‘Sorocabanas’ foi publicado em 2023 e contém uma análise histórica sobre as mulheres em Sorocaba

Como contrapartida do Prêmio Anual Sorocaba de Literatura 2024, o escritor e historiador Carlos Carvalho Cavalheiro realizará no dia 9 de fevereiro, domingo, um passeio cultural pelos lugares de memória das mulheres de Sorocaba. Carlos foi contemplado com o prêmio pelo livro ‘Sorocabanas – a mulher na História de Sorocaba’.
O passeio terá início às 9 horas da manhã com local de concentração na rua Dra. Ursulina Lopes Torres, no Jardim Vergueiro, em frente à Faculdade de Direito. De lá, os participantes seguirão o percurso para a Rua Cesário Motta, Rua Sarutaiá, Praça Frei Baraúna, Rua Santa Clara e terminarão o passeio na praça Castro Alves, em frente à Rodoviária.
Durante o passeio serão evidenciadas as memórias e os ‘esquecimentos’ da mulher na História de Sorocaba, bem como sobre o processo de pesquisa e criação do texto para o livro.
‘Sorocabanas’ foi publicado em 2023 e contém uma análise histórica sobre as mulheres em Sorocaba. Com prefácio da historiadora Claudia Leonor Guedes de Azevedo Oliveira, o livro teve boa repercussão, recebendo, ainda, elogios da também historiadora Mary Del Priore.
O evento é gratuito, mas as vagas são limitadas a trinta participantes. As inscrições poderão ser feitas pelo e-mail: premioliteratura@sorocaba.sp.gov.br
- 9ª FLAUS – Feira do Livro e Autores Sorocabanos - 8 de dezembro de 2025
- No Quadro do Jornal ROL, Eduardo Martínez! - 8 de dezembro de 2025
- Pajé Pitotó - 8 de dezembro de 2025
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola – NALA, e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre vários titulos: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, Pesquisador em Artes e Literatura; Pela Academia de Letras de São Pedro da Aldeia, o Título Imortal Monumento Cultural e Título Honra Acadêmica, pela categoria Cultura Nacional e Belas Artes; Prêmio Cidadão de Ouro 2024, concedido por Laude Kämpos. Pelo Movimento Cultivista Brasileiro, o Prêmio Incentivador da Arte e da Cultura,

