Promovida pela Numen Produtora, iniciativa tem objetivo de estimular a relação das participantes com as diferentes representações sociais das mulheres
O projeto Mulheres em Foco ensina técnicas de fotografia para moradoras de Teresina (PI), com o objetivo de buscar a valorização do olhar das mulheres sobre a condição social feminina e oferecer acesso gratuito a essa arte.
A iniciativa promove uma oficina de fotografia, uma palestra e um evento de encerramento para 1.300 pessoas, com a exposição das fotografias das alunas, música, rodas de conversa e de dança, bem como outras intervenções artísticas.
A oficina oferece 140 vagas para mulheres a partir de 14 anos, interessadas em fotografia, causas sociais da região e profissionalização artística. As inscrições são gratuitas e acontecem até o dia 21 de outubro por meio deste link aqui..
O único pré-requisito para se inscrever é ter disponibilidade para assistir às aulas, que acontecem presencialmente de 24 de outubro a 10 de novembro de 2022, de segunda a sexta-feira, no Museu do Piauí (R. Areolino de Abreu, 900 – Centro Sul) e no Memorial Esperança Garcia (Av. Miguel Rosa, 3400 – ANEXO 001 – Centro Sul). Serão quatro turmas com 35 participantes cada.
Ainda durante o período de inscrição, o projeto Mulheres em Foco realiza a palestra “A fotografia como instrumento educacional” no dia 13 de outubro às 10h e às 14h no Auditório do Museu do Piauí (R. Areolino de Abreu, 900 – Centro Sul). Para participar da conversa não é preciso se inscrever, basta chegar (limite de 80 lugares por horário).
E, para mostrar o resultado das oficinas, haverá o evento de encerramento aberto ao público, com direito a exposição das fotografias das alunas do curso, música, roda de conversa, dança e outras intervenções artísticas. Essa atividade está prevista para o dia 2 de dezembro, das 17h às 23h, no Memorial Esperança Garcia (Av. Miguel Rosa, 3400 – ANEXO 001 – Centro Sul).
O projeto ‘Mulheres em Foco’ é uma ação cultural idealizada pela Numen Produtora, na qual conta com o patrocínio da META e apoio do Museu do Piauí e Memorial Esperança Garcia. A iniciativa é realizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura.
Sobre a Numen Produtora
A Numen Produtora foi criada em 2016, na cidade de Campinas/SP. Trata-se de uma produtora cultural especializada em projetos de artes visuais elaborados para impactar a vida de pessoas e comunidades por todo o Brasil. Seus projetos são viabilizados pelo ProAC/ICMS (Programa De Ação Cultural da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo) e pela Lei de Incentivo à Cultura (“Lei Rouanet”) e são adaptados para demandas sociais próprias à realidade brasileira.
Todos os projetos culturais da Numen Produtora estão alinhados aos 17 ODS (objetivos de desenvolvimento social da ONU). As principais temáticas abordadas nos projetos são sustentabilidade, capacitação profissional, ocupação do espaço público e empoderamento feminino, utilizando a cultura como ferramenta para desenvolver ambientes transformadores.
Serviço
Projeto Mulheres em Foco
Instagram: @oficina.mulheres.em.foco
Facebook: @oficina.mulheres.em.foco
Oficinas de fotografia
Inscrições: gratuitas e devem ser feitas até o dia 21 de outubro, por meio do formulário (link)
Público: mulheres a partir de 14 anos, interessadas em fotografia, empoderamento feminino e causas sociais e profissionalização artística
Vagas: 140
Aulas: de 24 de outubro a 10 de novembro, de segunda a sexta-feira, nos seguintes horários:
-
Turma 1, das 9h às 12h no Museu do Piauí (R. Areolino de Abreu, 900 – Centro Sul).
-
Turma 2, das 14h às 17h no Museu do Piauí (R. Areolino de Abreu, 900 – Centro Sul).
-
Turma 3, das 9h às 12h no Memorial Esperança Garcia (Av. Miguel Rosa, 3400 – ANEXO 001 – Centro Sul).
-
Turma 4, das 14h às 17h Memorial Esperança Garcia (Av. Miguel Rosa, 3400 – ANEXO 001 – Centro Sul).
Palestra “A fotografia como instrumento educacional”
Quando: 13 de outubro, às 10h e às 14h
Onde: Auditório do Museu do Piauí (R. Areolino de Abreu, 900 – Centro Sul)
Quanto: Grátis, não é preciso se inscrever (limitado a 80 lugares por horário)
Atividade de encerramento do projeto Mulheres em Foco
Quando: 2 de dezembro, das 17h às 23h
Onde: Memorial Esperança Garcia (Av. Miguel Rosa, 3400 – ANEXO 001 – Centro Sul).
Quanto: grátis, não é preciso se inscrever
- Meu cupido - 14 de novembro de 2024
- Chuva que acalma - 28 de outubro de 2024
- O amor que ficou - 10 de outubro de 2024
Verônica Kelly Moreira Coelho, natural de Caratinga/ MG, é mais conhecida no meio cultural e acadêmico como Verônica Moreira. Autora dos livros ‘Jardim das Amoreiras’ e ‘Vekinha Em… O Mistério do Coco’. Baronesa da Augustissima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente. Acadêmica Internacional e Comendadora da FEBACLA – Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências Letras e Artes e Delegada Cultural. Acadêmica Correspondente da ACL- Academia Cruzeirense de Letras. Acadêmica da ACL- Academia Caxambuense de letras. Acadêmica Internacional da AILB. Acadêmica Efetiva da ACL- Academia Caratinguense de Letras. Acadêmica Fundadora da AICLAB e Diretora de Cultura. Embaixadora da paz pela OMDDH. Editora Setorial de Eventos e colunista do Jornal Cultural ROL e colunista da Revista Internacional The Bard. Coautora de várias antologias e coorganizadora das seguintes antologias: homenagem ao Bicentenário do romancista e filosofo russo Fiódor Dostoiévski, Tributo aos Grandes Nomes da Literatura Universal e Antologia ROLiana. Instagram: @baronesa.veronicamoreira