Semana de Museus aumentou, em 2014, em 103% o número de visitantes entre 12 e18 de maio em comparação a 2013
Na foto, detalhe do Museu Histórico Nacional. (Foto de Gustavo Serrate) |
15.1.2015 – 17:04
Museus e outras entidades culturais interessadas em participar da 13ª Semana de Museus têm até o 22 de fevereiro para se inscrever no site do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), autarquia federal vinculada ao Ministério da Cultura (MinC).
A edição deste ano tem como tema “Museu para uma sociedade sustentável” e será realizada entre os dias 18 e 24 de maio.
A ideia é chamar a comunidade para refletir, discutir e trocar experiências sobre o tema sugerido pelo ICOM (Conselho Internacional de Museus) por meio de seminários, exposições, oficinas, espetáculos, mesas-redondas, visitas guiadas, exibições de filmes, entre outras atividades.
A realização das ações será de responsabilidade da própria instituição assim como a viabilização do desenvolvimento delas. Já ao Ibram caberá a divulgação, produção e distribuição da programação nacional.
De acordo com a Coordenação de Estudos Socioeconômicos do Ibram, que realiza, desde 2012, pesquisa para avaliar o impacto da semana nas instituições participantes, foram observados benefícios que englobam desde o aumento expressivo de visitação até geração de empregos. Em 2014, por exemplo, foi registrado o crescimento de 103% no número de visitantes no período de 12 a 18 de maio em relação ao ano anterior.
Últimos posts por Helio Rubens (exibir todos)
- Como o jornalista Helio Rubens vê as coisas - 9 de janeiro de 2024
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 27 de dezembro de 2023
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 22 de dezembro de 2023
É fundador e um dos editores do Jornal Cultural ROL e do Internet Jornal. Foi presidente do IHGGI – Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga por três anos. fundou o MIS – Museu da Imagem e do Som de Itapetininga, do qual é seu secretário até hoje, do INICS – Instituto Nossa Itapetininga Cidade Sustentável e do Instituto Julio Prestes. Atualmente é conselheiro da AIL – Academia Itapetiningana de Letras.