacam: Projeto Sementes- aprovado no 1º Edital Doce da Fundação Renova, Festival Cultural Meraki “Nossas Origens” e Vivência Cultural Meraki (aprovados na Aldir Blanc- MG), Projeto “Era uma Voz” junto ao Instituto Abrapalavra de BH e Festival Arteiros. Em 2021, recebeu uma moção de aplausos da prefeitura de Caratinga em reconhecimento aos trabalhos socioculturais desenvolvidos no município.
No mês de agosto a Casa completa 5 anos de existência e resistência, com importantes projetos sendo realizados nesse segundo semestre de 2022.
- Meu cupido - 14 de novembro de 2024
- Chuva que acalma - 28 de outubro de 2024
- O amor que ficou - 10 de outubro de 2024
Verônica Kelly Moreira Coelho, natural de Caratinga/ MG, é mais conhecida no meio cultural e acadêmico como Verônica Moreira. Autora dos livros ‘Jardim das Amoreiras’ e ‘Vekinha Em… O Mistério do Coco’. Baronesa da Augustissima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente. Acadêmica Internacional e Comendadora da FEBACLA – Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências Letras e Artes e Delegada Cultural. Acadêmica Correspondente da ACL- Academia Cruzeirense de Letras. Acadêmica da ACL- Academia Caxambuense de letras. Acadêmica Internacional da AILB. Acadêmica Efetiva da ACL- Academia Caratinguense de Letras. Acadêmica Fundadora da AICLAB e Diretora de Cultura. Embaixadora da paz pela OMDDH. Editora Setorial de Eventos e colunista do Jornal Cultural ROL e colunista da Revista Internacional The Bard. Coautora de várias antologias e coorganizadora das seguintes antologias: homenagem ao Bicentenário do romancista e filosofo russo Fiódor Dostoiévski, Tributo aos Grandes Nomes da Literatura Universal e Antologia ROLiana. Instagram: @baronesa.veronicamoreira