O título é outorgado com o intuito de manter sempre vivos os laços Lusófonos que unem o Brasil e a África
Com o intuito de manter sempre vivo os laços Lusófonos que unem o Brasil e a África, a Academia de Letras de São Pedro da Aldeia | ALSPA e a Associação Literária do Tarrafal de Santiago em Cabo Verde outorgam o Título Honorífico de Embaixador Cultural | Brasil África, destacando as personalidades culturais que se diferenciam no cenário literário cultural em solo brasileiro, africano e espalhados por todo o globo.
Com essa altíssima outorga, os Adidos Culturais representam não apenas a Lusofonia, mas as instituições outorgantes em eventos oficiais em suas regiões, mantendo viva a ponte cultural que une o Brasil e a África, sendo este um dos Títulos Culturais mais laureado entre ambas as culturas.
Serão outorgados a artistas em solo brasileiro, em cada país de língua Lusófona em solo África e demais artistas de língua Lusófona em território estrangeiro.
Os Adidos Culturais receberão seu certificado assinados pelos representantes do Brasil, Costa Verde, Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau.
Os Embaixadores Culturais em solo brasileiro receberão pela ALSPA seus paramentos de forma física e os demais Embaixadores receberão de forma Digital seus certificados assinados.
Responsáveis pelas indicações:
- Brasil | Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – Rogerio Veiga
- Cabo Verde | Associação Literária de Tarrafal de Santiago – Mário Loff
- Angola | Zé Franco
- Moçambique | Ernesto Moamba
- Guiné-Bissau | Félix Sambú
- São Tomé e Príncipe | Edmar Leal
*Dúvidas e envio de currículos:
https://wa.me/message/JHL6OCC5EHNUF1
- Troféu Mulher de Pedra 2025 - 6 de dezembro de 2025
- O mistério da rua sem saída - 5 de dezembro de 2025
- Uma noite inesquecível em Manhuaçu! - 3 de dezembro de 2025
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola – NALA, e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre vários titulos: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, Pesquisador em Artes e Literatura; Pela Academia de Letras de São Pedro da Aldeia, o Título Imortal Monumento Cultural e Título Honra Acadêmica, pela categoria Cultura Nacional e Belas Artes; Prêmio Cidadão de Ouro 2024, concedido por Laude Kämpos. Pelo Movimento Cultivista Brasileiro, o Prêmio Incentivador da Arte e da Cultura,


