Com quase 7 mil votos, a terceira edição do Prêmio Melhores do Ano na Área Cultural de Sorocaba superou as expectativas e foi muito superior às edições anteriores
Dia 30 de novembro, às 19h, o plenário da Câmara Municipal de Sorocaba foi o palco de um evento cultural que reuniu os vencedores do prêmio MELHORES DO ANO 2022 NA ÁREA CULTURAL DE SOROCABA, organizado pelo Jornal Cultural ROL em parceria neste ano com Grupo Coesão Poética de Sorocaba e com o apoio do Internet Jornal e da Crearte Editora.
A escolha dos vencedores não foi feita pelo jornal nem pelo parceiro ou pelos apoiadores, mas sim pelos internautas, que livremente votaram nos nomes mais citados pelos próprios internautas.
A cerimonia na Câmara Municipal foi uma Sessão Solene realizada por solicitação do vereador Prof. Salatiel Hergesel e presidida pelo vereador Fábio Simoa, que integra a Comissão de Cultura e Esportes do Legislativo sorocabano. Além do presidente, a mesa de honra foi composta pelo fundador do Jornal Cultural ROL e do Internet Jornal, o jornalista Helio Rubens de Arruda e Miranda, o editor-geral do Jornal ROL Sergio Diniz da Costa, o presidente do Grupo Coesão Poética de Sorocaba, poeta Gonçalves Viana, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Emanuela Barros, e o assessor parlamentar Julio Saliola, representando o vereador Prof. Salatiel Hergesel.
Certificados e apresentações artísticas
A cerimônia foi enriquecida com apresentações de alguns dos ganhadores do prêmio:
– Bia na Batera (Melhor Baterista), extraordinária instrumentista com apenas 10 anos de idade;
– Grupo de Violas de Sorocaba (Orquestra de Viola Zé Franco, eleita pelos internautas como o Melhor Grupo de Música Raiz);
– a cantora Tereza Baddini (eleita Melhor Cantora de MPB, que se apresentou acompanhada dos músicos Vicente (cavaquinho), Bacalhau (contrabaixo), maestro Cesar Valezin (teclado) e Amaral (bateria); e
– o comunicador Zé Bocca (eleito pelos internautas como o Melhor Contador de Histórias).
Todos os ganhadores presentes foram fotografados e receberam Votos de Congratulações entregues pela Câmara e Certificados como grandes vencedores entregues pelo Jornal Cultural ROL.
Discursando em nome dos promotores do prêmio MELHORES DO ANO NA ÁREA CULTURAL, o editor-geral do ROL, Sergio Diniz da Costa, enfatizou a importância do prêmio como incentivador da cultura e lembrou que o prêmio tem como objetivo valorizar todos os que atuam na área da cultura – e não apenas seus expoentes – e que a escolha dos ganhadores não foi feita pelo seu jornal e sim pelos internautas, também responsáveis pela escolha dos nomes dos candidatos.
No encerramento da cerimônia, representando todos os homenageados, falou Pamela Oliveira (eleita como a Melhor Maquiadora de 2022).
Abaixo algumas cenas do evento que muitos consideram como a maior festa cultural de Sorocaba em 2022.
Assista à Sessão Solene na íntegra:
https://www.facebook.com/camarasorocaba/videos/2672033279594025
- Vernissage de exposição artística - 20 de novembro de 2024
- Renascimento verde - 18 de novembro de 2024
- Mário Mattos, 100 anos de puro talento - 11 de novembro de 2024
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta, revisor de livros e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente o título de Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024