maio 22, 2024
Diálogos MAP
Em busca de circular no nosso quintal
Espinhos da Rosa
Sol e Lua
Esfinge
Inteligência Artificial: Como será o futuro?
Green60 – Mobile Film Festival
Últimas Notícias
Diálogos MAP Em busca de circular no nosso quintal Espinhos da Rosa Sol e Lua Esfinge Inteligência Artificial: Como será o futuro? Green60 – Mobile Film Festival

FAMA Museu inaugura a exposição ‘Diálogos Possíveis’

Print Friendly, PDF & Email

FAMA Museu inaugura a exposição com obras de Rubens Espírito Santo, Bruno Passos e mais outros 5 artistas



O FAMA Museu, localizado na cidade de Itu (SP), está com uma nova exposição em cartaz, ‘Diálogos Possíveis’, uma ótima oportunidade para conhecer um pouco da coleção pessoal de Marcos Amaro, criador do museu e curador da nova atração. Sobretudo obras de grandes artistas brasileiros.


Ao todo, sete diferentes artistas protagonizam a exposição ‘Diálogos Possíveis’: Rubens Espírito Santo, Anna Israel, Eduardo Berliner, Julio Bittencourt, Bruno Passos, Daniel Lannes e José Rufino.

“Queremos aproximar sete artistas brasileiros de lugares diferentes, uns se conhecem, outros nunca se viram, e também incentivar cada vez mais as pessoas para que visitem o FAMA. Os visitantes vão notar algumas obras mais contidas, outras mais expressivas, mas queremos ver o que os sete artistas podem ter em comum”, disse Marcos Amaro, curador da mostra. 


Ao todo, são 25.000 m² de dependências. O acervo com foco na arte brasileira inclui obras de artistas fundamentais, do moderno ao contemporâneo, contemplando diversas linguagens artísticas, escultura, gravura, desenho, instalações, pinturas e fotografia.


São mais de oito salas expositivas, com destaque para os jardins e galpões industriais, onde a arquitetura do início do século 20 envolve o visitante em uma experiência única.


No acervo, há obras raras de Aleijadinho, desenhos de Tarsila do Amaral e uma infinidade de outros artistas. Algumas mostras são permanentes e os tours não são guiados, cada um percorre as diversas salas e áreas abertas do museu no seu próprio ritmo. O que torna o programa perfeito para fazer com crianças também. 


Cozinha São Pedro

O passeio fica ainda mais completo com o almoço no restaurante Cozinha São Pedro, situado nas dependências da fábrica tombada. Em um ambiente agradável, a casa oferece diversas sugestões de entradas, pratos principais, massas e os especiais da cozinha, com delícias como o bobó de camarão, o picadinho filé mignon, costela bovina, cozida lentamente e servida com polenta cremosa com parmesão. De sexta a domingo tem ainda a sugestão do dia. 


Há opções veganas e vegetarianas, como a Moqueca Vegana e o Tortellini de Shitake, e os pratos infantis, massas, bifinhos, acompanhados de arroz, fritas, purê de batatas e mandioquinha. Na hora da sobremesa, muitas delícias como pudim de leite condensado, sorvetes artesanais produzidos lá mesmo e uma sugestão vegana. A casa tem vasta carta de vinhos e uma enorme lista de coquetéis tradicionais e autorais. 


Outras exposições que podem ser visitadas no Museu FAMA 

‘Um Presente para Ciccillo

Desde maio do ano passado é possível ver a mostra “Um Presente para Ciccillo”, que reúne as obras extraídas de um álbum que pertenceu a Ciccillo Matarazzo (Francisco Matarazzo Sobrinho) com quarenta e oito trabalhos, dos mais importantes artistas daquele período. Organizado por Pedroso d’Horta, o álbum tem uma capa dura que contém desenhos, aquarelas e gravuras, cada um deles fixado em uma prancha de papel 72,5 x 50,5 cm.


Desconstruções e Articulações Dinâmicas espaciais – Galáxias

Nesta mostra é possível conhecer uma parte do trabalho de  Marcos Amaro, que não trabalha apenas com sucata de aviões, mas incorpora inúmeros outros objetos e materiais, quase sempre coisas que foram descartadas pela sociedade e que ganham outro significado na obra do artista. 


Sala Tunga – permanente 

Um dos destaques é “Vers la Voie Humide 2” (2013) – do francês, algo como “em busca do caminho molhado”. O artista pernambucano Tunga (1952 – 2016) criou essa espécie de portal com o ímã e o cristal. Contrastando o branco e o preto, o cheio e o vazio, Tunga nos coloca em contato com as polaridades. As pedras pretas, os ímanes, estão soltas e permanecem unidas pela força do magnetismo. 


Acervo em Exposição – permanente

Acervo em Exposição está em cartaz no FAMA Museu, na Sala Almeida Júnior, exibe o acervo permanente do museu apresentando o olhar afetivo do colecionador e suas afinidades eletivas.


Serviço

Endereço – A entrada do FAMA Museu é pela Rua Doutor Graciano Geribello, nº 8 – Bairro Alto – Itu/SP

Horário de funcionamento – de quarta a domingo, das 11h às 17h

Informações  – 11 4022-4828

contato@famamuseu.org.br


Ingressos – R$ 10,00 (menores de 10 anos e maiores de 60 anos não pagam) – às quartas-feiras a entrada é franca


Estacionamento –  R$ 10,00

O pagamento pode ser feito em cartão de crédito, débito ou pix. 


Pet friendly

Animais de estimação são bem-vindos nos espaços externos e jardins. Não é permitida a entrada de animais dentro das salas expositivas – com exceção de  cão-guia.


Restaurante Cozinha São Pedro

Dentro do FAMA Museu, o visitante tem a opção de almoçar ou tomar um café no restaurante Cozinha São Pedro. Com um cardápio exclusivo, o restaurante atende de quarta a domingo, das 12h às 16h.Reservas e informações pelo telefone: (11) 98944 4330



Voltar: http://www.jornalrol.com.br

Sergio Diniz da Costa
Últimos posts por Sergio Diniz da Costa (exibir todos)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Pular para o conteúdo