Afrânio Franco de Oliveira Mello – MEDICINA FISICA
TERAPIA INOVADORA EM DOENCAS MUSCOLO ESQUELETICAS.
Diferem-se das ondas sonoras porque na região em frente a onda, onde há a compressão, ocorre violenta modificação no stress, na densidade e na temperatura do meio. Por esta razão a onda de choque se propaga de maneira diferente da onda acústica habitual.
As ondas de choque se propagam de maneira mais rápida que as ondas sonoras, porque parte da energia daquelas é gasta para aquecer o meio em que viajam. Sua amplitude (como, por exemplo, a criada no ar por uma explosão) diminui praticamente ao inverso do quadrado da distância que percorre, até tornar-se tão fraca que obedece às leis das ondas acústicas.
Desta forma, as ondas de choque alteram as propriedades mecânicas, elétricas e térmicas dos sólidos, vez que têm elevação da pressão até grandes picos em um curto período de tempo.
Esta intensa variação de pressão ger, fortes ondas de compressão e de tensão, que podem viajar através de qualquer meio elástico (ar, água, sólido).No momento em que uma onda de choque atinge um meio causa a concentração e expansão neste, com isto modificando a densidade local.Com relação à propagação de uma onda de choque, pode ser esta descrita como a alternância entre a compressão e o relaxamento de um meio, na direção da propagação.
Quando aplicada à terapia extracorpórea por ondas de choque, define-se esta como sendo um pulso sônico.
E’ um tratamento de alta tecnologia, com indicações precisas.
A técnica é um grande passo no tratamento das doenças que comprometem nervos, músculos, tendões e também ossos, porque acelera a recuperação, evita o uso de anti-inflamatórios e alta taxa de sucesso em três sessões
A terapia é indicada quando as sessões de fisioterapia e as medicações não resolvem o problema, quando a cirurgia não for possível ou quando esgotarem opções de tratamento para o caso.
Cita-se alguns exemplos, como as dores na planta do pé [esporão], no cotovelo [epicondilite], no ombro e tornozelo, que limitam muito a atividade diária do paciente.
O princípio usado é o efeito da onda de pressão nos sistemas biológicos.
O aparelho trabalha com pequenos choques de pressão no local da dor, melhora a circulação local, estimula a formação de novos vasos sanguíneos e modifica o ambiente inflamatório que causa a dor.
As contra-indicações para o tratamento por Ondas de Choque são a gestação, as doenças infecciosas ou oncológicas locais, a convulsão, o uso de anticoagulantes ou de marcapasso. Crianças e adolescentes não podem se submeter ao tratamento por estarem em fase de crescimento.
Para avaliar a indicação para o tratamento, o paciente deve agendar uma consulta com a equipe de médicos fisiatras do Serviço de Medicina Física e Reabilitação.
O aparelho e/ou tratamento tem indicaçao em patologias do sitema urinario(pedras nos rins)
e disfunçao eretil.
em odontologia para tratamento de disfunçao tempuro mandibulares e dor ourofacial.
em dermatologia para tratamento de feridas dificieis de ser curadas
em neurologia pode tratar a distrofia simpatico refelexa (DSR)
O bom resultado DE UM TRATAMENTO depende da capacidade de ter um conhecimento vasto e avançado cientificamente. PRECISA relacionar a dor, com a postura desajustada, os tecidos lesionados (como tendões, articulações e músculos) com os hábitos diários do paciente em questão…
enfim
o tratamento de terapia atravez Ondas de choque è um forte instrumento para a cura e o desaparecimento da dor.
- Como o jornalista Helio Rubens vê as coisas - 9 de janeiro de 2024
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 27 de dezembro de 2023
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 22 de dezembro de 2023
É fundador e um dos editores do Jornal Cultural ROL e do Internet Jornal. Foi presidente do IHGGI – Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga por três anos. fundou o MIS – Museu da Imagem e do Som de Itapetininga, do qual é seu secretário até hoje, do INICS – Instituto Nossa Itapetininga Cidade Sustentável e do Instituto Julio Prestes. Atualmente é conselheiro da AIL – Academia Itapetiningana de Letras.