setembro 20, 2024
Editora Cubile lança livro sobre a história de Sorocaba
Exposição de Artes Janelas do Brasil
Homenagem ao concurso Miss Brasil
O luar e o amor
Aldravia (3)
Em toda estação há solidão
Penso em ti e logo te quero
Últimas Notícias
Editora Cubile lança livro sobre a história de Sorocaba Exposição de Artes Janelas do Brasil Homenagem ao concurso Miss Brasil O luar e o amor Aldravia (3) Em toda estação há solidão Penso em ti e logo te quero

Sônyah Moreira: 'Escolhas'

Sonia Moreira
Sonia Moreira

Sônyah Moreira  – ‘ESCOLHAS’…

 

Hoje nosso papo é sobre “Escolhas”, já percebeu que temos o poder de escolher tudo ou quase tudo? Vai-se acertar em todas, é outra história.

Nascemos, teoricamente falando, sem escolha, apenas uma tela em branco, com um arquétipo rabiscado, à medida que percebemos a nossa existência, olhamos essa tela e às vezes não gostamos do que vemos, e escolhemos aos poucos ir mudando a paisagem pintada e o arquétipo contido nela vai tomando outra forma, ai começa a pressão o que vai ser quando crescer? Escolher uma profissão demanda tempo, tentar adivinhar se vai ser uma escolha boa ou ruim, essa de “Deixa a vida me levar” (Zeca Pagodinho) conforme a música, de uma maneira geral pode ser desastrosa. Beleza!  Escolhemos a profissão, então vamos para outra etapa, a escolha de uma pessoa para construir uma família, nesse item, há pessoas que passam a vida escolhendo, fica na tentativa de acerto e erro, nossa, estressante demais! É Que, nesse caso específico não depende somente de nós, ai complica um pouco, é metade, ou seja, somente 50% dependem de nós.

Mais voltemos ao nosso devaneio “Escolhas” podemos escolher tantas coisas, algumas coisas nos são compulsórias, mais de uma maneira genérica temos a liberdade de opção, vejamos, optar por trabalhar nessa ou naquela empresa, escolher ser fumante ou não, usar essa ou aquela roupa, escolher os candidatos políticos em uma eleição, coisas triviais, cotidianas, com ou sem grandes conseqüências, mais existem algumas escolhas que levamos para vida inteira, com resultados, que às vezes não agrada, ou o pior, gera arrependimento, que é um sentimento difícil demais de se conviver.

Podemos escolher ser feliz ou infeliz, por exemplo, viver como se fosse o último dia de nossas vidas, intensamente cada dia, apaixonadamente cada hora, aproveitar cada momento ao lado de quem ama, lembre-se nossas escolhas de hoje, é o nosso amanhã, vamos tentar pelo menos ser mais sábio em nossas opções de vida, sem ter a pretensão de nunca errar, mesmo por que, o erro de certa forma nos ajuda em nosso crescimento pessoal e profissional, os obstáculos que encontramos pelo caminho, nos faz ficar mais forte, a nos superarmos, a bater nossos próprios recordes, e somente erra quem faz.

Temos o poder de escolher não se contaminar pelo mau humor, pelas notícias trágicas, por coisas que não agregam nada em nossas vidas, você é responsável por suas escolhas, veja, você está onde escolheu, salvo algumas exceções, tudo pelo que passamos em nossas vidas, é de inteira responsabilidade nossa não adianta querer achar culpados pelos nossos fracassos, e o sucesso de nossas vidas depende unicamente de nossas escolhas de ontem e de hoje, o amanhã será a colheita das sementes que escolhemos para o plantio. Como diz o ditado “O plantio é opcional, a colheita obrigatória”.

Que tal começar agora fazer a maior de todas as escolhas? Escolher simplesmente viver bem, tentando fazer o melhor para nós e para quem estiver a nossa volta, nós temos o poder de mudar o mundo com nossas escolhas e se essa idéia se multiplicar, já teríamos feito o bastante para essa vida, ou quiçá para futuras gerações… Bom! Você tem escolha, ou você faz da sua vida uma parada legal, vivendo todos os dias como se fosse o último, ou fica inerte, apenas contemplando a paisagem como em um quadro pendurado na parede de uma galeria ou de um museu qualquer.

Comece com um belo bom dia!  E escolha ser feliz, simples assim!

 

Sônyah Moreira – sonyah.moreira@gmail.com

Helio Rubens
Últimos posts por Helio Rubens (exibir todos)
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Pular para o conteúdo