Afrânio Mello – ATENDIMENTO NÚMERO 494
Caro Fernando, boa tarde.
Finalizando o seu pedido de pesquisa de sobrenome, envio o da família ALEDI.
Veja que tem diversas grafias o mesmo e as origens com ramos diversos em
Portugal,Espanha e Itália.
Os sobrenomes de pessoas encontradas no Brasil, na Itália e Espanha estão
nominadas no arquivo anexado e abaixo transcrito.
Veja que você tem três dos mais belos brasões e que darão ótimos quadros
para pendurar nas paredes de sua casa ou escritório.
Vão causar espanto e muitas perguntas sobre a origem.
Espero ter contribuído com suas pesquisas.
Receba o meu fraternal abraço.
Afrânio Franco de Oliveira Mello
IHGGI / ROL – Jornal On Line
Aledi, Alledi, Alede, Allede, Aledo, sobrenomes de origem latina, pois há ramos em Portugal, Espanha e Itália. A pompa e atos desta família antiga que apesar de escassez de documentos não deixa de provar sua Nobreza, e, portanto, a família possui seu brasão de armas.
Os deste apelido, Aledo, são oriundos de Portugal vindos da família Coutinho, pois procedem de uns Cavaleiros ilustres lusitanos que passaram para a Espanha. O Rei Don Alonso IV de Portugal teve de sua mulher Dona Beatriz por seu filho primogênito o Infante Don Pedro I, o justiceiro. Quando este Infante tinha 8 anos de idade somente se fechou o contrato de matrimônio com a Infanta Blanca do Reino de Castilla (Castela), que era sua prima. Porém o casamento não chegou a realizar-se por causa do mal estado de saúde de sua noiva. Anos depois se firmou sua união matrimonial com Constanza, filha do Infante Juan Manuel, neto de Fernando III, o Santo, Rei de Castilla (Castela) e Regente do reino durante a minoridade de Alfonso XI, porém este Juan Manuel não desejou enviar a Portugal a sua filha, devido a guerra que estalara entre Portugal e Castilla. Com o tratado de paz, se celebrou o matrimônio em 1334. Na comitiva da nova Rainha Doña Constanza figurava a célebre Doña Inés de Castro, chamada Cuello de Garza, filha de Don Pedro Fernández de Castro, grande Senhor da Galícia (Galiza) e neto do Rei Don Sancha IV de Castilla. Também ilustres Cavaleiros da família Aledoestavam nessa comitiva que levou Doña Constanza de Madrid até Lisboa. Doña Inés de Castro, que não tardou em enamorar-se loucamente pelo Infante Pedro de Portugal, marido de Doña Constanza. Isto fez com que o matrimônio fosse desastroso desde o princípio, se bem que se assegura que Pedro I tratava sua esposa com o maior afeto, tanto que esta chegou a acreditar que se tratava de um namorico passageiro. Quando se convenceu do contrário, convidou Doña Constanza a amante de seu marido a que fosse madrinha de seu primeiro filho. E acabaram por se tolerarem até o fim de suas vidas. Os Cavaleiros portugueses que acompanharam Doña Constanza cujo o apelido real era Coutinho, muito poderosos na corte do Rei Don Alonso de Portugal, nos quais foram posteriormente perseguidos devido a intrigas na corte, fugiram então para o Reino da Murcia e se refugiaram no castelo da vila de Aledo, cujo o nome então tomaram como apelido e o conservaram para seus descendentes. Em seu brasão espanhol mantiveram as quinas portuguesas para que seus descendentes nunca se esquecessem de sua origem portuguesa.
Registra-se Delciza Aledi, nascida em 1905, Castelo, Espírito Santo, Brasil e falecida em 1954, Cachoeiro de Itapemirim, E.Santo, Brasil; casou-se em 1919 com Pedro Machado. Teve um filho: Oswaldo Ferreira Machado.
Registra-se Luigi (Louis) Alledi, nascido em 1907, Itália; imigrou em 1930 para Nova York junto com seus familiares. Vieram Vincent Albassi, 41 anos; sua esposa (prima de Luigi) Maria Alledi, 38 anos; seu filho John (Giovanni) Albassi, 20 anos; sua filha, Sadie Albassi, 18 anos; sua filha, Louise Albassi, 15 anos; seu filho Elsie Albassi, 11 anos; seu primo, John (Giovanni) Ghisoni, 18 anos e seus amigos: Giuseppe Bertoni, 30 anos; Pasquale Brassatti, 30 anos; Pesicate Sigate, 30 anos e Marco Nello de 35 anos.
Registra-se Amália Aledo Dávila, nascida em 09.11.1847, Totana, Murcia, Espanha e falecida em 07.02.1926; filha de Salvador Aledo Carlos e Francisca Paula Dávila Alarcon.
Registra-se José Maria Triton Cayeula Aledi, nascido em 03.07.1874, Totana, Murcia, Espanha e falecido em 09.02.1956; filho de Telesforo Cayuela Mora e Purificacion Maria Carlos Aledo Dávila.
Registra-se Francisca de Paula Inchaurrendieta Aledo, nascida em 17.01.1871, Totana, Murcia, Espanha e falecida em 04.11.1965; filha de José Ramon Inchaurrendieta Paez e Amália Aledo Dávila.
Na Itália as famílias Aledi e Alledi que são da mesma origem, são oriundas da Comune Cernusco Sul Naviglio, Lombardia, Itália.
Mapa da Itália com a
Distribuição do Sobrenome
Cernusco Sul Naviglio
Lombardia
- Como o jornalista Helio Rubens vê as coisas - 9 de janeiro de 2024
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 27 de dezembro de 2023
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 22 de dezembro de 2023
É fundador e um dos editores do Jornal Cultural ROL e do Internet Jornal. Foi presidente do IHGGI – Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga por três anos. fundou o MIS – Museu da Imagem e do Som de Itapetininga, do qual é seu secretário até hoje, do INICS – Instituto Nossa Itapetininga Cidade Sustentável e do Instituto Julio Prestes. Atualmente é conselheiro da AIL – Academia Itapetiningana de Letras.