Chegando a sua nona edição, o Concurso volta a acontecer no mês de novembro, mais uma vez no palco do centenário Teatro Sete de Setembro
Criado em 2007, o Concurso Literário ‘Cidade do Penedo de Poesia e Conto’, surgiu como forma eficiente de cumprir um dos principais objetivos institucionais da Academia Penedense de Letras, Artes, Cultura e Ciências-APLACC: o incentivo à produção literária em Penedo e região. Assim, ao longo de suas oito edições, o certame tem mobilizado a juventude penedense e alcançado uma dimensão extraordinária ao passar a receber trabalhos das várias regiões do nosso país e também de autores estrangeiros, graças à implantação do sistema de inscrições on-line.
Chegando a sua nona edição, o Concurso, que nas duas edições anteriores ocorreu no mês de abril, uma vez que foi incluído na programação da Festa Literária de Penedo, volta a acontecer no mês de novembro, mais uma vez no palco do centenário Teatro Sete de Setembro. Abordando mais essa realização da Academia, o Presidente Moezio de Vasconcellos Costa Santos, ressaltou a importância da interação que o Concurso promove junto à comunidade penedense e também com autores de todo o Brasil e até mesmo residentes em outros países. “O evento constitui uma oportunidade real para que novos talentos surjam e apresentem seus textos, além de colocar em evidência o trabalho de poetas e contistas que já vêm produzindo e dando continuidade, em nossa Penedo e demais rincões onde possamos chegar através do nosso site, a uma riqueza cultural que, com certeza, deve ser incentivada e preservada”, afirmou Moezio.
Os poetas e contistas que quiserem participar do certame, assim como nas edições anteriores, deverão ler o Edital do Concurso, disponível aqui no site da APLACC (www.aplacc.org.br), onde encontrarão todas as informações necessárias para efetuarem suas inscrições, que estarão abertas a partir dessa segunda-feira (19/08).
- Organização, gestão do lar e mesa posta - 22 de novembro de 2024
- Vernissage de exposição artística - 20 de novembro de 2024
- Renascimento verde - 18 de novembro de 2024
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta, revisor de livros e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente o título de Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024