Em sua 15ª edição, projeto leva trabalhos de grupos talentosos e renomados ao parque da cidade
A formação de público para as artes cênicas e a democratização do acesso à Cultura estão no cerne do Teatro nos Parques, que chega a sua 15ª edição levando espetáculos gratuitos para toda a família. O projeto é uma ação de caráter sociocultural e ambiental realizada em parques públicos urbanos e alia cultura, entretenimento e lazer à formação de cidadania e responsabilidade social.
Entre os dias 2 e 9 de julho, o projeto passa pelo Parque da Cidade, em São José dos Campos, com os grupos Cia. Talagadá, Pombas Urbanas e Os Palhaços de Rua (programação completa abaixo).
A ideia é desmistificar a arte, de acordo com Edson Caeiro, idealizador e coordenador do projeto. “Quando as pessoas veem os artistas montando a peça ali no parque, se maquiando antes de entrar em cena, fazendo o aquecimento, isso aproxima o público do fazer teatral. Muitas pessoas nos contam que estão vendo teatro pela primeira vez na vida. Esperamos que elas possam se encantar pela arte e passem a procurar pelos tantos espetáculos e projetos incríveis e gratuitos que existem nas nossas instituições culturais”, explica.
O projeto valoriza o teatro de rua no Estado de São Paulo. “Já existia um movimento forte do teatro de grupos de rua, mas o Teatro nos Parques ajudou a sedimentar o impulsionar outros grupos a fazerem o mesmo caminho de se apresentar na rua, praças e parques. Temos um teatro de pesquisa, com atores, diretores e dramaturgos respeitados buscando uma valorização e abrangência maior junto ao público”.
A 15ª edição do Teatro nos Parques conta com 28 peças de companhias que têm se destacado na cena nacional por fazer trabalhos que dialoguem com pessoas de todas as idades.
A programação completa, com detalhes sobre todas as peças, pode ser conferida no site
http://teatronosparques.com/
Sobre o Teatro nos Parques
Criado em 2009, o Teatro nos Parques tem a missão de planejar e executar projetos de teatro, circo e dança para todas as idades e classes sociais, em espaços abertos e parques com acessibilidade garantida para toda população.
Até maio de 2022, em sua 16ª edição, o projeto já realizou 560 apresentações teatrais em 6 estados e25 cidades brasileiras, ficando entre uma das maiores temporadas itinerantes de teatro do país.
O projeto é uma coprodução do Cais das Artes e da Estima Cultural, com patrocínio da Gerdau, que apoia o evento desde 2011.
Voltar: http://www.jornalrol.com.br
- Le Corbusier & terraços-jardins - 7 de novembro de 2024
- Democracia comunista - 9 de setembro de 2024
- O fim da Segunda Guerra Mundial - 2 de setembro de 2024
Natural de São Paulo (SP), Marcelo Augusto Paiva Pereira é arquiteto e urbanista