A visita ao IHGGI foi dia 23 de agosto
O escritor, historiador e acadêmico Eduardo Cesar Werneck, presidente da Academia Cruzeirense de Letras, fez uma visita no ultimo dia 23 ao IHGGI – Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga.
O ilustre visitante foi recepcionado no salão do Museu Carlos Ayres, localizado na Casa Kennedy, pelos confrades Afrânio Franco de Oliveira Mello, Helio Rubens de Arruda e Miranda e José Luiz Nogueira. Participou da recepção o artista plástico Newton Noronha e o presidente da Casa Kennedy, Antonio Andrade.
O visitante ouviu do confrade Afrânio Mello, principalmente, e de Helio Rubens, fatos e ocorrências sobre a Revolução Constitucionalista de 1932 em Itapetininga, tema que será objeto de estudo para elaboração de um livro de Wermeck a respeito dessa epopeia paulista.
Após a reunião, o confrade Helio Rubens levou o escritor para visitar os principais locais que fizeram parte da Revolução Constitucionalista de 1932, os quais o visitante fotografou para que essa fotos possam servir de referencia para o livro sobre esse assunto que ele está escrevendo. Foram visitados a Santa Casa de Itapetininga, o Instituto Peixoto Gomide, o Colégio das Madres, o prédio do DER, o Largo dos Amores, o Clube Venâncio Ayres e outros locais históricos de Itapetininga.
Werneck foi saudado com livros de autoria dos confrades e, em troca, retribuiu com livros de sua autoria:
- o magistral ‘O Marquês de Paraná – A vida pública e privada de ‘El Rei’ Honório Hermeto Carneiro Leão’, com prefácio de Cândido Mendes de Almeida, 782 páginas, edição do autor
- o interessantíssimo livro ‘Foot Ball & Dreams – allegoack e os encantos de sempre”, 189 páginas, edição do autor
- Como o jornalista Helio Rubens vê as coisas - 9 de janeiro de 2024
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 27 de dezembro de 2023
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 22 de dezembro de 2023
É fundador e um dos editores do Jornal Cultural ROL e do Internet Jornal. Foi presidente do IHGGI – Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga por três anos. fundou o MIS – Museu da Imagem e do Som de Itapetininga, do qual é seu secretário até hoje, do INICS – Instituto Nossa Itapetininga Cidade Sustentável e do Instituto Julio Prestes. Atualmente é conselheiro da AIL – Academia Itapetiningana de Letras.