Inscrições abertas para a apresentação de trabalhos. Projetos com temas voltados à relação entre língua e tecnologias devem ser enviados até 23 de novembro
Com a conferência de abertura presencial no Auditório da instituição, evento terá mesas de debate entre 6 e 8 de dezembro pelo YouTube do Museu
O Centro de Referência do Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, realiza, entre 6 e 8 de dezembro, a segunda edição do Seminário Internacional Viagens da Língua.
Desta vez, os temas principais do evento, com mesas de debate transmitidas pelo YouTube do Museu, serão as relações entre língua e as tecnologias, que se atravessam em diversos momentos: ao ligar duas latas por um barbante, quando se desenha com um pedaço de carvão em uma pedra, nos papiros, nos diversos sistemas de escrita criados para gravar as ideias em suporte material, nas conversas de aplicativos, por exemplo.
Dessa forma, o evento propõe o entendimento mais amplo de tecnologia, para além do digital ou computacional.
Quem tiver interesse em apresentar um trabalho no evento já pode fazer inscrição gratuitamente pelo formulário deste link. Para isso, basta enviar um resumo da pesquisa, com no máximo 300 palavras, até o dia 23 de novembro – em caso de coautoria, deve ser escolhida uma pessoa como autoria principal, que é quem apresentará o trabalho. Os selecionados serão avisados por e-mail no dia 27 de novembro.
No II Seminário Viagens da Língua, os trabalhos devem contemplar um dos dois eixos temáticos do evento.
1. Língua, pesquisa e tecnologias
Se por um lado existe uma relação estreita entre linguagem, cognição e as ferramentas que os seres humanos usam há milênios, por outro as ferramentas de registro e reprodução desenvolvidas nas últimas décadas trouxeram um salto para a pesquisa sobre as línguas.
Nesse sentido, propõem-se debates que contemplem a relação entre as pesquisas feitas sobre e por meio da língua com as diferentes tecnologias já criadas, bem como ferramentas atuais de documentação e preservação de línguas e de outros acervos, explorando como a pesquisa linguística e museal se beneficia dos avanços tecnológicos.
2. Línguas, interação e tecnologias
As tecnologias podem reorganizar nossas práticas comunicativas, diminuindo ou criando barreiras à interação humana. Propõem-se, então, diálogos sobre as trocas linguísticas entre as pessoas que compõem a comunidade de falantes de português pelo mundo, tanto nos pontos em que as tecnologias nos unem, como na criação de novas comunidades de fala. Nesse contexto, também serão debatidos os impactos e as contribuições dos avanços tecnológicos no ensino e na aprendizagem.
Informações sobre como acompanhar o evento como ouvinte e sobre a inscrição para a participação nos minicursos serão anunciadas em breve. O mesmo acontecerá com a programação completa.
Datas importantes
Até 23/11: período de submissão de trabalhos
27/11: divulgação dos trabalhos selecionais
28/11: divulgação da programação completa
18/11: início das inscrições nos minicursos
6 a 8/12: realização do evento
SERVIÇO
Submissão de trabalhos para II Seminário Viagens da Língua: língua e tecnologias
Até 23 de novembro pelo link
Grátis
II Seminário Viagens da Língua: língua e tecnologias
Entre 6 e 8 de dezembro
Grátis
SOBRE O MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA
O Museu da Língua Portuguesa é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, concebido e implantado em parceria com a Fundação Roberto Marinho. O IDBrasil Cultura, Esporte e Educação é a Organização Social de Cultura responsável pela sua gestão.
PATROCÍNIOS E PARCERIAS
A Temporada 2023 conta com patrocínio da CCR, do Instituto Cultural Vale, da John Deere Brasil e do Grupo Globo; com apoio do BNY Mellon, da PwC Brasil, do Itaú Unibanco, do Grupo Ultra e com as empresas parceiras Eaton, Paramount Têxteis, Machado Meyer e Verde Asset Management. Revista Piauí, Guia da Semana, Dinamize e JCDecaux são seus parceiros de mídia. A EDP é patrocinadora máster da reconstrução do Museu.
A reconstrução e temporada são uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet.
Museu da Língua Portuguesa – Comunicação
Alan de Faria | alan.faria@idbr.org.br – 11 99894 0702
Renata Beltrão | renata.beltrao@idbr.org.br – 11 99267 5447
Assessoria de imprensa – Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo
(11) 3339-8062 / (11) 3339-8585
(11) 99370-2761 – Plantão
imprensaculturasp@sp.gov.br
Acompanhe a Cultura: Site | Facebook | Instagram | Twitter | LinkedIn | YouTube
Voltar: http://www.jornalrol.com.br
Facebook: https://facebook.com/JCulturalRol/
- Vernissage de exposição artística - 20 de novembro de 2024
- Renascimento verde - 18 de novembro de 2024
- Mário Mattos, 100 anos de puro talento - 11 de novembro de 2024
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta, revisor de livros e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente o título de Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024