Afrânio Mello – ATENDIMENTO NÚMERO 489
Pendência de 05.05.15.
Daniele, boa tarde.
Demorou um pouco mas envio o que encontrei.
Sobrenome de pouca incidência no Brasil e de dificil pesquisa.
Segue arquivo do sobrenome e abaixo reproduzido.
Envio também em separado o Brasão da família.
Veja o significado : dinheiro ou riqueza vindo de pedras preciosas.
Não encontrei nas Hospedarias de Imigrantes de São Paulo e do Rio de Janeiro
registro de entrada de pessoas com esse sobrenome no Brasil.
Espero que possa encontrar o que andas procurando.
Forte abraço.
Afrânio Franco de Oliveira Mello
IHGGI / ROL – Jornal On Line
Strassulo, Strassolo, Scrassolo, Strassoldo, sobrenomes de origem italiana, uma variação dialetal deStrassoldo, que significa dinheiro ou riqueza vinda de pedras preciosas. Possivelmente os primeiros que adotaram esse sobrenome eram mineiros ou garimpeiros, ou mesmo mercadores de pedras preciosas, especialmente os oriundos do Veneto, que mantinham um forte comércio com a Índia e Indochina. Também pode se referir a pessoas oriundas de um pequeno burgo medieval friulano de nome Strassoldo (Strassolt em friulano e alemão). Atualmente não há registro de alguém na Itália que possua as formas Strassulo, Strassolo. Mesmo Strasoldo são raras as pessoas que pertencem a essa família.
Registra-se Lúcia Scrassolo, nascida por volta de 1875, Buenos Aires, Argentina; casou-se com Santiago Graffi por volta de 1896. Teve um filho nascido em ?/12/1897 e batizado na Igreja Católica de Nuestra Señora de Balvanera em 01.01.1898, Buenos Aires, Argentina.
Registra-se Giuseppe Strassoldo (conhecido na Friuli-Venezia Giulia como Giuseppe Strassolo), nascido em Udine, Friuli-Venezia Giulia, Itália em 1520 e falecido em 1597. Abraçou a vida eclesiástica. Escreveu várias poesias no estilo dos Petrarcas e outras no dialeto friulano.
Registra-se Giovanni di Strassoldo, nascido em Veneza, Veneto, Itália em 1547 e falecido em 1610. Foi um astrólogo veneziano.
Registra-se Giulio Strassoldo di Sotto, nascido em Gorizia, Friuli Venezia-Giulia, Itália em 01.09.1771 e falecido em Milão, Lombardia, Itália em 03.05.1830, foi um militar nobre austríaco de origem italiana. Foi governador da Lombardia (1818-1820). Recebeu diversar honras militares na Áustria e Itália, entre elas: Cavaliere di I Classe dell’Ordine della Corona Ferrea, Commendatore dell’Ordine Realle di Santo Stefano d’Ungheria (ambas austríacas); Cavaliere di Gran Corce dell’Ordine Constantiniano di San Giorgio (Parma) e Cavaliere Del Reale e Militare Ordine di San Giorgio della Riunione (ambas italianas). Em 10.05.1830 o governo da Lombardia passou para o Conde Hartig, ao qual sucedeu um parente de Giulio, o Conde Michele Strassoldo-Grafenberg, também tenente do exército da Lombardia.
Registra-se Michele Strassoldo-Grafenberg, nascido em Gorizia, Friuli Venezia-Giulia, Itália em 20.04.1800 e falecido em Strassoldo, Friuli Venezia-Giulia, Itália em 23.12.1873, foi tenente do exército e governador da Lombardia no tempo que seu cunhado era chefe geral do Governo, o marechal de campo Radetzky, que foi casado com sua irmã Franziska Romana Strassoldo-Grafenberg.
Registra-se Giulio Cesare Strassoldo-Grafenberg, nascido em Gorizia, Friuli Venezia-Giulia, Itália em 1790 e falecido em Verona, Itália em 10.09.1855. Foi um militar e general do exército austríaco, membro dell’Ordine Milate di Maria Teresa desde 29.06.1849.
Registra-se Giulio di Sotto Marzio Strassoldo-Grafenberg, nascido em Gorizia, Friuli Venezia-Giulia, Itália em 1736 em 1800. Foi um músico e compositor italiano.
Registra-se Enrico dei Signori di Strassoldo, nascido por volta de 1370 e falecido em 1432. Foi nomeado em 26.06.1409 patriarca de Aquileia.
Castelo da Família Strassoldo
Mapa da Itália com a
Distribuição do Sobrenome
- Como o jornalista Helio Rubens vê as coisas - 9 de janeiro de 2024
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 27 de dezembro de 2023
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 22 de dezembro de 2023
É fundador e um dos editores do Jornal Cultural ROL e do Internet Jornal. Foi presidente do IHGGI – Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga por três anos. fundou o MIS – Museu da Imagem e do Som de Itapetininga, do qual é seu secretário até hoje, do INICS – Instituto Nossa Itapetininga Cidade Sustentável e do Instituto Julio Prestes. Atualmente é conselheiro da AIL – Academia Itapetiningana de Letras.