Com o tema “Raízes – Arte, Existência e Nossa Latinidade”, o FIT BH é um dos importantes eventos dedicados às artes cênicas da América Latina, recebendo grupos e artistas de relevância em sua programação
A Prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com o Instituto Odeon, torna público e convida artistas, grupos e coletivos, pessoas físicas e jurídicas, a apresentarem suas propostas para integrarem a programação da 15ª Edição do Festival Internacional de Teatro Palco e Rua de Belo Horizonte – FIT BH 2022. O Festival está previsto para ocorrer, presencialmente, entre os dias 05 e 11 de novembro nos teatros, ruas e espaços alternativos da cidade. O FIT BH, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, faz parte do calendário oficial da capital mineira e é responsável por inserir Belo Horizonte na rota e na agenda dos grandes encontros de grupos e artistas do nosso país. Além disso, o festival fomenta a rica e diversa cena local ao garantir espaço de relevância aos artistas e coletivos locais. Nessa edição, a produção teatral de Belo Horizonte e da RMBH terá enorme prestígio, como forma de estímulo aos artistas e cadeia produtiva local, com a maioria dos espetáculos da programação selecionados a partir de Chamamento Público exclusivo às produções de BH e Região Metropolitana.
Os artistas locais interessados em participar da programação do 15º Festival Internacional de Teatro, Palco e Rua de Belo Horizonte – FIT BH deverão realizar suas inscrições entre os dias 23 de agosto e 05 de setembro no portal Belo Horizonte (www.portalbelohorizonte.com.
O tema da edição do FIT BH 2022 é “Raízes – Arte, Existência e Nossa Latinidade”. A curadoria é de Marcos Alexandre, Yara de Novaes e Andreia Duarte Figueiredo.
A Secretária Municipal de Cultura, Eliane Parreiras, celebra a retomada da realização presencial do FIT BH, iniciativa de destaque da política pública cultural desenvolvida pelo município. “A edição de 2022 do FIT privilegia a produção artística da cena local, a partir da nossa identidade, de nossas raízes, história e ancestralidade. Fruto de muitos diálogos com a classe artística, coletivos e realizadores locais ao longo dos últimos anos, a ênfase no fomento à produção artística de Belo Horizonte para essa edição é destaque e importante política pública da cultura da cidade. Convidamos a população a fruir de toda essa diversidade reunida em uma programação ampla e gratuita”, comemora a Secretária.
A presidente da Fundação Municipal de Cultura, Luciana Féres, destaca a relevância do Festival para a cultura não só de Belo Horizonte, mas também de Minas Gerais, do Brasil e da América Latina. “O FIT BH é um dos mais relevantes festivais teatrais internacionais do país, sendo responsável por proporcionar a circulação e o intercâmbio cultural entre o teatro mineiro, brasileiro e de diversos países. Nesta edição, retomamos a ocupação dos espaços públicos da cidade depois de um longo período de reclusão em função da pandemia. Com uma programação que privilegia a diversidade, seguimos oferecendo à população espetáculos de grande qualidade artística que, além de valorizar e difundir as artes cênicas, promovem atividades formativas e reflexivas”, destaca a presidente.
Inscrições para o FIT BH 2022
As inscrições deverão ser feitas entre os dias 23 de agosto e 05 de setembro no portal Belo Horizonte (www.portalbelohorizonte.com.
Pessoas físicas e jurídicas podem cadastrar até três (03) propostas artísticas e/ou culturais para a seleção de no máximo 01 (uma) proposta. Cooperativas de artistas poderão cadastrar no máximo 05 (cinco) propostas para serem contempladas o máximo de (03) três proposições.
O FIT BH 2022 irá selecionar no mínimo 12 (doze) espetáculos, com até 02 (duas) apresentações cada. Serão aceitas propostas da área de Artes Cênicas (Preferencialmente Teatro e Performances Teatrais).
As dúvidas devem ser encaminhadas para o e-mail: contatofitbh@institutoodeon.
Histórico
Realizado pela primeira vez em 1994, o FIT BH alcançou, desde a primeira edição, uma excelente recepção junto à população belo-horizontina, indo ao encontro à forte vocação da cidade para o teatro de grupo e a experimentação artística. Sua importância para o cenário cultural da cidade foi reconhecida e, em 31 de janeiro de 2008, por meio da Lei 9.517, o festival foi instituído como evento oficial, passando a ser realizado bienalmente pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura.
O Festival já trouxe a Belo Horizonte grupos e artistas de 45 países diferentes, contemplando produções de todos os continentes. Consolidado como um dos mais importantes festivais internacionais de teatro do país, valorizando a difusão, a formação, a reflexão e o intercâmbio culturais. O Festival não pôde ser realizado em 2020 em razão da pandemia de Covid-19. Sua retomada faz parte das políticas públicas que estão sendo implementadas para garantir o fomento e a fruição dos trabalhos artísticos, além de contribuir para impulsionar a reestruturação da economia da cultura da cidade.
Para o FIT BH 2022, a Prefeitura terá como parceiro realizador o Instituto Odeon, selecionado por meio de chamamento público, que terá como parceiro na produção a Rubim Produções, empresa com extensa trajetória na área de artes cênicas.
Serviço:
Festival Internacional de Teatro, Palco e Rua de Belo Horizonte – FIT BH, recebe inscrições para interessados em integrar programação da 15ª edição.
Inscrições de 23 de agosto e 05 de setembro pelo site: www.portalbelohorizonte.com.
15º Festival Internacional de Teatro, Palco e Rua de Belo Horizonte – FIT BH
Realização do evento: De 05 a 11 de novembro.
- Meu cupido - 14 de novembro de 2024
- Chuva que acalma - 28 de outubro de 2024
- O amor que ficou - 10 de outubro de 2024
Verônica Kelly Moreira Coelho, natural de Caratinga/ MG, é mais conhecida no meio cultural e acadêmico como Verônica Moreira. Autora dos livros ‘Jardim das Amoreiras’ e ‘Vekinha Em… O Mistério do Coco’. Baronesa da Augustissima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente. Acadêmica Internacional e Comendadora da FEBACLA – Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências Letras e Artes e Delegada Cultural. Acadêmica Correspondente da ACL- Academia Cruzeirense de Letras. Acadêmica da ACL- Academia Caxambuense de letras. Acadêmica Internacional da AILB. Acadêmica Efetiva da ACL- Academia Caratinguense de Letras. Acadêmica Fundadora da AICLAB e Diretora de Cultura. Embaixadora da paz pela OMDDH. Editora Setorial de Eventos e colunista do Jornal Cultural ROL e colunista da Revista Internacional The Bard. Coautora de várias antologias e coorganizadora das seguintes antologias: homenagem ao Bicentenário do romancista e filosofo russo Fiódor Dostoiévski, Tributo aos Grandes Nomes da Literatura Universal e Antologia ROLiana. Instagram: @baronesa.veronicamoreira