Sesc Sorocaba recebe o Festival Sesc Culturas Negras, com dança Zulu e show da artista sul-africana Nduduzo Siba, celebrando sua ancestralidade
Atividades são gratuitas para todas as idades e acontecem nessa quinta dia 23/5
Link de fotos em alta:
https://photos.app.goo.gl/JTZ7RrDZvJxBpVig6
O Festival Sesc Culturas Negras dedica-se à valorização, ao reconhecimento e à difusão da cultura negra. O Festival parte da potencialidade como força motriz, buscando realçar e evidenciar experiências e territórios de existência firmada na ancestralidade negra, no encruzilhamento de possibilidades, cujo tempo e espaço, passado, presente e futuro, se atravessam, dialogam e se contaminam.
O Festival compreende uma ampla programação alinhavando apresentações, vivências, experimentações, rodas de conversas, passeio, marcada pela diversidade de possibilidades de formatos e pela participação de artistas, grupos e coletivos, lideranças comunitárias, mestres e mestras tradicionais e pesquisadores e pesquisadoras da arte e da cultura negra.
O Sesc Sorocaba recebe duas atividades do Festival, confira:
Aula aberta de Dança Zulu, onde a artista e ativista sul-africana de origem Zulu, Nduduzo Siba, compartilha suas vivências, de quena África do Sul, a dança e o canto Zulu se aprendem na infância. Assim como a dança, o canto também é uma forma de expressão política, sempre presente nas manifestações contra a segregação racial do Apartheid. Os mais velhos contam que nessa época a língua zulu era proibida, então, a solução para mantê-la viva era cantar. A atividade acontece na quinta, dia 23, das 17h às 18h. Grátis, com classificação livre, para participar é só chegar.
Seguindo no mesmo dia, às 20h, Nduduzo Siba se apresenta em um show que celebra sua ancestralidade, convidando músicos africanos para acompanhar seu trabalho, como o percussionista togolês Edoh Amassize. Grátis, com classificação livre, para participar é só chegar.
Confira mais sobre essas e outras atividades da programação do Sesc Sorocaba em sescsp.org.br/sorocaba.
SERVIÇO
AULA ABERTA DE DANÇA
Dança Zulu
Quinta, dia 23/5, das 17h às 18h.
Classificação livre. Grátis.
Para participar é só chegar.
MÚSICA
Nduduzo Siba
Quinta, dia 23/5, às 20h.
Classificação livre. Grátis.
Para participar é só chegar.
Sesc Sorocaba
Rua Barão de Piratininga, 555 – Jardim Faculdade.
Fone: (15) 3332-9933.
Prefira o transporte público
Terminal São Paulo
Linha 13: Santa Izabel/ Jd. Europa
Linha 71: Campolim via Raposo Tavares
Terminal Santo Antônio
Linha 65: Campolim
BRT
Linha D200: Terminal Vitória Régia/ Campolim
+ informações
instagram.com/sescsorocaba
youtube.com/sescsorocaba
twitter.com/sescsorocaba
- Organização, gestão do lar e mesa posta - 22 de novembro de 2024
- Vernissage de exposição artística - 20 de novembro de 2024
- Renascimento verde - 18 de novembro de 2024
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente o título de Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024