Jéssica Santos e Jennifer. Irmãs criadas e reveladas na região de Itapetininga, interior de São Paulo, com 14 anos de estrada
Em declarações prestadas ao ROL, as irmãs que compõem a dupla serteneja de Itapetininga contam um pouco de sua história.
Tudo começou com Jéssica Santos que, atendendo incentivo do pai João Santos, percebeu que sempre teve uma veia musical que herdou de seus antepassados, mas que, por falta de oportunidade, não estava seguindo. Seu pai tinha percebido que sua filha tinha um dom musical e que, com dedicação e paciência, poderia se transformar em uma das jovens cantoras mais versáteis da música sertaneja. Assim, aos seis anos de idade, Jéssica começou a aprender tocar teclado e a cantar.
Com nove anos já estava com um trabalho na praça, e aos poucos foi conquistando seu espaço na região de Itapetininga, se apresentando em festas de aniversário, barzinhos, eventos beneficentes, bailes, promoshows em porta de lojas e eventos promovidos pelas prefeituras da região.
Dois anos depois surgiu a dupla, pois sua irmã Jennifer já começava a participar dos shows.
Em 2005, Jéssica Santos e seu pai partiram para São Paulo em busca da realização do sonho de ter o trabalho reconhecido. Logo depois também foi o restante da família.
Adquirindo grande experiência, Jéssica Santos e Jennifer passaram por palcos importantes de São Paulo como o CTN (Centro de Tradições Nordestinas) – um dos espaços de shows com maior público da capital, a festa junina do São Paulo Futebol Clube, no Morumbi, entre outros.
Um marco nessa passagem por São Paulo foi a participação de Jéssica Santos no programa Raul Gil, o que valorizou muito seu trabalho. Na época Jennifer não pôde participar, pois não tinha idade suficiente para o quadro.
A dupla teve ainda passagens em redes de TV local e rádios como a Trianon, Globo e outras.
Após quase cinco anos em São Paulo trabalhando sozinhos, “na raça”, resolveram voltar para Itapetininga, onde estavam suas raízes.
Assim, deram continuidade ao trabalho que com o tempo só tenderia a evoluir. Jéssica Santos pode ser considerada “multifuncional”: canta, compõe, toca sanfona, viola caipira e violão. Jennifer canta e toca violão. Ambas são autodidatas e nunca frequentaram nenhuma escola de música. Esse diferencial vem chamando a atenção por onde passam, pois não é comum uma dupla sertaneja feminina, tão jovem e ainda trabalhando com muita seriedade.
A dupla Jéssica Santos & Jennifer faz show para todas as idades, trazendo em seu repertório desde o sertanejo raiz, romântico e até o dançante, um show para ninguém ficar parado.
Após muitos anos trabalhando por amor à música ,vivendo da música, sem empresário ou qualquer tipo de investidor, a dupla gravou em 2012 seu primeiro CD, simples, com pouco recurso, mas com muita força de vontade, apresentando dez canções inéditas, composições próprias.
Em 2012 participaram do Programa ‘No Alto da Serra’, apresentado por Elói Carlone na Estância Alto da Serra, transmitido pelo canal rural em rede nacional. Também participaram do programa ‘Tempero Caipira’, pela TV Século 21 para todo Brasil em rede aberta, além de outras participações em mídiaa regionais.
Em março de 2014 as duas foram convidadas para participar do Programa ‘Terra da Padroeira’ na TV Aparecida, onde surpreenderam a todos, recebendo elogios de artistas renomados como a dupla Ataíde e Alexandre e a cantora Jayne.
No final de 2014 lançaram o mais novo trabalho, um CD acústico, intitulado ‘Essência’, com 17 canções, sendo 16 inéditas e uma regravação do CD anterior. Nesse CD conseguiram evidenciar ainda mais a identidade musical da dupla, trazendo a influências do sertanejo raíz, romântico e dançante, com composições próprias e algumas em parceria. Um trabalho mais simples e intimista produzido por Jéssica Santos.
Para divulgar o novo CD estiveram novamente do Programa ‘No Alto da Serra’, agora realizado pelo canal Terra Viva, em mídias regionais e, realizando seu grande sonho, se apresentaram no programa ‘Viola, Minha Viola’, TV Cultura, apresentado por Inezita Barroso.
E assim seguem trilhando seu caminho, com humildade, carisma, determinação e profissionalismo.
Jéssica Santos & Jennifer acreditam em um propósito: fazer tudo com amor, sempre buscando levar uma mensagem positiva e ser um diferencial na música sertaneja.
- Como o jornalista Helio Rubens vê as coisas - 9 de janeiro de 2024
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 27 de dezembro de 2023
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 22 de dezembro de 2023
É fundador e um dos editores do Jornal Cultural ROL e do Internet Jornal. Foi presidente do IHGGI – Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga por três anos. fundou o MIS – Museu da Imagem e do Som de Itapetininga, do qual é seu secretário até hoje, do INICS – Instituto Nossa Itapetininga Cidade Sustentável e do Instituto Julio Prestes. Atualmente é conselheiro da AIL – Academia Itapetiningana de Letras.