novembro 22, 2024
A força dos ipês: mais que uma reparação
O reconhecimento que não alimenta professores…
Conversa de bêbados
Membrana, de Maurício Limeira
Vernissage de exposição artística
Dia da Bandeira
Marota mente
Últimas Notícias
A força dos ipês: mais que uma reparação O reconhecimento que não alimenta professores… Conversa de bêbados Membrana, de Maurício Limeira Vernissage de exposição artística Dia da Bandeira Marota mente

Artigo de José Otavio Vasques Ayres: 'Tosse'

image_pdfimage_print

DR JOSÉ OTÁVIO VASQUES AYRES – TOSSE

O QUE É ? QUAIS AS CAUSAS? O QUE FAZER?

TOSSE

é um reflexo do organismo cuja função é defender os pulmões. Tosse, portanto, não é doença. A sua presença indica que algo está errado. Existem inúmeras situações diferentes, mas no geral, devemos evitar o uso de medicamentos que a inibam. Para o tratamento, o correto é identificar a causa . Tratando-a, a tosse deverá regredir espontaneamente.

QUAIS AS CAUSAS MAIS FREQUENTES?

Irritação local, resfriado, gripe, sinusite, doença do refluxo faringo-laríngeo, laringite, traqueíte, coqueluche, alergia respiratória, bronquite aguda, bronquite crônica, asma, pneumonia, tuberculose, tabagismo, alterações cardíacas, pedra na vesícula, pedra nos rins, verminose, câncer de laringe, câncer de pulmão,psicogênica, embolia pulmonar, efeito colateral de medicamentos.

QUAIS OS SINAIS DE ALERTA?

Tosse persistente ao longo do tempo (A tosse do resfriado perdura poucos dias). Associação com febre. Falta de ar. Chiado no peito. Presença de secreção purulenta. Secreção com sangue. Perda de peso. Fadiga. Perda de consciência pela intensidade da tosse. Rouquidão persistente.

CRIANÇAS

podem apresentar estridor, a chamada “tosse de cachorro”. Costuma aparecer ou piorar muito na madrugada: Sinal de alerta muito importante.

O QUE FAZER?

Evite remédios caseiros. Tome muito líquido, de preferência água (Exagero é bem vindo). Evite tomar medicamentos que inibam a tosse. Evite alimentos gelados ou muito quentes, pimenta, vinagre, frutas ácidas, fumaça de cigarro e bebidas alcoólicas. Falar o mínimo possível (Ao falar usamos o mesmo local em que tossimos). Não pigarrear (Se sentir necessidade, tome água). Evite o uso de ar condicionado. EM CASO DE SINAL DE ALERTA, PROCURAR AUXÍLIO MÉDICO.

 

DR JOSÉ OTÁVIO VASQUES AYRES 
OTORRINOLARINGOLOGISTA

Fonte de imagem= Internet

Foto de Jose Otavio Vasques Ayres.
Helio Rubens
Últimos posts por Helio Rubens (exibir todos)
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Pular para o conteúdo