Resenha do livro “Metamorfose da Maturidade”, antologia com a organização de Giana Benatto Ferreira, pela Editora Umanos.
RESENHA
Nesta obra, linda, onze coautoras abrem o coração e nos contam suas histórias.
Narrativas lindas, que nos envolvem e nos fazem refletir sobre a maturidade.
E acima de tudo nos falam que tudo é possível após os quarenta anos.
Que este preconceito de que a vida fica morna, sem graça e que tudo fica difícil ou até mesmo estranho, é pura fábula de quem não tem coragem para definir seus caminhos, escolher o novo e se superar.
Amor, sexualidade, sensualidade, superação, mudança de carreira, de rumo, de vida. Se descobrir, se reinventar, mas, acima de tudo, ser feliz!!!
Um livro com onze narrativas de vida, força, superação e muito amor-próprio.
Uma joia em forma de livro, cheia de luz para nossas vidas.
Leiam, é lindo!!!!
Assista à resenha no canal @OQUELI no YouTube
SOBRE A OBRA
Metamorfose da Maturidade reúne mulheres maduras de idades diferentes que nos contam como se sentem nesta fase pós 40 anos.
Um livro de mulheres corajosas, que abrem seu coração e nos relatam histórias de suas vidas, medos, superação, esperanças, mudanças de estilo de vida, desaceleração para o bem-estar, e outras tantas experiências que nos levam a reflexões profundas da vida como um todo.
SINOPSE DO LIVRO
Qual é o sentido da expressão “a vida começa aos quarenta”?
Este livro apresenta relatos inspiradores de mulheres na maturidade com diferentes idades, profissões e contextos pessoais, que ao longo da trajetória souberam estabelecer mudanças e se adaptaram aos novos ritmos.
Elas criaram projetos e desnudaram-se de fronteiras e estereótipos. Descubra como são capazes de lidar com as metamorfoses, com a sexualidade, com o corpo, com o prazer e com as relações interpessoais.
O que de fato é valioso na senescência?
Confira nesta exposição narrativa exemplos de coragem com arrojados toques de aventura, superação e audácia.
Reúne-se aqui, com leveza na escrita, um misto de agradáveis resenhas que mostram evidências de que viver no limítrofe do meio século, assim como ultrapassá-lo, é uma fase da vida contida por surpresas instigantes e sem limites.
Conheça a história de onze mulheres que após quarentarem decidiram despir não apenas as vitórias e os títulos recebidos, também os dramas vividos, as inseguranças e as dúvidas.
E foram em busca de novos desafios, de modalidades esportivas, prazeres que se reverteram em pérolas da maturidade. A coragem que levou à decisão da troca do salto pelo tênis, até a conquista de maratonas internacionais, são alguns desses enredos instigantes.
A longevidade mundial é um evento que faz a todos repensar sobre a vida. Pois a velhice é uma das fases mais duradouras do desenvolvimento humano, que pode ultrapassar os 40 anos. E a experiência desse time de mulheres flexíveis mostra que é possível planejar, provocar mudanças, viver melhor e priorizar a qualidade de vida.
SOBRE AS COAUTORAS
Giana Benatto Ferreira – Organizadora e coautora
Giana começou a escrever aos 52 anos e desde então migrou de carreira, deixou a advocacia e assumiu a literária. Publicou seu primeiro livro aos 58 anos e em 4 anos publicou 9 livros, entre solos e coletâneas, em crônicas contos e poesia, e dois de práticas criativas – um de meditação e outro de escrita.
É uma escritora independente, começou com um blog digital, passou a escrever para um site nacional por dois anos.
Reuniu esses escritos e lançou dois livros pela Amazon . Em 2020 publicou pela Umanos Editora (Cuiabá) como organizadora do “Metamorfoses da Maturidade” e, nessa mesma editora, participou de uma antologia poética, com 3 poesias.
De lá para cá, participou de outras duas coletâneas por editoras de São Paulo, e lançou outros livros individualmente.
Seus livros falam, nos variados estilos, do cotidiano, das suas experiências e percepções.
Os manuais de meditação e escrita (que têm cursos e workshops correlatos) traduzem toda sua vontade de compartilhar atividades que pratica há muito e que agregam valor a quem também pratica. Trabalha também com mentoria para mulheres de escrita e qualidade de vida na maturidade.
Essa semana lançou mais dois livros e levou para a coletânea 3 ‘pupilas’ que sentirão o prazer de ter seu nome grafado no título de um livro.
Laura Garbaccio Vianna
Laura é uma advogada atuante que adora escrever para além dos contratos e peças processuais.
44 anos, nasceu e mora em Curitiba/PR e nos conta que suas grandes paixões são: ler, escrever e estar na companhia de quem ama.
Oficialmente, tem apenas dois textos publicados em coletâneas e escreveu o prefácio de uma obra.
Os demais textos e crônicas guarda para si ou compartilha com os mais próximos.
Ana Maria Moser
Advogada há 21 anos, Ana é proprietária do escritório Moser assessoria e Consultoria Jurídica nas Áreas Trabalhista e Civil para empresas e Assessoria em Processos de Legalização de Campanhas Promocionais.
Nos últimos seis anos se sensibilizou pela necessidade de conhecer mais sobre gestão ultrapassando as técnicas da profissão de advocacia.
Sendo assim, além de se dedicar aos estudos de matérias técnicas jurídicas, investiu em informações que ampliaram o seu conhecimento, se tornando Coaching.
Valéria Chociai
Graduada em Hotelaria, Valéria Chociai descobriu a alta gastronomia nos estágios obrigatórios que fez durante a faculdade.
A partir de então identificou-se profundamente com a área e especializou-se em Administração de Restaurantes com cursos de Administração de Serviços.
Em quase 25 anos de carreira trabalhou em diversos restaurantes, tanto no Brasil como no exterior, e passou seus últimos 15 anos de gastronomia como chef e gestora do La Pasta Gialla de Alphaville, na Grande São Paulo.
Durante esse período fortaleceu ainda mais suas duas paixões paralelas: viagens e desenvolvimento pessoal. Criou uma empresa digital com foco na elaboração de roteiros de viagem personalizados, se tornou coach, mentora e terapeuta transpessoal, além de estudiosa e escritora sobre Slow Life. Em 2017 suas paixões e o desejo de liberdade geográfica falaram mais alto e até 2019 empreendeu sua transição de carreira.
Atualmente mima copiosamente sua filha de 4 patas, Maria Mole, e seu tempo restante é dividido entre a formação em Psicanálise e a prática clínica da Psicossíntese.
De Figueira, mas nascida em Ibaiti e registrada em Curiúva, não é de se admirar que Valéria tenha rodinhas nos pés e hoje, aos 45 anos, finalmente tenha a tão almejada vida nômade como uma possibilidade.
Luciane Mildenberger
Formada em Jornalismo, Direito e Educação Física, 50anos, Luciane é natural de Pitanga-PR .
Especialista em Comunicação estratégica e gerenciamento de crise, atua na área de comunicação pública e privada há 22 anos.
Mora em Cuiabá há quase 30 anos, proprietária da empresa Lumil Comunicações. Idealizadora do @correndoamil, canal para motivar pessoas a praticarem atividades físicas.
Ama esportes, é maratonista (42k) e triatleta, apaixonada por gatos e vinhos.
Gabriela Fontes
Nascida em Cuiabá-MT, se mudou para São José dos Campos em 2017 depois que decidiu fazer o plano F (de felicidade) em prática, mudando de profissão e de estilo de vida.
Administradora com especialização em negócios internacionais e Marketing, trabalhou mais de 20 anos como consultora empresarial.
Mas, após os 40, escolheu se dedicar ao trabalho terapêutico e desenvolvimento de pessoas, reconectando-as a sua verdadeira essência. Gabriela se denomina com Faxineira Energética.
Astrid Coningham Sekkel
Estudante inacabada de direito e filosofia, colecionadora de diplomas diversos, desde o primeiro de corte e costura até o mais recente de meliponicultora.
Vive em constante aprendizado. Amante de gente de verdade, crianças, animais e plantas.
Acumuladora de cactos, suculentas xícaras e quinquilharias sem excesso. Leitora de livro de papel, ama yoga, massagens, terapias alternativas e chás. Adepta a seguir sua agenda, se descrevendo como teimosa e pontual.
Astrid é dona de uma liberdade e força interna sem limites, firme com suas responsabilidades.
Defensora do que acha correto hoje, amanhã pode mudar de opinião. Livre de palavras como inveja, corrupção e falsidade.
Aos 58 anos, esta mato-grossense nascida em Bela Vista, além de avó dedicada e amorosa, também é artista plástica e ama moda sustentável.
Carolina Miranda do Amaral e Silva
Carolina é nascida no interior de SC. Psicóloga, especialista em Sexualidade.
Se declara apaixonada pela docência e pela pesquisa. Acredita que podemos transformar o mundo em um ligar de amor e paz e tenta fazer a parte dela através da profissão que escolheu.
Aos 40 anos e amando quarentar, compartilha seus dias entre seus pacientes, Adolfo (meu pet), filmes e séries fora do eixo pop, música e livros.
Ama pôr do sol e praias desertas.
Giédre Benatto
Curitibana, moradora de Natal RN, 60 anos, é educadora e tradutora, com mestrado e pós-graduação respectivamente.
Na infância, enquanto todos tinham animais de estimação, ela saía com suas plantinhas para passear e tomar sol.
Formada em Biologia, nunca trabalhou como bióloga, mas pratica todos os dias em seus afazeres.
Inquieta, sonhadora e curiosa, Giandre se denomina PhD em recomeços. Sempre teve o hábito de escrever para dar vazão aos pensamentos e emoções.
Sua participação no livro foi escrita enquanto estava na China, isolada pela pandemia. Foi um momento maravilhoso de encontro com ela mesma.
Acredita escrever para a posteridade, e suas obras estão em qualquer pedaço de papel à mão, agendas, cadernos, guardanapos, folhas secas outras superfícies em branco.
Tereza Furman
Casada, mãe de duas filhas e quatro netos, Tereza é paranaense de Araucária, cidade da região metropolitana de Curitiba, capital onde estudou.
Advogada, adora ler, estudar, escrever, e tem no desenho sua paixão.
Encontrou em Cuiabá/MT o seu lugar, onde chegou em 1985 e foi recebida com muito carinho.
Cadeirante há 14 anos, é uma lutadora incansável pela vida. Procura mostrar para os com quem convive que optar por bons sentimentos e pensamentos, alegria e resiliência, podem resultar em uma vida plena, independentemente das limitações físicas.
Andréia Athayde Firmiano Casarotto
Aos 48 anos, natural de Paranavaí-PR, casada mãe de duas garotas. Apaixonada por viagens, e decoração.
Geriatra apaixonada pela profissão, adora escutar histórias de vida e falar sobre o curso da vida, que foram sua principal inspiração para esta obra.
ONDE ENCONTRAR O LIVRO
Resenhas da colunista Lee Oliveira
- Membrana, de Maurício Limeira - 20 de novembro de 2024
- Parte de mim vai embora - 19 de novembro de 2024
- Olhares Silenciosos - 18 de novembro de 2024
Lílian Oliveira Henriques, mais conhecida no meio lítero-cultural como Lee Oliveira, é Tecnóloga em Processos Gerenciais, artesã, poetisa e bookstagram, forma de consumo do objeto livro a partir da comunidade literária da rede social Instagram. Proprietária do Instagram @o.que.li, onde escreve resenhas de livros de autores nacionais e/ou independentes, dando luz a essas obras tão importantes para Literatura Brasileira e que, às vezes, não são valorizadas. Acadêmica da FEBACLA, onde ocupa a cadeira 242, tendo por patrona Elizabeth II, entidade pela qual foi
agraciada com as seguintes medalhas: – Medalha de Mérito Acadêmico
– Medalha Mérito Mulher Virtuosa – Medalha alusiva a 10 anos da FEBACLA – Acadêmica Internacional – Medalha Tributo a Chiquinha Gonzaga
– Destaque Cultural Febacliano 2022 – Comenda Sete Maravilhas do Mundo Moderno. É coautora das antologias ‘Um brinde de Natal’ e ‘Rimas, Versos e Bardos’.
Parabéns pela matéria Lee Oliveira. Livros assim nos ensinam muito. Parabéns as autoras por esta maravilhosa obra que eu tive o prazer de ler.