1ª Mostra Companheiros de Cinema exibe produções de Sorocaba e região

No próximo dia 21 de setembro, às 19h, o Espaço Cultural Du Artes recebe a 1ª Mostra Companheiros de Cinema, uma iniciativa do grupo Os Companheiros em parceria com Ana Maria Duarte, do Espaço Cultural Du Artes junto com a associação Kairós.
A mostra reúne sete curtas-metragens selecionados entre 18 obras inscritas, compondo uma programação diversa, com diferentes olhares, temas e linguagens, refletindo a potência criativa da produção audiovisual da cidade e região.

Entre os filmes escolhidos estão:
Telas de Concreto – direção de William de Oliveira Lima
Burnout – direção de Emysher
Nu Escuru – direção de Guilherme Telli
Matador – direção de Cleiner Micceno
Robofoot– direção de André Fidalgo
Hudi Fedegoso Rocha– direção de Guilherme Telli
40 dias no deserto– direção de Mauro Baptistella


O curta ‘Para Não Morrer de Solidão’, dirigido por Maria Helena Barbosa e produzido pelo Grupo Os Companheiros, será o filme anfitrião da mostra. Reconhecido por sua sólida trajetória no teatro, o grupo celebra, com esta obra, um marco especial: há um ano vem se consolidando também como espaço de experimentação, criação e difusão do cinema independente em Sorocaba.
“A mostra nasce com o desejo de fortalecer laços, aproximar o público do cinema feito aqui e dar visibilidade para talentos locais. É um convite para olharmos com mais carinho para a nossa cena audiovisual”, afirma Celso Stefano, ator do grupo Os Companheiros.

Após as exibições, haverá um bate-papo com o filmmaker Alexandre Valentim e o cinéfilo Rodrigo Miranda, que compartilharão suas percepções sobre o cenário audiovisual local e ajudarão a estimular o diálogo coletivo, aprofundando a experiência da mostra.
O evento é gratuito e sujeito à lotação do espaço (45 lugares). A organização recomenda chegar com antecedência para garantir lugar.
SERVIÇO
📍 1ª Mostra Companheiros de Cinema
📅 21 de setembro de 2025
🕖 19h
📌 Espaço Cultural Du Artes – Rua Antônio São Leandro, 76. Jardim Maria Eugênia. (Sorocaba/SP).
💲 Gratuito
Classificação: 14 anos
- De Tupã (SP) para o Jornal ROL, Márcio José Zacarias! - 10 de dezembro de 2025
- Beleza interior - 10 de dezembro de 2025
- Movimento Cultivista Café com Poemas Sorocaba - 9 de dezembro de 2025
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola – NALA, e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre vários titulos: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, Pesquisador em Artes e Literatura; Pela Academia de Letras de São Pedro da Aldeia, o Título Imortal Monumento Cultural e Título Honra Acadêmica, pela categoria Cultura Nacional e Belas Artes; Prêmio Cidadão de Ouro 2024, concedido por Laude Kämpos. Pelo Movimento Cultivista Brasileiro, o Prêmio Incentivador da Arte e da Cultura,

