Bruno Ganem
Bruno Ganem é Deputado Estadual pelo Estado de São Paulo e defende a causa animal.
Histórico
Nascido em 15 de setembro de 1986, em São Paulo, é filho de Raul Ganem Júnior e Clarice Carassol Arevalo Ganem. Mudou-se para Indaiatuba aos cinco anos, e desde a escola se envolvia em projetos e campanhas de preservação do ambiente e defesa animal.
Aos 17 anos, começou Engenharia de Produção na Universidade de São Paulo (USP), e participou ativamente da Poli Jr. (empresa Júnior da Escola Politécnica da USP), realizando consultorias técnicas e projetos.
Mandatos como Vereador
Foi eleito vereador por Indaiatuba aos 22 anos, em 2008, com 1055 votos. Organizou 50 reuniões de Cidadania na Câmara de Vereadores, debatendo assuntos como proteção animal, meio ambiente, segurança, saúde, e educação, entre outros. O contato com a população nas ruas e também através das redes sociais, em 2012, foi o vereador mais votado da cidade, com 6.202 votos.
Projetos apresentados como vereador
Apresentou o projeto de lei que estabelece multa para maus-tratos a animais e sanções administrativas a serem aplicadas a quem os praticar (PL 23/2013), além de outro projeto de lei que proíbe ação comercial promocional que realize a distribuição de animais sem prévio interesse do consumidor (PL 192/2014). Entre outros projetos de lei de proteção animal.
Neste ano, iniciou um abaixo-assinado solicitando a criação de mais Delegacias de Proteção Animal. A soma e esforço de diversas pessoas resultou na criação pelo Governo do Estado de São Paulo da DEPA – Delegacia Eletrônica de Proteção Animal.
Em seguida, criou a Central Virtual de Adoção de Cães e Gatos, que realiza a divulgação de animais abandonados para adoção e ajudr a encontrar pessoas que tenham interesse em realizar uma adoção responsável ou servir de lar temporário (LT).
Campanhas
Desde 2013 realiza diversas campanhas de conscientização da causa animal nas redes sociais:
#AdotePorAmor – Pela adoção responsável de animais carentes;
#AbandonarAnimaisÉCrime – Contra o abandono de animais;
#DigaNãoAosFogos – Contra fogos de artifícios;
#DenuncieMausTratos – Divulgação da Delegacia Eletrônica de Proteção Animal (DEPA) e outras formas de denunciar maus-tratos contra os animais;
#CastraçãoÉUmAtoDeAmor – Conscientização sobre a importância da Castração, Vacinação e Vermifugação dos animais domésticos;
#FimDasVaquejadas – Luta pelo fim das Vaquejadas e atividades que promovam maus-tratos aos animais.
Ações pela #CausaAnimal
Fez um ciclo de palestras sobre a lei de crimes ambientais, explicando o artigo 32, que denuncia a violência contra os animais. Em 2014, foi candidato a deputado estadual defendendo a causa animal. Obteve 50.124 votos de quase todas as cidades paulistas, totalizando 491 municípios.
Também iniciou um abaixo-assinado pedindo leis mais severas (prisão em regime fechado) contra maus-tratos aos animais. Já em 2016, participou das eleições municipais como candidato a Prefeito em Indaiatuba, totalizando 51.358 votos. Em 2017, iniciou o abaixo-assinado solicitando hospitais veterinários com atendimento público e gratuito.
Candidatura e filiação ao Podemos
Em 23 de setembro de 2017, oficializou a mudança para o partido Podemos (Pode), com a presença da presidente nacional do partido, a Deputada Federal Renata Abreu (SP) e anunciou sua pré-candidatura a deputado estadual para 2018. Foi eleito Deputado Estadual com 106.203 votos, e assumiu o posto em 15 de março de 2019.
- Como o jornalista Helio Rubens vê as coisas - 9 de janeiro de 2024
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 27 de dezembro de 2023
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 22 de dezembro de 2023
É fundador e um dos editores do Jornal Cultural ROL e do Internet Jornal. Foi presidente do IHGGI – Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga por três anos. fundou o MIS – Museu da Imagem e do Som de Itapetininga, do qual é seu secretário até hoje, do INICS – Instituto Nossa Itapetininga Cidade Sustentável e do Instituto Julio Prestes. Atualmente é conselheiro da AIL – Academia Itapetiningana de Letras.