‘LIXO EXTRAORDINÁRIO’, ‘DOMÉSTICA’ E ‘CINEMA NOVO’ NESTA SEMANA NA MOSTRA ‘MELHORES DOCUMENTÁRIOS DA CRÍTICA’
Horário: Segunda, dia 09 de outubro, às 19h
Classificação: Livre
Sinopse: O filme sobre a trajetória do lixo dispensado no Jardim Gramacho foi indicado ao Oscar na categoria melhor documentário em 2011, consagrou-se com troféus, elogios da crítica e boa recepção por parte do público em festivais como Sundance, Berlim, Dallas, Rio, São Paulo e Paulínia, dentre outros.
Classificação: 10 anos
Direção: Gabriel Mascaro
Sinopse: Laureado com o Prêmio Especial do Júri no Panorama Coisa de Cinema em 2012, o filme propicia a sete adolescentes a possibilidade de atuarem como ‘codocumentaristas’ ao acompanharem seus empregados domésticos por uma semana. Eles acabam revelando não apenas suas rotinas, como histórias de vida, desejos e frustrações.
Horário: Quarta, dia 10, às 19h
Classificação: 12 anos
Direção: Eryk Rocha
Sinopse: Coproduzida pelo Canal Brasil, a película de Eryk Rocha foi recentemente premiada com uma das principais láureas do mundo cinematográfico, o Olho de Ouro na edição de 2016 do Festival de Cannes.
- Movimento Cultivista Café com Poemas Sorocaba - 4 de fevereiro de 2026
- Angolano vence concurso internacional de literatura - 3 de fevereiro de 2026
- Pequeña historia de META - 2 de fevereiro de 2026
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola – NALA, e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre vários titulos: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, Pesquisador em Artes e Literatura; Pela Academia de Letras de São Pedro da Aldeia, o Título Imortal Monumento Cultural e Título Honra Acadêmica, pela categoria Cultura Nacional e Belas Artes; Prêmio Cidadão de Ouro 2024, concedido por Laude Kämpos. Pelo Movimento Cultivista Brasileiro, o Prêmio Incentivador da Arte e da Cultura,




